Buscar

ihcpt1_revisado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MÉTODOS ETNOGRÁFICOS 
EM DESIGN DE INTERFACES
1
Alunos:
José Lercio
Wellington Teles
Claudia Beatriz
INTRODUÇÃO
Os sistemas computacionais são ferramentas imprescindíveis na vida das pessoas pois Auxiliam na execução de tarefas dos mais diversos tipos. Porem, para que o usuário possa explorar o máximo do sistema é necessário um bom design que seja compatível com a 
capacidade e necessidades humanas. 
A IHC surgiu da combinação de pressupostos da Engenharia de software psicologia cognitiva e da ergonomia. Uma boa interface é aquela que apresenta uma boa comunicabilidade e usabilidade para o usuário, para tanto é necessário usar uma metodologia para investigar como as pessoas usam a tecnologia para a sua vida e trabalho.
O que é etnografia?
Segundo a Antropologia, a Etnografia é o estudo da cultura de uma comunidade ou de algum dos seus aspectos fundamentais, por meio da observação direta ou indireta, ou seja, compreender os aspectos de outra cultura vivenciando-a.
As abordagens etnográficas exploram o que não é notado e não é examinado pelos participantes.
Ele é mais recomendado para a fase de projeto ou para embasar uma revisão estratégica, mas pode ser feito a qualquer momento. 
Etnografia x INHC
O estudo etnográfico é um meio poderoso de identificar as necessidades do usuário e enxergar o sistema pelo olhar do usuário, por meio de observações e coleta de dados. As observações podem ser de caráter Direto e Indireto.
Direto: investigação contextual, é um método ligeiramente mais específico, focado no modo de dirigir perguntas ao usuário(entrevistas baseado em cenários e tarefas);
observação participante: focada em realizar as atividades cotidianas de trabalho, lado a lado com o usuário.
Indireto= estudo observacional, significa olhar o usuário em seu contexto de trabalho, sem dirigir-lhe quaisquer perguntas(vídeo, fotografia, escuta);
Características da etnografia
Exemplo aplicado
PHOTOTRAILS
Exemplo aplicado
São Francisco
Tóquio
Métodos etnográficos,
Como podem auxiliar no 
design de interfaces?
1. Entender regras
2. Observar a realidade
3. Identificar dificuldades
APLICAÇÕES
Software ajuda pessoas com deficiência
 visual a identificar produtos
Software ajuda pessoas com deficiência visual a ter acesso a textos impressos;
O programa é instalado em um aparelho e faz a conversão do texto em áudio. Para isso, basta o usuário posicionar o telefone em frente ao papel desejado a uma distância de aproximadamente 30 centímetros e tirar uma foto;
Gadgets em prol dos deficientes visuais
Algumas empresas se preocuparam em simplificar o manuseio dos seus produtos em prol dos deficientes visuais. A Toshiba lançou há pouco tempo o celular Tactility. O design do teclado foi projetado em alto relevo, com algarismos na linguagem Braille, e permite que o usuário amarre um cordão para usar o celular em volta do pescoço.
Tira e põe - Nódesign
Conclusão
Com a utilização de métodos etnográficos aplicados a design de interação é possível se obter um entendimento sobre um determinado contexto organizacional, ambiente de trabalho, subcultura ou grupo de pessoas, com isso é possível sistemas adequados aos aspectos importantes e necessidades do usuário.
Referência bibliográfica
BUERES, Eduardo. Programa de leitura para celular facilita vida de deficientes visuais - o Scanner Leitor Portátil (SLEP). Disponível em:
<http://militanciaviva.blogspot.com.br/2013/04/programa-de-leitura-para-celular_22.html> Acesso em:15/03/14;
FERRAZ, Daniel e Pelegrinelli, Denise. Etnografia Virtual: uma tendência para pesquisa em ambientes virtuais. USP, São Paulo, p.35-45, 1999.
FERREIRA, O.; BACELAR, S.; SILVA, D. Investigação Etnográfica sobre Acesso Digital: Identificação das Barreiras encontradas 
por Pessoas com Paralisia Cerebral. UFRJ, Rio de Janeiro, p.2-15, 2009.
ANDRESSA, V. Tactility, um celular conceitual para deficientes visuais. Disponível em:
<http://www.criadesignblog.com/post/1087/tactility-um-celular-conceitual-para-deficientes-visuais> Acesso em:15/03/14;
http://phototrails.net/instagram-cities/
Etnografia aplicada ao design por Fernando Galdino Pedron
Pessoa, Marcos Felipe Paes. Etnografia e estudo de caso. Universidade federal do Amazonas. Manaus, 2011

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais