Buscar

EXAME DESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO
A Teoria da Motivação procura explicar os porquês do comportamento das pessoas. 
Teoria da Administração Cientifica, a motivação era entendida apenas pela busca do dinheiro e das recompensas salariais e materiais do trabalho.
A experiência de Hawthorne veio demonstrar que o pagamento, ou recompensa salarial, não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador. Elton Mayo e sua equipe passaram a chamar a atenção para o fato de que o homem e motivado por recompensas sociais, simbólicas, e não materiais. A compreensão da motivação do comportamento exige o conhecimento das necessidades humanas.
Dinâmica de grupo e a soma de interesses dos componentes do grupo, que pode ser ativada por meio de estímulos e motivações, no sentido de maior harmonia e aumento do relacionamento. As relações existentes entre os membros de um grupo recebem o nome de relações intrínsecas.
Devemos compreender todo o sistema de Administração de Recursos Humanos – ARH, que está estruturado em objetivos estratégicos, táticos e operacionais.
O recrutamento de pessoal e uma atividade do sistema de administração de recursos humanos que consiste num conjunto de procedimentos com objetivo de atrair candidatos, em número, potencial e qualificação suficientes, para suprir as vagas existentes na organização. Tal atividade abastece, assim, o processo de seleção e pode ser realizada tanto internamente, ou seja, nos quadros existente na empresa, bem como externamente. É importante compreender como isso ocorre na pratica.
A COMUNICAÇÃO DENTRO DAS EMPRESAS PODE TRAZER MUITOS PREJUÍZOS E CONFLITOS, SENDO QUE A COMUNICAÇÃO EFICAZ É ABSOLUTAMENTE ESSENCIAL PARA O SUCESSO GERENCIAL E DA ORGANIZAÇÃO. CITE 4 AÇÕES QUE PROVOQUEM MELHORIAS DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA. R: 1-Enviar mensagens claras e objetivas.2-Usar palavras adequadas a quem transmitimos uma mensagem.3-Pedir ao receptor que repita a mensagem. 4-Falar devagar. 5-Escutar as pessoas.
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – DISCURSIVAS
 2) A CONSULTORIA INTERNA DE RH VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇOS NAS EMPRESAS POR ATUAR ALINHANDO-SE COM AS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS. ASSIM O RH GANHA UM PAPEL DE CONSULTORIA INTERNA DAS ÁREAS DE NEGÓCIOS DA EMPRESA. COM ISSO EM MENTE, EXPLIQUE QUAL O PAPEL DO CONSULTOR INTERNO DE RH. R: A principal função de um consultor interno é se aproximar das áreas de negócio da empresa, atuando de forma estratégica e ajudando o gestor a: 1- Identificar problemas. 2-Criar fluxos melhores de trabalho. 3- Identificar práticas para selecionar e reter pessoas.
 4) A INSALUBRIDADE É UM ASSUNTO MUITO TRATADO, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À PRESERVAÇÃO DA SAUDE DO TRABALHADOR, POIS UM DOS OBJETIVOS A SER PERSEGUIDO PELAS ORGANIZAÇÕES É A ESCALA MÍNIMA DE ACIDENTES DE TRABALHO. A INSALUBRIDADE É TRATADA PELA CLT NO ARTIGO 189. QUAL SUA DEFINIÇÃO? R: A insalubridade é tratada pela CLT no artigo 189, no qual se considera como atividade ou operação insalubre aquela que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponha o empregado a agente nocivo à saúde acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição a seus efeitos.
3) A ENTREVISTA É UM INSTRUMENTO MUITO UTILIZADO NO PROCESSO SELETIVO. QUANDO FAZEMOS UMA ENTREVISTA BENFEITA, CONSEGUIMOS UMA BOA DESCRIÇÃO DO PERFIL DO CANDIDATO. TAMBÉM FAZEM PARTE DA SELEÇÃO AS DINÂMICAS DE GRUPO E OS TESTES PSICOLÓGICOS. QUAL O OBJETIVO DO TESTE PSICOLÓGICO? R: Permite avaliar características específicas do indivíduo no que se refere a aptidões mecânicas, mentais e visuais e ao perfil comportamental.
5) CALCULE O DSR SOBRE HORAS EXTRAS NA SEGUINTE SITUAÇÃO: SALÁRIO MENSAL: 1.745,00. TOTAL DE HORAS EXTRAS NO MÊS DE JULHO, COM ADICIONAL DE 60% = 79. TOTAL DE DOMINGOS E FERIADOS = 5 
R: TOTAL DE HORAS EXTRAS=79 DOMINGOS=5 DIAS ÚTEIS EM JULHO = 31-5=26
HORA NORMAL=SALÁRIO/HORAS TRABALHADAS NO MÊS= 1.745 / 220 = 7,93.
60% DE 7,93 = 4,75 VALOR DA HORA EXTRA = 7,93 + 4,75 = 12,68
DSR = 79 / 26 = 3,03 DSR= 3,03 X 5 = 15,15
DSR = 15,15 X 12,68 = 192,10 O descanso semanal remunerado é $192,
 6) COM A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE, ELTON MAYO COMPROVOU QUE O SALÁRIO NÃO É O ÚNICO ELEMENTO DE SATISFAÇÃO DO COLABORADOR. NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO CONHECER OS FATORES QUE IMPACTAM NAS NECESSIDADES HUMANAS. A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS CONSTATOU A EXISTÊNCIA DE CERTAS NECESSIDADES HUMANAS FUNDAMENTAIS. CITE-AS E EXPLIQUE-AS. 
R: a) necessidades fisiológicas – são as chamadas necessidades vitais ou vegetativas, relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. Exigem satisfação periódica e cíclica. As principais são as de alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo e de segurança física contra os perigos. Uma vez satisfeitas essas necessidades, elas passam a não mais influenciar o comportamento 
b) necessidades psicológicas – são necessidades exclusivas do homem. São aprendidas e adquiridas no decorrer da vida e representam um padrão mais elevado e complexo de necessidades. As necessidades psicológicas são raramente satisfeitas em sua plenitude.
c) necessidade de autorrealização – são produto da educação e da cultura e assim, como as necessidades psicológicas, são raramente satisfeitas em sua plenitude, pois o homem vai procurando gradativamente maiores satisfações e estabelecendo metas cada vez maiores. A necessidade de autorrealização é a síntese de todas as outras necessidades. É o impulso de cada um realizar seu próprio potencial, de estar em contínuo autodesenvolvimento no sentido mais elevado do termo.
 8) EM QUE SENTIDO A TEORIA SITUACIONAL DA LIDERANÇA DIFERENCIA-SE DAS DEMAIS QUE TAMBÉM EXPLICAM LIDERANÇA? R: Procura explicar a liderança dentro de um contexto bem mais amplo do que as teorias anteriores. Parte do princípio de que não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. Cada situação requer um tipo de liderança diferente para alcançar a eficácia dos subordinados. Para essa teoria o verdadeiro líder é aquele que é capaz de ajustar um grupo particular de pessoas sob condições extremamente variadas.
7) DE FORMA GERAL, EXISTEM ALGUMAS PROIBIÇÕES EM RELAÇÃO AO CONTRATO DE TRABALHO COM MENORES DE IDADE. EXPLIQUE DUAS DESTAS PROIBIÇÕES. R: É proibido o trabalho no horário noturno, compreendido entre as 22h e as 5h; O menor não pode rescindir seu contrato, devendo a rescisão ser efetuada na presença de seus pais ou de seu representante legal. O menor pode firmar recibos de pagamentos; Não poderá ter seu contrato rescindido quando estiver afastado do trabalho para prestar serviço militar. Mesmo que não receba pagamento, seu FGTS deverá ser depositado mensalmente;
9) EXPLIQUE O QUE A LEGISLAÇÃO DETERMINA SOBRE 13º SALÁRIO. R: Trata-se de uma remuneração devida ao empregado por força da Lei no 4.090/62 e deve ser pago em duas parcelas. A primeira, no percentual de 50%, até o dia 30 de novembro, e a segunda, no percentual restante, até o dia 20 de dezembro. Os descontos devidos incidirão sobre o valor da segunda parcela. O empregado pode, no entanto, solicitar a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13o junto com o valor de suas férias, desde que o faça por escrito e no mês de janeiro
11) O SR. JOSÉ ALVES FOI CONTRATADO PARA TRABALHAR NA EMPRESA DE METAIS LUXOR, NA FUNÇÃO DE PORTEIRO NOTURNO. COMO NUNCA TRABALHOU NESSE HORÁRIO, DESCONHECE O QUE É HORA NOTURNA. SEU SALÁRIO SERÁ DE 1.200,00 E TRABALHARÁ DAS 22:00 ÀS 05:00 HS. VOCÊ DEVE EXPLICAR PARA ELE COMO FUNCIONA A HORA NOTURNA, O ADICIONAL NOTURNO E QUANTO RECEBERÁ DE ADICIONAL. R: O parágrafo 2o, do artigo 73, da CLT, esclarece que é considerado noturno o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, sendo que a hora noturna possui a duração de 52 minutos e 30 segundos. Além de ter duração menor que a hora normal, a hora noturna deve ter um acréscimo mínimo de 20% emseu valor. Receberá adicional de R$ 240,00 1200,00 : 220hs = 5,4545 x 20% = 6,5454 x 220 = $1.440,00.
 10) O SALÁRIO É UMA DAS MAIORES FONTES DE MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS......O ARTIGO 457 DA CLT ESCLARECE QUE A REMUNERAÇÃO COMPREENDE, ALÉM DO SALÁRIO DEVIDO, AS GORJETAS. O QUE MAIS INTEGRA A SUA COMPOSIÇÃO? R: No parágrafo 1º desse mesmo artigo, consta que também integram os salários as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador. O artigo esclarece, contudo, que não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam a 50% do salário recebido pelo empregado.
 12) PARA EFEITO DE CÁLCULO DE IR, CONSIDERE AS TABELAS ABAIXO E A SEGUINTE SITUAÇÃO: SALÁRIO DO FUNCIONÁRIO: 4.480,00 . Nº DE DEPENDENTES: 02. QUAL SERÁ O VALOR DO IR A SER DESCONTADO DO FUNCIONÁRIO?
R: 11% de 4480 = 492,80 (desconto do INSS)
189,59 x 2 = 379,18 (Dependentes) 4.480.00 - 492.80=3.987.20 - 379.18=3.608,02(do salário eu tiro o do INSS e o dos dependentes). 15% de 3.608,02=541,20 541,20 - 354,80=186,40 O valor do IR a ser descontado é $186,40.
14) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO? R: AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA, AUTO AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO POR OBJETIVO E AVALIAÇÃO 360 GRAUS
13) QUAIS LIVROS A EMPRESA OBRIGATORIMENTE DEVE MANTER EM SUAS INSTALAÇÕES À DISPOSIÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO. R: LIVRO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO, LIVRO DE REGISTRO DE HORÁRIO, LIVRO DE REGISTRO DE EMPREGADOS, CARTÃO, LIVRO DE PONTO OU REGISTRO MAGNÉTICO.
15) QUAL A LEI QUE PERMITE O REGISTRO DE PROFISSIONAL DE PESSOA ESTRANGEIRA? EXPLIQUE A LEI EM RELAÇÃO AOS VISTOS PERMANETE E TEMPORÁRIO. 
 R: A Lei que permite a contratação de estrangeiros é a de nº 6.815. Disciplina que somente poderão ser contratados os estrangeiros que possuírem visto permanente ou temporário. No caso do estrangeiro detentor do visto permanente, não há problema conquanto o mesmo goze de todos os direitos garantidos aos brasileiros. No caso do visto temporário, somente poderão ser admitidos os estrangeiros que entrarem no Brasil na condição de artista ou desportista; cientista, professor, técnico ou profissional de outra categoria, sob o regime de contrato por tempo determinado ou a serviço do governo brasileiro.
 Banco de dados O que é? Conjunto ordenado de dados e informações sobre os colaboradores de uma organização que dá suporte a todo o processo de gestão, atualmente desenvolvido e operacionalizado em plataforma computacional.
Objetivos Servir como referencial de mercado para a tomada de decisões nas organizações. Otimizar os serviços prestados pelas organizações.
O que ele pode conter?
Avaliação de Desempenho - demonstrar com base nas competências que os cargos exigem uma avaliação individual ou geral dos funcionários, armazenando uma série histórica das competências e do desempenho.
Administração de Treinamento - informar as necessidades de treinamentos com base no perfil do cargo, selecionar os participantes, ajudar na definição do orçamento.
Avaliação e pesquisa - informar a eficácia dos treinamentos com base em pesquisas de opiniões, demonstrar como se encontra o Clima Organizacional, com pesquisa de Clima Organizacional, entre outros.
Provisão de pessoal - Visualizar currículos cadastrados, fazer triagem de candidatos por perfil estabelecido, mostrar agenda de entrevistas, fazer acompanhamento do processo de seleção.

Outros materiais