Buscar

Trabalho AP II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Considerando, hipoteticamente, que um determinado mercado, que cede vagas de estacionamento para seus clientes, registrou uma grande quantidade de veículos furtados ou roubados e que, após diversas ações judiciais contra o estabelecimento, este foi condenado a indenizar os seus clientes vitimados e, ainda, considerando que esse mercado constitui uma sociedade em nome coletivo, como essa indenização se daria, caso o patrimônio da empresa não fosse suficiente?
Quando o patrimônio da empresa não for suficiente para cobrir suas obrigações, os sócios deverão pagar a indenização com seus bens individuais, pois como se trata de uma sociedade em nome coletivo, os sócios tem responsabilidade solidária e ilimitada, onde quando o patrimônio não for o suficiente para cobrir suas obrigações, os sócios utilizam os seus bens para os débitos que faltam contraídos em nome da sociedade.
Você consegue identificar qual a limitação das diversas formas de sociedades empresarias, em questões similares, de reparar danos, e qual o limite dos sócios de arcar com a indenização, se esta atinge seu capital integralizado ou poderá atingir seu patrimônio, além da empresa?
Conforme as leis do direito do consumidor, o estabelecimento deve ressarcir os prejuízos dos seus clientes, independente do tipo de sociedade que a empresa está classificada. 
Dentre os cinco tipos de sociedades empresariais, cada um deles assume uma regra de responsabilidade que será de acordo com o tipo escolhido.
	Sociedade em nome coletivo:Nesse tipo de sociedade, todos os sócios respondem de forma solidária e ilimitada pelas obrigações adquiridas pela empresa e em caso de falta de capital, os patrimônios individuais dos sócios entram para sanar as obrigações. 
	Sociedade em comandita simples:Nesse tipo de sociedade, existem dois tipos de sócios, onde cada tem sua responsabilidade, sendo eles: Comanditados, que respondem ilimitadamente e isoladamente pelas obrigações da empresa e caso haja reparação de danos, seus patrimônios são afetados e Comanditários, que respondem apenas pelo valor de suas cotas na sociedade.
	Sociedade em comandita por ações:Este tipo de sociedade é formado por capitais, onde os mesmos são divididos por ações onde quem obtê-la pode garantir o cardo de Diretoria ou Gerencia. Nessa Sociedade também existem dois tipos de sócias, onde comanditados assumem obrigações sociais e utilizam seus patrimônios para quitações dos mesmos e os comanditários que não podem ser obrigados a pagar as dividas sociais.
	Sociedade Limitada:Esse tipo de sociedade é formado por capital dividido em cotas, onde cada sócio é responsável por sua cota e se o capital estiver totalmente pago não haverá obrigadção com as dividas assumidas, pois a indenização atinge o capital da empresa.
	Sociedade Anônima:Nesse tipo de sociedade, o capital é dividido em ações onde cada sócio é responsável até o limite das ações, ou seja, não há solidariedade. Quando houver obrigações, o capital da empres que é atingido.
No caso específico da sociedade em nome coletivo, até onde vai à responsabilidade dos sócios em uma indenização?
Todos os sócios devem se responsabilizar com dividas a terceiros, onde se a indenização for inferior ao valor do capital da sociedade, os sócios utilizam o mesmo para o pagamento da divida, já se o valor for superior ao valor do capital, os sócios passam a utilizar seus bens individuais para a quitação do mesma de forma conjunta.

Outros materiais