Buscar

Aula 1 de Processo Penal I - Processo Penal, conceito, características e processo penal constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� HYPERLINK "http://4.bp.blogspot.com/_PwQwPh2_R4Q/TFyskXFg8VI/AAAAAAAAAEQ/8Ry2bb0ME7E/s1600/unibrasil.gif" �� INCLUDEPICTURE "http://4.bp.blogspot.com/_PwQwPh2_R4Q/TFyskXFg8VI/AAAAAAAAAEQ/8Ry2bb0ME7E/s320/unibrasil.gif" \* MERGEFORMATINET ����
Processo Penal I
Aula 1
 Introdução: noções e conceitos básicos 
do processo penal
1) Noção Geral
a) sociedade – poder - estado
b) monopólio da administração da justiça
c) o processo: Sucessão de atos com os quais se procura dirimir um conflito de interesses
d) moeda de duas faces: garantia do estado e dos cidadãos
e) processo civil x processo penal
f) processo penal: direito de punir x direitos fundamentais e de liberdade
“Verifica-se, então, o dilema existencial do processo penal: a efetividade da coerção penal x direitos fundamentais, sendo que, para se obter uma maior efetividade daquela, é necessária a limitação destes. Ao revés, amplia-los importa inviabilizar a efetividade da coerção. Procura-se, assim, desesperadamente, um ponto de equilíbrio, pois em um Estado Democrático e de Direito, como o nosso, os fins nunca justificam os meios, devendo, portanto, a eficácia da coerção penal ser buscada com ética e respeito ao conteúdo mínimo dos direitos e garantias fundamentais, sem radicalismo para uma ou outra corrente de pensamento, para que assim o processo penal tente alcançar a desejada perfeição.” (Américo Bedê Junior e Gustavo Senna) 
	
2) Direito processual penal
a) conceito: “Conjunto de normas e princípios que regulam a aplicação jurisdicional do Direito Penal objetivo, a sistematização dos órgãos de jurisdição e respectivos auxiliares, bem como da persecução penal.” (Frederico Marques)
b) autonomia: 
“Era uma vez três irmãs, que tinham em comum, pelo menos, um dos progenitores: chamavam-se direito penal, processo penal e processo civil. E ocorreu que a segunda, em comparação com as demais, que eram belas e prósperas, teve uma infância e uma adolescência desleixada, abandonada. Durante muito tempo, dividiu com a primeira o mesmo quarto. A terceira, bela e sedutora, ganhou o mundo e despertou todas as atenções (...) O Processo Penal, como a Cinderela, sempre foi preterido, tendo de se contentar em utilizar as roupas velhas de sua irmã. Mais do que vestimentas usadas, eram vestes produzidas para sua irmã (não para ela).” (Aury Lopes Júnior, citando ‘La Cenicienta’ de Carnelutti)
c) instrumentalidade
d) finalidade: “Tornar realidade o Direito Penal.” (Tourinho Filho)
e) ramo do direito público
3) relações do direito processual penal
a) com o direito constitucional
b) com o direito penal
c) com o direito civil
d) com o direito administrativo
e) com o direito comercial
f) com o processo civil
g) com o direito internacional
4) processo penal constitucional
“O Processo Penal é um instrumento a serviço do Direito Penal, mas essencialmente a serviço da Constituição.” 
(Aury Lopes Junior.)
“Não é mais admissível compreender e muito menos seguir aplicando o processo penal sem a filtragem constitucional. O Código de Processo Penal de 1941 não está superado apenas pelo tempo; está superado também por força da incompatibilidade normativa com o texto de 1988, em cujo bojo construiu-se um sistema de garantias individuais com abrangência suficiente para fazer evaporar diversos dispositivos do nosso CPP.” (Eugênio Pacelli de Oliveira).
Características de um Processo Penal Constitucional (Segundo Pacelli):
1 – Igualdade efetiva entre as partes
2 – Instrução permeada pelo contraditório
3 – Processo se desenvolve perante o juiz natural
4 – atuação efetiva de defesa técnica
5 – O livre convencimento judicial deverá sempre ser motivado
6 – Possibilidade de acesso amplo à instância recursal
‘O devido processo penal constitucional busca, então, realizar uma Justiça Penal submetida à exigência de igualdade efetiva entre os litigantes. O processo justo deve atentar, sempre, para a desigualdade material que normalmente ocorre no curso de toda persecução penal, em que o Estado ocupa posição de proeminência, respondendo pelas funções investigatórias e acusatórias, como regra, e pela atuação da jurisdição, sobre a qual exerce o monopólio.
Processo justo a ser realizado sob instrução contraditória, perante o juiz natural da causa, e no qual seja exigida a participação efetiva da defesa técnica, como única forma de construção válida do convencimento judicial. E o convencimento deverá ser sempre motivado, como garantia do adequado exercício da função judicante e para que se possa impugná-lo com maior amplitude perante o órgão recursal.” (Eugênio Pacelli de Oliveira) 
5) Tendências atuais do processo penal
A adoção de transação penal e suspensão condicional do processo como medidas para evitar o seguimento de um processo penal, em delitos de menor potencial ofensivo ou que não são cometidos com emprego de violência ou grave ameaça à pessoa.
a adoção de medidas cautelares pessoais diversas da prisão, para evitar o encarceramento provisório no curso do processo penal.
o desenvolvimento do processo penal internacional
6) questões
1) (OAB-PR/2004) Assinale a alternativa incorreta:
a) O processo penal é o meio pelo qual o Estado busca a solução de conflitos, isso lhe atribui a característica de instrumentalidade;
b) O direito processual penal é autônomo científica e legalmente, segundo a Constituição Federal de 1988, e por isso não se relaciona com nenhum outro ramo do Direito;
c) A autotutela, em que pese consistir em figura típica penalmente, é uma das formas de resolução de conflitos que pode ser citada na evolução histórica do direito processual penal;
d) As regras processuais penais não se encontram previstas exclusivamente no CPP.
2) (OAB-PR/2003) Assinale a alternativa correta:
a) O direito processual penal obedece a princípios próprios, especiais e particulares, sendo autônomo em relação a outros ramos do direito.
b) O direito processual penal é denominado de direito adjetivo, face à sua dependência do direito penal.
c) O direito processual penal é denominado de direito acessório por depender de um direito principal, qual seja, o direito penal.
d) O direito processual penal e o direito penal não guardam nenhuma relação de complementaridade visto serem, respectivamente, ramos do direito público e do direito privado. 
3) (OAB-GO/1999) O juiz, ao decidir pela inquirição de testemunha não arrolada por nenhuma das partes, está agindo conforme o princípio:
a) do contraditório;
b) da verdade formal ou material;
c) da verdade real ou material;
d) da inquisitoriedade.
Valmor Antonio Padilha Filho
valmor_padilha@hotmail.com

Outros materiais