Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ AULA 5

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CEL0474_A5_201707099758_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ANDERSON PINTO DE MORAES
	Matrícula: 201707099758
	Disciplina: CEL0474 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Um profissional educador ao entrar no mercado de trabalho é contratado por uma escola religiosa, que mantém estruturas tradicionais de ensino. Sabendo disso, este profissional se dispõe a adaptar sua prática ao projeto pedagógico da escola. Sendo assim, qual será sua atitude pedagógica?
	
	
	
	
	Atuando apenas como mediador dos conteúdos e observando todo o conhecimento do senso comum trazido pelos alunos transformando-os em conhecimento científicos.
	
	
	Apoiando sua prática em educadores universais como Vygotsky, Frenet, Paulo Freire e Piaget e levando em conta todo arcabouço iluminista do século XIX.
	
	
	Ignorando qualquer menção a uma prática clássica e atuando de acordo com seus preceitos, valorizando sua autonomia.
	
	
	Estabelecer atividades com características analíticas, que priorizem pouco o conteúdo e incorporando um posicionamento laico e cientifico.
	
	 
	Estruturando seu planejamento tendo como base os conteúdos disciplinares, fundamentado na concepção da filosofia clássica e dando a este conteúdo o caráter confessional exigido pela instituição.
	
	
	
		
	
		2.
		Mesmo com algumas diferenciações o ensino da mulher na Idade Média, terá a seguinte característica:
	
	
	
	
	formação para o magistério e o casamento;
	
	
	formação para o parlamento e a política;
	
	
	formação para a musica e o magistério;
	
	 
	formação para o casamento e a maternidade;
	
	
	formação para a filosofia e as artes.
	
	
	
		
	
		3.
		Na Baixa Idade Média ocorreram duas grandes inovações no campo educacional: o surgimento das primeiras universidades e a proliferação dos colégios. Sobre esse momento da história da educação é CORRETO afirmar:
	
	
	
	 
	Somente clérigos, ou seja, membros da Igreja Católica, poderiam lecionar nas universidades, mediante uma licença docente concedida por autoridades religiosas.
	
	
	Os colégios apareceram no medievo como instituições de caráter exclusivamente preparatório para o posterior ingresso nas universidades.
	
	
	Os significados de universidade e colégio daquela época são praticamente os mesmos da contemporaneidade, o que aponta para a permanência dos processos educativos no tempo da longa duração.
	
	 
	O surgimento da universidade enquanto corporação de mestres (leigos e clérigos) e alunos para transmissão e aprendizagem de conhecimentos indica a paulatina perda do controle da Igreja Católica em relação aos processos educativos.
	
	
	A universidade era um tipo de corporação de ofício para o aprendizado de uma profissão com estatuto próprio e reconhecida socialmente por todos.
	
	
	
		
	
		4.
		Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens, resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade europeias, no período classicamente conhecido como Idade Média:.
	
	
	
	
	A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.
	
	
	. A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.
	
	 
	A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.
	
	
	As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.
	
	
	A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente o nome do principal pensador vinculado à filosofia escolástica.
	
	
	
	
	Aristóteles.
	
	
	Platão.
	
	
	Agostinho.
	
	 
	Tomás de Aquino.
	
	
	Sócrates.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Leia atentamente as assertivas abaixo:
I) A educação que nasceu dentro dessas escolas religiosas era uma educação que privilegiava a visão teocêntrica de mundo, onde Deus ocupava posição privilegiada, em detrimento da visão antropocêntrica, que coloca o homem como centro do universo, presente no pensamento greco-latino.
II) A vida intelectual era praticamente direito da Igreja, com os mosteiros sendo os principais centros de cultura e arte. A educação, dessa forma, tornou-se predominantemente católica e ainda mais excludente se pensarmos que a Igreja estava interessada em formar seus futuros dirigentes, para guiarem uma população apática.
III) O estudo ficou restrito aqueles que seguiriam a carreira religiosa e a poucos leigos, os clássicos passaram por um verdadeiro processo de releitura em que os aspectos que se opunham à doutrina católica foram transformados ou mesmo apagados.
 
As características acima referem-se à educação:
	
	
	
	
	na comunidade tribal.
	
	
	na Roma Antiga.
	
	 
	na Idade Média.
	
	
	na Grécia Antiga.
	
	
	no Renascimento.
	
	
	
		
	
		7.
		A educação medieval foi marcada por:
	
	
	
	 
	pela prática e reflexão sobre a cultura greco-romana;
	
	
	pela sociedade aristocrática , pela nobreza e por uma condição social capitalista.
	
	
	pelos princípios básicos de uma democracia e de uma sociedade escravista;
	
	
	pela democracia seguindo os princípios básicos da sociedade feudal;
	
	 
	pelos princípios do Cristianismo, por uma sociedade agrária e a entrada de um artesanato caseiro;
	
	
	
		
	
		8.
		A Igreja Católica, teve papel relevante no processo de colonização ,que pode ser constatado:
	
	
	
	 
	Na educação através das Ordens Religiosas ,a igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVII.
	
	
	Na administração ,ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de instituição.
	
	
	Na desfesa das fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil.
	
	
	Na catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristão ,favorecem a sua emancipação.
	
	
	Nas missões que, ao reunirem os contigentes indígenas ,facilitavam o fornecimento de mão-de-obra para a lavoura.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes