Buscar

CASO 4 LPI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4. M.L.P., 31 anos, GII. Seu grupo sanguíneo era A, Rh-negativo. O marido era A, Rh-positivo. Seu primeiro filho era um menino saudável. Durante a 2ª. gestação, foi realizado seu Coombs indireto que foi positivo para um título de 1:16. O feto foi acompanhado e, após 36 semanas de gestação, o parto foi induzido. Ao nascimento foi realizado Coombs direto do bebê que deu positivo. 
Outros exames do RN
Hemograma: Eritrócitos – 2000/mm3; hemoglobina – 7g/dl; hematócrito – 20%. Anisocitose intensa. Macrocitose (+). Reticulócitos – 24%. 
Bilirrubinas: BT- 18mg/dl; BD – 0,87; BI – 17,25 mg/dl 
• Explique o resultado do hemograma, a anemia, reticulócitos, o aumento da bilirrubina e a repercussão do seu aumento. 
Eritrócitos (milhões/mm³): Recém-nascidos a termo (4,0 - 5,6)Eritropenia, hemoglobulinemia
 e hematocritopenia
Hemoglobina (g/100ml): Recém-nascidos a termo (13,5 - 19,6)
Hematócrito (%): Recém-nascidos a termo (44 - 62)
- Anisocitose é um termo usado para descrever a existência de hemácias de tamanhos diferentes, numa amostra de sangue (aumento da desigualdade do tamanho das células, e que está presente principalmente no início de alguma forma de anemia).
- A macrocitose é uma anomalia do sangue que se caracteriza pela presença de glóbulos vermelhos de tamanho e volume aumentados. Geralmente, está associada à ocorrência de uma anemia, o que reduz a oxigenação dos órgãos e tecidos.
- O exame de reticulócitos (hemácias imaturas) é importante para avaliar se a medula óssea está com boa capacidade de produzir novas células vermelhas. 
 (A bilirrubina é um dos produtos da degradação da hemoglobina, resultado da destruição das hemácias. Depois que as hemácias são destruídas, os produtos de degradação são liberados na circulação, onde a hemoglobina se divide em duas porções, heme e globina (proteína). A porção heme é transformada em bilirrubina não-conjugada, uma substância insolúvel ligada à albumina. No fígado, a bilirrubina e a albumina se dissociam e, na presença da enzima glucoroniltransferase, é conjugada com o ácido glicurônico, produzindo a bilirrubina conjugada, que é excretada na bile. No intestino, através da ação das bactérias, a bilirrubina conjugada é reduzida em urobilinogênio e estercobilina, pigmento que dá coloração às fezes.)
 
Icterícia patológica ocorre dentro das primeiras 24 horas após o nascimento; o nível de bilirrubina sérica se eleva acima de 13mg/dl. A icterícia patológica pode se originar de condições como incompatibilidade sanguínea ABO ou Rh.
A bilirrubina é resultado da degradação da porção heme dos eritrócitos, sendo seu aumento um resultado da alta destruição de hemácias. A maior quantidade de bilirrubina indireta demonstra destruição excessiva de hemácias, excedendo a capacidade do fígado de conjugação, sobrecarregando-o. Este aumento pode interferir na fosforilação oxidativa a nível mitocondrial caso ela se difunda nos gânglios basais e núcleos do tronco cerebral, levando à necrose neuronal, perda celular, gliose e desmielinização. Esta neurotoxidade pode variar desde manifestações sutis (sucção debil e hipotonia) até convulsões, coma e morte. Em alguns casos, pode desevolver encefaloptia aguda ou kernicterus.
• Explique o que é o teste de Coombs direto e indireto, quando é feito e o que significa.
Teste de coombs direto: detecta anticorpos ligados aos eritrócitos, produzidos pelo próprio organismo ou recebidos por transfusão. Frequentemente usado pra detectar anemia hemolítica o teste é aplicado no recém-nascido com sangue Rh-positivo cuja mão possui sangue Rh-negativo. O teste verifica se a mãe produziu anticorpos contra os antígenos e se estes se deslocaram pela placenta para o bebê. 
Teste de coombs indireto: detecta os anticorpos que estão no soro. Estes anticorpos podem atacar os eritrócitos, mas não estão ligados a eles. Normalmente, é realizado pra revelar a presença de anticorpos no sangue de um receptor ou doador antes de uma transfusão, e também no pré-natal, pra proteger o bebê no início de uma gestação caso a mãe possua Rh-negativo.

Outros materiais