Buscar

Módulo 2 Atividades Complementares

Prévia do material em texto

Educação, Sociedade e Cultura nas Comunidades Tribais: A Educação Informal.
Educação, sociedade e cultura existem desde o surgimento do homo sapiens, cujo aparecimento é datado nos livros e compêndios de antropologia e biologia em torno de 35.000 a.C., mas, vamos nos ater ao período denominado por pré-história. A pré-história normalmente é identificada como sendo um período histórico anterior ao aparecimento da escrita, ou ainda, anterior ao aparecimento das civilizações, ou seja, anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita.
Mas, não podemos confundir “cultura” com “civilização”. CULTURA é algo pertencente a toda humanidade, está presente entre todos os grupos humanos sejam eles considerados primitivos ou civilizados. A capacidade de fazer “cultura” é exclusiva dos seres humanos e é esta característica que nos diferencia dos demais animais. Aprendemos com o antropólogo Edward Taylor que cultura é este todo intrincado que comporta arte, a religião, moral, valores, costumes, crenças, linguagem, ciência, instituições (Estado, escola, família), etc.. É a cultura que nos fornece a rede de significados com a qual damos sentido ao mundo que nos cerca. Neste sentido percebemos que todo grupo humano, por ser humano, obrigatoriamente tem cultura. Mas, o que podemos entender por CIVILIZAÇÃO? De uma maneira geral devemos entender CIVILIZAÇÃO como sendo um determinado estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra determinado povo ou sociedade. Este desenvolvimento é normalmente representado pelo grau alcançado pela tecnologia, economia, arte, ciência. É comum, por exemplo, se referir a um povo como sendo “uma civilização” se o mesmo já alcançou o desenvolvimento da escrita. Assim, o desenvolvimento da escrita, a construção de cidades, o desenvolvimento de artefatos, o desenvolvimento da arte e da ciência, etc. caracterizam o surgimento de uma civilização.
Podemos dividir a Pré-história em dois períodos principais: Idade da Pedra Lascada (Paleolítico), momento este em que os homens são nômades e caçadores, e Idade da Pedra Polida (Neolítico), momento este em que o homem já domina as técnicas agrícolas e é sedentário. Estas duas formas de ganhar a vida, pela caça ou pela agricultura, vão modelar sistemas sociais diferentes que por sua vez vão precisar de modelos diferentes de educação. A educação nestes dois períodos é uma educação para a vida, para a sobrevivência. É uma educação informal, difusa, natural, espontânea.
Mas, o que é Educação Informal? A educação informal é o processo pelo qual o individuo aprende a ser membro de determinada sociedade internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral etc.. Também pode ser designada de Socialização ou Endoculturação. Através da educação informal acontece o aprendizado dos sistemas de valores, dos modos de vida, das representações, dos papéis sociais e dos modelos de comportamento, enfim da cultura de uma determinada sociedade. A educação informal nunca se completa no sentido de ter um final, pois estamos sempre aprendendo. A educação informal, portanto, acontece diariamente e sem planejamento específico. Não é um processo direcionado nem conduzido de tal forma que todos os momentos da vida podem apresentar situações de aprendizagem. Desta forma, fica claro que a educação informal é bem diferente da educação formal que, ao contrário, é planejada, envolve uma organização formal, é um processo direcionado e conduzido com a função de prover e monitorar a aprendizagem concentrando-se em conhecimentos e habilidades específicas com começo, meio e fim. A educação informal existe em todos os tempos e lugares e é extremamente importante não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a manutenção e preservação das mesmas. Acontece preferencialmente no seio da família, que é considerada a instituição mais importante neste tipo de aprendizagem, mas prossegue com os vizinhos, com amigos, grupos de trabalho. Durante a Pré-história a educação aconteceu através da educação informal.
 
A educação de uma sociedade em uma determinada época busca suprir as necessidades e exigências vividas. Durante o Paleolítico o homem é um caçador nômade que não conhece a guerra e vive coletando frutos, folhas e raízes que a natureza lhe oferece de uma forma bem livre. Não há necessidade de disciplina rígida para este tipo de aprendizado, portanto a educação acontece basicamente em nível de socialização e/ou socialização primária, é essencialmente uma educação informal, espontânea, sem contornos rígidos, cuja finalidade é preparar o indivíduo para a sobrevivência básica. No Neolítico o homem já domina as técnicas de agricultura e domesticação de animais. Este domínio permite organizar a vida de forma fundamentalmente diferente do que era até então. Isto nos sugere que a educação passa por profundas mudanças. Deixar de ser nômade, fixar residência, bem como o domínio das técnicas agrícolas e do manejo dos animais vão imprimir outro ritmo e outras necessidades a vida social. Torna-se imperioso o aprendizado em relação á construção de residências mais sólidas, uma vez que serão fixas, além de todo o aprendizado necessário á agricultura e pastoreio tais como o conhecimento dos fenômenos meteorológicos, do cultivo e germinação das plantas, do cuidado com os animais. Estes são conhecimentos que deverão ser rigorosamente transmitidos ás novas gerações.
Do que foi exposto até agora podemos perceber que cada época possui um tipo de educação, cujo objetivo é atender as necessidades de cada período da história. A educação vai se modificando de acordo com a organização social, de acordo com as novas exigências da vida em sociedade, de acordo com as novas conjunturas históricas. Enquanto a natureza provê o homem de seu próprio sustento; enquanto não há distinção de classes, nem comércio e nem escrita a educação permanece no nível da socialização primária, é uma educação universal e integral. Adultos e crianças aprendem com a vida e para a vida e este aprendizado é transmitido para as futuras gerações de forma difusa, informal, através da co-participação e da imitação.
De forma geral podemos afirmar que durante a longa pré-história todo processo educacional foi calcado na educação informal, na socialização primária. Mesmo com as diferenças surgidas no Neolítico, a educação informal é a fundamental, até porque as diferenças só vão se acentuar no final deste período provocando novas mudanças. O certo é que não há a figura do professor ou de alguém que pudesse exercer função parecida. A educação é exercida por todos os componentes do clã, seja este clã nômade ou agricultor. Normalmente a responsabilidade maior recai sob os anciões, que são os mais experientes e sábios, mas todos participam. A educação se faz pela transmissão oral de tudo que é considerado importante para a preservação do grupo.
 
Vamos resolver junto o exercício proposto abaixo
Leia e responda a questão proposta:
“Histórias reais de “crianças selvagens” que de alguma forma se perderam se suas famílias (guerras, por exemplo, ou abandono proposital) e que não tiveram contato com uma ordem social e humana e, apesar disto, sobreviveram porque foram “adotadas” e cresceram entre lobos, ursos e macacos aparecem de tempos em tempos. As indianas Amala e Kamala possuem uma das histórias mais bem documentadas envolvendo "crianças lobo". As duas meninas, completamente selvagens, foram resgatadas por uma expedição que massacrou os lobos com quem elas viviam, perto de um vilarejo no norte da Índia. O comportamento das duas crianças causou espanto, pois quando foram encontradas, as meninas não sabiam andar sobre os pés, mas se moviam rapidamente de quatro. Não falavam, e seus rostos eram inexpressivos. Queriam apenas comer carne crua, tinham hábitos noturnos, repeliam o contato dos seres humanos e preferiam a companhia de cachorros e lobos. Amala morreu logo depois de resgatada. Kamala sobreviveu por nove anos. A evolução de Kamala, registrada pelo casalde missionários que cuidava dela em um orfanato, foi significativa, porém limitada. Ela conseguiu aprender a caminhar só com as pernas e mudar seus hábitos alimentares, aprendeu muitas palavras e sabia usá-las, embora nunca tenha chegado a falar com fluência. Apesar dos progressos de Kamala, a família do missionário anglicano que cuidou dela, bem como outras pessoas que a conheceram intimamente, nunca sentiu que fosse verdadeiramente humana”
Questão proposta: Supondo que a história seja verdadeira, formule uma explicação para as atitudes das meninas encontradas a partir do entendimento de educação informal. O que faltou a estas meninas para que desenvolvessem a sua humanidade?
 
RESPOSTA:
Se a educação informal é um processo contínuo de aquisição das regras, costumes, hábitos, crenças, moral, enfim de conhecimentos e habilidades pertinentes a uma sociedade, então é fácil perceber que o que estas crianças aprenderam de “educação informal” não foi com seres humanos, mas, sim com os animais que as “adotaram” no caso os lobos. Faltou a estas meninas a educação informal proveniente do contato com outros seres humanos (pais, amigos, irmãos, etc.) Neste sentido fica claro a importância da educação, pois, é através dela que aprendemos inclusive a sermos “seres humanos”. É por esta razão que se afirma que os seres humanos não nascem prontos, mas precisam construir sua humanidade através do contato com outros seres humanos, através da educação. No caso relatado as meninas foram privadas deste contato e desta educação o que comprometeu significativamente a construção da humanidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes