Buscar

DIREITO_DO_TRABALHO_APLICADO_CONTESTACAO__PRELIMINARES

Prévia do material em texto

CONTESTAÇÃO - PRELIMINARES
DEFESA INDIRETA:
Compreende a discussão de questões processuais denunciando defeitos e irregularidades na petição inicial. O acolhimento das preliminares resulta a prolação de sentença com a extinção do feito sem solução de mérito, o que significa que o reclamante poderá interpor recurso. Se não ocorrer nada impede que intente nova ação, pois consistirá em coisa julgada formal (a extinção ocorrerá com fundamento no artigo 267 do CPC).
Sempre que utilizar dispositivos do CPC, deve invocar o artigo 769 da CLT, pois é o dispositivo que autoriza a utilização subsidiária nos processos trabalhistas.
Inépcia da inicial, Ocorre quando o pedido formulado na petição inicial não decorrer da lógica da exposição dos fatos. O magistrado deve conceder o prazo de dez dias para a emenda (correção)da petição cf. súmula 263 TST) 
O artigo 295 do CPC explica o que se deve entende por petição inepta quando:
I- lhe falta o pedido ou a causa de pedir;
II- da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão;
III- O pedido for juridicamente impossível; e
IV contiver pedidos incompatíveis entre si.
A acolhida resulta a extinção do processo (ou do pedido, eventualmente inepto), consoante artigo 267, I e 295, I, § único do CPC c/c 769 da CLT.
Inexistência ou nulidade da citação;
O ato de citação é essencial à validade do processo, pois, não sendo feita na forma e prazos estabelecidos na legislação vigente, resulta em cerceamento de defesa, na medida em que estariam violados os princípios:
a) do contraditório (5º, LV, CF)
b) devido processo legal (5º, LIII, CF)
c) da ampla produção de prova (5º, LV da CF)
A inexistência ou nulidade de citação resulta a nulidade absoluta do processo ( art. 5, LV, da CF, 214 do CPC, 769 e 841 da CLT).
Litispendência
Haverá sempre que existir duas ações com idênticas partes, idênticas causa de pedir e mesmo pedido. É a repetição de ação anteriormente ajuizada, mas que podem ter sido distribuídas a juízos diferentes (ou ao mesmo juízo). A litispendência induz a extinção da segunda ação trabalhista ajuizada e, nesse caso, é aplicada a regra da prevenção do juízo, que ocorre justamente no momento da distribuição em que é distribuída a ação, ou seja, aquele que recebeu primeiro a distribuição se torna prevento, não ocorrendo tal situação quando da citação (interpretação dos arts. 267, V, 301, § 3º do CPC c/c 769 da CLT).
Coisa julgada - repetição de ação anteriormente ajuizada e já apreciada pelo poder judiciário, da qual não mais caiba recurso (art. 267, V, 301, § 3º do CPC c/c 769 CLT)
Coisa julgada formal: - é a situação que indica que houve a extinção do feito sem a solução do mérito. Ex. Inépcia. Não impede a propositura de nova ação
Coisa julgada material:- é a extinção do feito com a solução do mérito do conflito. 
Conexão – Haverá sempre que entre duas ações houver identidade entre a causa de pedir ou o pedido (art. 103 CPC). Acolhida a preliminar resulta a reunião das ações, tomando por base a regra de prevenção do julgado, ou seja, quem primeiro recebeu a inicial (art. 105, CPD c/c 769 CLT). A conexão entre duas ações pode ser conhecida ex oficio pelo juiz.
Continência de causas ocorre sempre que, entre duas ações ajuizadas entre as partes uma delas envolver pedido mais amplo e a outra um pedido menor, porém, entre ambas existe a mesma causa de pedir. (104 e 105 do CPC c/c 769 CLT. 
 Ex: na primeira ação pedido de horas extra com reflexos nas verbas rescisórias e na outra ação horas extras nos DSR.
Carência de ação – O reclamante deve comprovar que preenche as condições exigidas por lei para a propositura da ação trabalhista. São Consideradas condições da ação: legitimidade de parte (ativa e passiva) – interesse de agir – possibilidade jurídica do pedido.
Legitimidade de parte está acondicionada à demonstração da relação jurídica estabelecida entre o demandante e demandado. Só estará demonstrada a legitimidade de quando a parte comprovar que pactuou com a outra, sendo, portanto, o detentor do direito subjetivo que está em discussão. Tanto o recte como o recdo devem possuir essa característica de detentor de direito.
