Buscar

A democracia como regime de governo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A democracia como regime de governo
a) A alteração da idade mínima para exercício do voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de “P”? Resposta: Sim, a alteração do voto universal com idade mínima de 21 para 18 anos para eleger seus representantes, pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia, pois garante uma participação efetiva igualdade de voto, entendimento esclarecido, controle do programa de planejamento e a inclusão do maior número de participantes são hoje considerados verdadeiros critérios de verificação da adoção de regime democrático pelos diversos Estados nacionais. 
 b) A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo de democracia, a dos antigos ou a dos modernos? Justifique. Resposta: Sim, pois os regimes democráticos buscam entre muitas outras vantagens, impedir o governo de autocratas cruéis e perversos, garantindo aos cidadãos uma série de direitos fundamentais garantidos através do ordenamento jurídico que os sistemas não democráticos recusam proporcionar. Seguem a denominada “democracia dos modernos” que se fundamenta em sistema de controle e limitação, com base na transmissão representativa do poder do povo a seus representantes, que passam a exercer mandatos políticos, representando a vontade da cidadania. 
c) A manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta. Resposta: A manifestação nas ruas e a manifestação nas urnas, mediante ao voto são duas formas distintas participar ativamente da vida política do país, as duas são, portanto, reconhecidas como exercício democrático de manifestação.

Outros materiais