Buscar

Cópia de DISCURSIVAS DINAMICA DAS RELACOES INTERPESSOAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1 – O estudo de grupos é alvo constante de acadêmicos e também nas organizações. Pessoas felizes produzem mais grupos de interesse e amizade compõem os subgrupos informais e tem forte importância na organização pois grupos informais são formados conceitos e opiniões que impactam o dia a dia de uma organização. Quais são as principais características destes grupos?
Caracterizados por não terem oficialmente nenhum tipo de chefia, possuem líderes, e sua formação acontece por vontade própria de seus membros. Os subgrupos informais nascem a partir dos grupos formais.
2 – Um dos grandes desafios corporativos é a administração de conflitos interpessoais. A mediação de conflito, independente do ambiente em que se desenvolve é pautada por atitudes de respeito mútuo. Apesar de o conflito ser algo que representa divergência, pode ser algo muito mais salutar para as relações interpessoais. Um bom começo para tratar o conflito é tratar cada caso de forma única. Cite e explique três estilos de administração de conflitos.
• estilo evitar: tenta fazer com que o conflito não se instale; 
• estilo calmo: existe a consciência do conflito, porém ele está tão controlado que não necessita de interferência; 
• estilo colaborador: nossa tentativa gira em torno de chegarmos ao ponto que seja mais satisfatório para ambas as partes.
3 – O grupo tem um importante papel na autoestima do homem. Pertencer e ser aceito em um grupo é sinônimo de valorização social. Elementos como liderança, cooperação e limite, são trabalhados e aperfeiçoados tornando a convivência entre os elementos uma constante troca de experiências e uma agradável aprendizagem coletiva. Sobre o assunto destaque três premissas que traduzam o “papel do grupo” nas instituições.
Elementos como liderança, cooperação, limites e papéis são trabalhados e aperfeiçoados, tornando a convivência entre os elementos uma constante troca de experiências e uma agradável aprendizagem coletiva, pois nesses grupos podemos identificar e diferenciar o que é possível e o que é limitado, o que é agradável e o que é desagradável, dentre outras questões que nos auxiliarão a lidar com sentimentos, frustrações e antagonismos.
• a identificação clara do objetivo que se quer alcançar;
• os limites individuais de cada integrante do grupo;
• as capacidades positivas mais destacadas de cada um, cuja identificação permite explorar o que cada indivíduo tem de melhor: os talentos.
4 – Trabalhar em grupo é um desafio constante, unir pessoas diferentes frente a uma meta o resultado a ser atingido. Ter equipes de alta performance é o sonho de todo líder. Contudo, estamos tratando de pessoas, a subjetividade neste contexto é predominante, a comunicação depende do “estado de espirito” de quem recebe. De que forma podemos obter o famoso “espirito de equipe” tão ressaltado nas empresas?
As atividades realizadas pelo grupo devem ser marcadas por um clima de constante colaboração, em que todos devem contribuir conforme sua capacidade. Somente dessa forma é possível obter o que chamamos de espírito de grupo.
5 – Quais são as subdivisões dos conflitos externos?
Os conflitos externos podem subdividir-se em: 
• conflito de interesse: relaciona-se com os antagonismos a respeito do que nos interessa, do que desejamos ser ou obter. Esse interesse pode ser do campo material, como o nosso desejo de obtenção de alguns bens, ou do campo de nossas posições na sociedade, como cargos ou posições que desejamos ocupar; 
• o conflito de valores: relaciona-se com nossos valores e crenças. Nossos conceitos são postos em interrogação. Esse tipo de conflito é um dos mais difíceis de ser mediado, pois envolve questões de identidade moral, social e cultural; 
• conflito de direitos: relaciona-se com a infração de normas, leis ou regulamentações com as quais somos beneficiados. Possui uma característica bem própria: um conflito não passível de negociação, já que a tônica gira em torno de um direito, previamente adquirido e que não está sendo, de fato, respeitado.
6 – O estudo de grupos é alvo constante de acadêmicos e também nas organizações. Pessoas felizes produzem mais. Grupos de interesse e amizade compõe os subgrupos informais e tem forte importância na organização pois grupos informais são formados conceitos e opniões que impactam o dia a dia de uma organização. Quais são as principais características destes grupos?
Os subgrupos informais nascem a partir dos grupos formais e podem ser classificados em: 
• grupos de interesse: as pessoas que irão constituí-los muitas vezes se agruparam pela defesa de um interesse comum, porém, não necessariamente têm laços de amizade umas com as outras. Os sindicatos das classes trabalhistas exemplificam bem esse tipo de grupo. Os líderes sindicais reúnem trabalhadores de uma mesma classe para, juntos, tentarem acordos e melhorias para toda a classe. Nesse caso, o que motivou a formação do grupo não foi nenhum vínculo afetivo; aliás, em muitos casos, eles nem conhecem uns aos outros, foi a coincidência de interesses o elemento motivador; 
• grupos de amizade: neste caso, a formação do grupo acontece porque colaboradores possuem algum tipo de afinidade. Para isso, é necessário que eles já possuam algum tipo de contato prévio, mesmo que seja meramente profissional. A partir desse contato, são descobertas igualdades de pensamentos e preferências. Exemplo bastante comum são os times de futebol formados nas empresas, ou, ainda, pessoas que, por morarem no mesmo bairro, costumam fazer juntas os trajetos de ida e volta ao trabalho e, devido a esse contato diário, novos assuntos podem surgir e até a possibilidade de uma amizade mais estreita.
7 – O líder é o transmissor da cultura da organização, sua importância nas empresas é estrutural desde receber o novo colaborador até desenvolve-lo no dia a dia, exercendo assim, poder de persuasão sobre as pessoas. O líder é um mentor extremamente valorizado nas empresas. A liderança eficaz pode ser definida como:
O líder deve ter sua prática sempre pautada no coletivo das atividades, não cabendo subordinação. Segundo Stogdill (1975), “Liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas”. Para isso, o líder precisa fazer com que seus liderados percebam a organização de forma sistêmica, em que todos são responsáveis pelo todo da organização. Assim, cada um terá a consciência de suas responsabilidades e não será necessária a intervenção do líder para que os trabalhos sejam iniciados. Essa é a liderança eficaz, cujas características não têm nenhuma relação com autoridade, e a distribuição de responsabilidade é uma prática constante, não ficando, assim, apenas a cargo do líder o desenvolvimento das tarefas mais importantes. Na medida em que ele distribui as responsabilidades, seus esforços se concentram em coordenar as ações de seus liderados, fazendo sugestões para um melhor alcance de resultados
O líder eficaz distribui as responsabilidades, coordena as ações de seus liderados, independente da autoridade do cargo.
8 – Discutimos atualmente nas organizações as melhores praticas que propiciem interatividade entre os membros da organização. Estas relações interpessoais são temas de estudos constantes também no mundo acadêmico, as interações e manifestações impactam diretamente na cultura da empresa. As principais variáveis que proporcionam o surgimento e manutenção das relações interpessoais são:
Os indivíduos: Toda e qualquer relação racional é formada por seres humanos, cuja bagagem de vida é formada por experiências, crenças, valores, conceitos, cultura, opiniões, dentre outras variáveis, que juntas formam o que chamamos de personalidade.
Objetivos e metas: A busca por algo em comum é a grande responsável pela aproximação das pessoas.
A gestão de pessoas: O papel do líder tem importância bastante relevante para o desenvolvimento de relações positivas dentro das organizações.
O meio ambiente: A dinâmicadas relações interpessoais sempre acontece dentro de um ambiente que envia e recebe interferência dos indivíduos, atores dessas relações.
9 – Os colaboradores quando iniciam suas atividades profissionais trazem consigo toda uma cultura formada ao longo dos anos, desde seu nascimento até este momento de ingressar na empresa. Não conseguimos dissociar individuo na sociedade e individuo na empresa. Chanlat (2006) por sua vez explica que o meio externo influencia as relações por concentrar toda a bagagem pessoal dos indivíduos que constituem um grupo. Quais outros fatores externos que podem ter atuação direta nas relações interpessoais?
O ambiente externo refere-se à bagagem pessoal dos indivíduos e também a fatores como política, economia e cultura.
 
10 – O que é comunicação interpessoal e qual a missão do emissor?
A comunicação interpessoal é basicamente um processo de interação entre indivíduos, ou seja, realiza-se de pessoa para pessoa numa ação que envolve interação e didática. Nesse processo, o emissor tem a missão de promover a construção de significados e despertar expectativas na mente de quem está recebendo a mensagem – o receptor.
11 –Visão estratégica é algo privilegiado nas organizações, nem todas as pessoas possuem e desenvolve-la leva tempo e investimento. No que consiste a base para se desenvolver uma boa visão estratégica?
A base da visão estratégica consiste numa projeção dos resultados que pretendemos obter, cujo alcance dependerá diretamente das ações que desenvolvemos no presente. É necessário, porém, que cada um de nós tenha a consciência de que o que realizamos hoje, sem dúvida, refletirá no nosso amanhã.
12 – Qual teoria é regida pela concepção de que nós não reagimos as ações das pessoas com quem nos relacionamos, mas aos papéis que elas desempenham?
A teoria dos sistemas.
13 – Ao falarmos em Dinâmica das Relações Interpessoais podemos afirmar que há uma preocupação com o todo e com a inter-relação. Por que é possível afirmar que nos estudos de Taylor, a preocupação é inexistente?
Porque as decisões administrativas eram assistemáticas e que não existia pesquisa para se determinarem os melhores meios de produção. Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial. Os estudos de Taylor são caracterizados pela busca de uma organização cientifica de trabalho, os tempos e o métodos operacionais são a base da sua analise o ser humano tem sua atuação descrita como uma peça de engrenagem de uma máquina, a empresa.

Outros materiais