Buscar

Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional – Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplinas: Linguagem e Compreensão de Texto
Professor (a)/tutor (a) local: Rita de Cássia
Poliana Graziela Coelho, 327564
Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(1), pp. 95-107: Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial.
RESENHA
O autor do Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial é Cícero Pereira, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Católica de Goiás (UCG) e Pesquisador no Núcleo de Estudos Psicossociais da UCG.
O presente artigo trata-se do preconceito moderno, em que o racismo cumpre sua soberania, encobrindo as práticas discriminatórias do cidadão. As pessoas negam que são preconceituosas, porém atribuem a responsabilidade do preconceito a uma subjetividade: a sociedade.
O racismo expressa-se através das estratégias que os grupos majoritários encontraram para burlar as normas antirracistas, justificam a sua situação dominante sem, aparentemente, violar essas normas. Os grupos têm conseguido implantar processos discriminatórios em nome da defesa da justiça e da igualdade universal. 
O preconceito atualmente é constituído por vários discursos que pregam a defesa dos valores de igualdade, mas ao mesmo tempo, opõe se às políticas sociais coerentes com esses valores.
No artigo é utilizada a análise Quantitativa das Representações Sociais, analisa-se como o discurso ideológico pode estar ligado ao preconceito racial.
No experimento participaram 120 estudantes do curso de psicologia, eles foram divididos e distribuídos em dois grupos, sendo um grupo experimental e um de controle. 
Na situação de controle, narra-se que a gerente ao ver a cor da pele das moças não teve dúvidas e, sem apresentar justificativas, resolveu contratar a moça branca. Na situação experimental, foi acrescentado um parágrafo que igualmente narra a decisão da gerente por contratar a moça branca, mas essa decisão é justificada através de um discurso cuja característica central é o fato de a gerente não se perceber como uma pessoa preconceituosa. Contudo, ela considera que a sociedade brasileira, cliente em potencial de sua loja, é muito preconceituosa e que por isso deveria contratar a moça branca. Com essa decisão, a gerente estaria cumprindo bem seu papel de administradora de negócios, pois está visando os lucros da loja.
O resultado é que o grupo experimental que teve acesso à justificativa da gerente achou justa e positiva a decisão, ao contrário do grupo de controle que ficou divido na decisão e não teve acesso à justificativa. Atitudes racistas estão apoiadas em um discurso justificador no qual contribui para a propagação do preconceito.
A discriminação estatisticamente vem diminuindo, devido às leis vigentes, porém os grupos desenvolvem outros métodos que terminam em preconceitos mascarados e que ao mesmo tempo não ferem as normas da sociedade. 
O preconceito é uma dificuldade em aceitar e conviver com a diferença, o cidadão se apresenta como livre de preconceitos e discriminação, porém apoia-se em práticas discriminatórias embutidas na sociedade, não apoiando as políticas sociais coerentes com esses valores, como as quotas nas universidades públicas para negros, igualdade de salários.
Essa discriminação está representada no tipo de emprego que população negra deverá exercer, trabalhando em atividades desqualificadas e ligadas ao esporte, salários mais baixos com relação à população branca. A cor da pele ainda é um critério para a admissão no emprego. 
O preconceito e a discriminação são atos abomináveis de uma sociedade contemporânea ou moderna. Devemos construir uma sociedade com acesso a educação, com liberdade e igualdade de direitos e deveres a todos. Se combatermos o preconceito, racismo e discriminação, estaremos dando um grande passo para a melhoria da humanidade.
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra (Haile Selassie)”.
Referência:
Pereira, Cícero Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(1), pp. 95-107: Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes