Buscar

Manejo reprodutivo e potros SLIDE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS – BOM JESUS
BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 
EQUIDEOCULTURA VETERINÁRIA 
PROFESSOR: LEONARDO FARIAS ATTA 
Manejo reprodutivo e potros 
Manejo nutricional e alimentos
Instalações equestres 
Vaquejada
INTEGRANTES
 ORLEANS SOUSA 
 PAULA OLIVEIRA 
 RAYARA ALMEIDA
MANEJO REPRODUTIVOS E POTROS
MANEJO REPRODUTIVO E POTROS
A espécie equina apresenta algumas peculiaridades em relação às demais espécies domésticas, apresentando. baixo índice de fertilidade
ANATOMIA E FISIOLOGIA 
 O sistema genital da égua é composto por 2 ovários, 2 ovidutos (composto por fímbrias, infundíbulo, ampola e istmo), 2 cornos uterinos, corpo do útero, cérvix, vagina e vulva. 
ANATOMIA E FISIOLOGIA
 O sistema genital do garanhão é composto pelos testículos, epidídimo, canal deferente, uretra (pélvica e peniana), pênis e prepúcio. 
MANEJO REPRODUTIVO 
 O garanhão ideal seria aquele com 3 anos ou mais, com bom temperamento, saudável, com aparelho reprodutor funcional, apresentando sêmen de qualidade (análise quantitativa e qualitativa), boa genética e morfologia e com bom desempenho competitivo. 
MANEJO REPRODUTIVO
 A égua ideal entraria na reprodução a partir dos 3 aos 5 anos, tendo de preferência 18 anos no máximo, saudável, aparelho reprodutor funcional e boa conformação de vulva, boa habilidade materna, boa genética e morfologia e bom desempenho competitivo. 
MANEJO REPRODUTIVO
 A estação de monta nos equinos vai de setembro a fevereiro na maioria das raças, que é exatamente onde ocorre a maior parte dos cios férteis.
CICLO ESTRAL
Nas éguas dura de 20 a 23 dias, com média de 21 dias. As fases são :
 Proestro (preparação para o estro)
 Estro (5-8 dias – influência do estrógeno) 
 Metaestro (fase de transição)
 Diestro (15-17 dias – influência da progesterona). 
 Fora da estação de monta, a maioria das éguas entra em anestro, com exceção daquelas em áreas tropicais com luminosidade e calor durante todo o ano. As éguas ovulam 24-48 horas antes do final do cio (pico de LH). 
CIO DO POTRO
Cio que ocorre de 5 a 9 dias após o parto, possui função de “limpar” o útero, involução do mesmo, preparando-o assim para uma nova gestação dali a 21 dias. 
OS SINAIS DO CIO SÃO:
 Inquietação, indócil
 Temperamental
 Relincha
 Orelhas eretas,
 Olhos brilhantes
 Eleva a cauda, deslocando para o lado, micção frequente, vulva edemaciada e hiperêmica, contração e abertura da vulva, mais evidente cio. 
LOCAL DA COBERTURA
 O local para cobertura deve ser gramado, pois se houver areia ou terra, essas partículas podem se aderir ao pênis e acabar lesionando ou contaminando o trato genital da égua
EXISTEM TRÊS SISTEMAS DE MONTA NA EQUIDEOCULTURA
 Na monta à campo um grupo de éguas são soltas com um garanhão durante toda a estação de monta. Cada garanhão pode cobrir de 15 a 25 éguas. 
 As vantagens: 
São a alta das taxas de fecundação – 80% a 100%, pouca mão-de-obra, bem estar animal 
MONTA CONTROLADA
 Na monta controlada em piquete , a égua com sinais claros de cio e garanhão são colocados juntos em um piquete pequeno, sob observação (após rufiação à distância). Nesse sistema, um garanhão pode fazer de 1 a 2 coberturas por dia, com descanso de um dia na semana.
MONTA DIRIGIDA
 Na monta dirigida, a égua é preparada para a monta: limpeza da vulva com papel toalha, a cauda é enfaixada, imobilização com peia, uso de cabresto e cachimbo, se necessário.
BIOTECNOLOGIA DE REPRODUÇÃO 
 Inseminação artificial (IA):
É realizada a colheita do sêmen do garanhão com uso de vagina artificial, 
 Transferência de Embrião (TE): 
Os óvulos são fecundados dentro do trato genital.
 Fertilização “in vitro” (FIV): 
Óvulo e espermatozóide são maturados e ocorre fecundação em laboratório da égua doadora. 
 Tranferência de oócito (TO):
É utilizado para éguas que não possuem condições de fecundação do oócito no próprio trato reprodutivo.
 CONTROLE REPRODUTIVO 
 O controle reprodutivo é realizado de forma individual, com o uso de tabelas onde se anota todos os acontecimentos da vida reprodutiva do animal. 
MANEJO DE POTROS
 Os primeiros anos de vida dos equinos necessitam de cuidados especiais, já que determinarão a saúde e desempenho futuro do animal. 
 O manejo com potro é um dos itens mais importantes desta fase.
MANEJO DE POTROS
 O animal não pode ser submetido a fortes estresses e confinamentos por longos períodos, sob riscos de mudança no metabolismo, atraso do crescimento e mudanças de comportamento.
MANEJO DE POTROS
 Chicotadas, pancadas, gritos, barulhos, tudo isso pode causar no animal uma descarga de adrenalina perniciosa, podendo inclusive resultar em úlceras cólicas, uma das doenças que mais comprometem a saúde dos equinos.
MANEJO DE POTROS
 Criadores de equinos muitas vezes precisam lidar com situações não previstas e que requer cuidados especiais, como por exemplo, a morte das éguas em decorrência do parto, ou a rejeição dos potros pelas mesmas
MANEJO DE POTROS
 Por isso, é sempre importante que no estabelecimento tenha um banco de colostro para estas eventualidades. O material, no entanto, deve estar sob as condições de qualidade para ser bem aproveitado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais