Buscar

Charge o Mito da caverna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Mito da Caverna
O vídeo mostra as pessoas que vivem amarradas a vida toda dentro de uma caverna. A visão destas pessoas se limita a sombras projetadas na parede de animais ou pessoas que passam, é isto passa a ser a única realidade delas.
Até que um dia, uma destas pessoas, se torna livre e levada para o mundo exterior, para cidade. Após o choque de conhecimento, e vivendo uma outra realidade, decide retornar para a caverna, multiplicar seu novo conhecimento deste novo mundo e suas descobertas.
Porém, é ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. As pessoas que sempre viveram na caverna, chamam de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas idéias consideradas absurdas.
Mesmo tendo sido escrito a bastante tempo, o mito da Caverna se relaciona perfeitamente com nossa atual realidade. Podemos observar com clareza a alienação dos humanos perante as imposições da mídia.
A televisão / internet/ outros meios de comunicação tem a tendência de tirar o telespectador de seu meio real e o levá-lo para outra realidade, impondo conceitos de padrões de beleza, comportamento, consumo. A maioria das pessoas, que assistem Tv adotam esses conceitos como verdadeiros e não param para pensar e observar em volta a verdadeira realidade.Somos levados acreditar que só encontraremos a felicidade se tivermos dentro destes conceitos e padrões passados por estes veículos de comunicação.
As pessoas se acomodaram a viverem acorrentadas e ficaram na frente da televisão deixando que implantem idéias nas suas cabeças, que “as imagens na caverna” já se tornaram reais para a maioria delas. Estão passivos diante tanta corrupção, miséria e outros absurdos.
Hoje o homem que tentar sair da caverna, sofrerá até conseguir acostumar com a realidade. Irá ampliar seus conhecimentos sobre o mundo e será rejeitado pelos que acreditam nas condições impostas pela mídia.
Por outro lado, não saberá mais viver na ignorância.

Outros materiais