Interesse de agir por seu turno, se situa precisamente na exigência de se estar em juízo para a obtenção do objeto da ação. EX. não se submete a C.C. Prévia, é carecedor na ação.
Possibilidade jurídica do pedido - O pedido formulado na ação deve, necessariamente, estar amparado por uma norma que o assegure, sob pena de configurar a carência de ação por impossibilidade jurídica do pedido. 
Ex: Recte que se declara Representante comercial e pede anotação do contrato na CTPS – carecedor vínculo empregatício na CTP.
Acatada a preliminar de carência de ação resulta a extinção do processo sem apreciação do mérito, tal como asseverado nos arts. 267, VI, 301, X do CPC c/c 769 da CLT.
Defeito ou irregularidades de representação
Haverá quando a parte deixar de comprovar a condição imposta por lei para estar no processo. A pessoa jurídica deve estar representada em juízo por quem os seus estatutos estabelecerem. O município pelo Prefeito; a massa falida pelo Síndico, o menor de 18 anos, por seu pai ou responsável; o espólio, pelo inventariante etc. (arts. 7º, 13 e 301, VIII, do CPC c/c 769 da CLT.
Quando argüida essa preliminar, deve o Juiz determinar a regularização da representação sob pena de:
ao reclamante: se decretada a nulidade do processo;
ao reclamado ser considerado revel; e
ao terceiro: ser excluído do processo
Necessário portanto, antes, da defesa, analisar toda a documentação juntada com a inicial, antes de elaborar a defesa.
Perempção
É a situação verificada na hipótese de o reclamante dar causa a três extinções da reclamação trabalhista.
1ª vez – defesa não é recebida e há extinção do processo sem resolução do mérito. Custas fixadas em 2% do valor atribuído à causa.
2ª vez não obsta nova ação trabalhista, mas deve comprovar o recolhimento das custas processuais ou que o juízo lhe concedeu isenção, porém, não comparecendo na audiência designada, também haverá a extinção do processo aplicando ao reclamante a penalidade de suspensão do direito de propor nova ação (seria a 3ª) pelo prazo de 6 meses (art. 732 CLT). Após poderá ajuizar a terceira ação trabalhista que , se arquivada, importará a pena da perda do direito ação em definitivo, situação denominada de perempção (art. 268 § ú, do CPC c/c 731 e 732 da CLT.
3- DEFESA DIRETA – QUESTÕES DE MÉRITO
Envolve precisamente o conflito de forma objetiva e direta. Contudo, antes de atacar cada pedido formulado pelo Recte na inicial, algumas questões devem ser debatidas antes do mérito propriamente dito. São as chamadas de preliminares de mérito:
Prescrição; perda da pretensão de direito material pela inércia do seu titular em acionar o judiciário na busca de uma sentença que reconheça a sua pretensão. (artigo 7º, XXIX, da CF88 c/c 11, da CLT
Pretensão visa via ação a conservação ou restauração do direito material violado. 
Violação do direito – pretensão – ação – prestação jurisdicional
Só prescrevem as ações de natureza condenatória porque são imbuídas de pretensão.
As declaratórias são imprescritíveis pois destituídas de pretensão.
Prescrição bienal – Prescrição Qüinqüenal.
Decadência – perda do próprio direito violado que daria sustentação jurídica a uma ação trabalhista e não a perda do direito de ação. Pode ser conhecida de oficio pelo Juiz. Na Justiça do Trabalho temos apenas três exemplos: a) Inquérito judicial para apuração de falta grave (30 dias), art. 853 da CLT Súmulas 403 do STF e 62 do TST; b) ação rescisória (2 anos), art. 495 do CPC e Súmula 100 do TST; c) mandado de segurança (120 dias) Lei 12.016/09 art. 23.
Extinção do feito com resolução do mérito – art. 269, IV do CPC c/c 769 da CLT.
Compensação – é o instituto que visa a compensar crédito com débito. É muito utilizado nos processos do trabalho ( art. 767, da CLT). É aforma de extinção das obrigações, sendo indispensáveis: a reciprocidade de dívidas, dívidas líquidas e certas, dívidas vencidas e homologadas.
PRECLUSÃO é a perda do direito no processo ligada à parte prática dos atos do processo. (NÃO É PRELIMINAR)
	
QUADRO DE PRELIMINARES
	
Preliminar
	
Hipótese de cabimento
	
Previsão legal
	
Efeito prático
	
Inépcia da petição inicial
	Petição ininteligível; Há causa de pedir, mas não há pedido (ou vice-versa); Dos fatos não decorre a lógica do pedido.
	Art. 295, parágrafo único do CPC c/c art. 769 da CLT e Súmula nº 263 do TST.
	O juiz deve conceder prazo para emenda em 10 (dez) dias (Súmula nº 263 do TST), sob pena de extinção do feito, sem resolução do mérito, cf. art. 267, I do CPC c/c art. 769 da CLT
	Nulidade da citação
 
	Citação não realizada ou feita na pessoa errada.
	Art. 5º, LV da CF;
Art. 841 da CLT c/c art. 214 do CPC.
	A nulidade de todos os atos processuais desde a audiência inicial, quando deveria ter sido apresentada a defesa, cf. art. 5º, LV da CF.
	Coisa julgada 
	Situação que indica que o conflito (ou parte dele) já foi julgado pela Justiça do Trabalho e da qual não houve recurso, ou se interposto, já foi julgado.
	Art. 301, § 3º do CPC c/c art. 769 da CLT. 
	Comportará a extinção do processo (ou do pedido, se a coisa julgada é parcial), sem resolução do mérito, cf. art. 267, V do CPC c/c art. 769 da CLT.
	Litispendência
	Situação que indica que o conflito está sendo apreciado em outro processo; é a repetição literal ou parcial do processo.
	Art. 301, § 3º do CPC c/c art. 769 da CLT.
	Comportará a extinção do processo (ou do pedido, se houver litispendência somente em relação a alguns pedidos), sem resolução do mérito, cf. art. 267, V do CPC c/c art. 769 da CLT.
	Continência de causas
	Situação que indica que entre uma ou mais ações haja identidade entre as partes e a causa de pedir, mas o objeto de uma das ações, por ser mais abrangente, contempla o objeto da outra ação.
	Art. 104 e 105 do CPC c/c art. 769 da CLT.
	Comportará a reunião das ações que tramitam separadamente, segundo a regra da prevenção, cf. art. 105 do CPC c/c art. 769 da CLT.
	Carência de ação
	Situação que indica a ausência de condições de ação (possibilidade jurídica do pedido–interesse de agir–legitimidade de parte).
	Art. 301, X do CPC c/c art. 769 da CLT.
	Comportará extinção do processo ( ou do pedido, se a carência ocorrer em relação a alguns pedidos somente), sem resolução do mérito, cf. art. 267, VI do CPC c/c art. 769 da CLT.
	Conexão
	Situação verificada entre duas ações onde exista um ponto em comum, tal como a causa de pedir ou o pedido
	Art. 105 do CPC c/c art. 769 da CLT
	Comportará a reunião das duas ações que tramitam perante juízos diferentes, segundo a regra da prevenção, cf. art. 105 do CPC c/c art. 769 da CLT
	Incapacidade ou defeito de representação
	A parte não possui capacidade de atuar no processo ou para outorgar poderes; há irregularidade de representação
	Arts. 7º, 13 e 301, VIII do CPC c/c art. 769 da CLT
	Comportará a nulidade dos atos praticados de forma irregular; a convalidação dos atos processuais ocorrerá com a regularização da representação, sob pena de desentranhamento de peças processuais juntadas de forma irregular; em se tratando de representação irregular do autor, ocorrerá a extinção do processo, sem resolução do mérito, cf. art. 267, IV do CPC c/c art. 769 da CLT
	Perempção
	Situação que indica que o reclamante deu causa à extinção de três processos trabalhistas
	Art. 268, parágrafo único do CPC c/c art. 731 e 732 da CLT
	Comportará a extinção do processo sem resolução do mérito, cf. art. 267, V do CPC c/c 769 da CLT

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes