Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CEL0474_A10_201707099758_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ANDERSON PINTO DE MORAES
	Matrícula: 201707099758
	Disciplina: CEL0474 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		O Manifesto dos pioneiros da Educação Nova trouxe ao cenário brasileiro dos anos 1930, a discussão sobre o modelo educacional que deveria prevalecer no Brasil. As propostas políticas em disputa divergiam em vários pontos, mas os pioneiros não esmoreceram diante das pressões. Os pioneiros defendiam:
	
	
	
	 
	Uma educação exclusivamente pública, garantida pelo Estado, com caráter renovado, apoiado no respeito à personalidade humana, laica, baseada no espírito da construção crítica.
	
	
	Uma educação que mesclava os interesses privados da Igreja Católica e de Igrejas Protestantes com o interesse público de formar mão-de-obra qualificada para o processo de industrialização que nascia no Brasil.
	
	
	Uma escola privada categoricamente propedêutica e alicerçada em concepção nacionalista de defesa dos símbolos e valores nacionais.
	
	
	Uma educação voltada exclusivamente para os mais capacitados, entendendo, que as crianças que não demonstrassem aptidão suficiente para compreender os ensinamentos deveriam ser excluídas das escolas.
	
	
	Uma educação religiosa, baseada nos preceitos constituídos pelos Jesuítas, a quem consideravam os verdadeiros mestres precursores da educação brasileira e, portanto, deveriam ser seguidos.
	
	
	
		
	
		2.
		(UFFS/2009) Tende-se a esquecer que "o sentido da história educativa não se esgota no escolar, e que o educativo (e o escolar) fazem parte de uma complexa engrenagem cultural e social. Passa-se por cima da questão de que a história do fato educativo se inscreve na história da cultura, da transmissão cultural, da formação e reprodução de mentalidades coletivas. Esquece-se a vital inserção da história da educação na história da sociedade." (SOLÀ, P. El estúdio diacrônico de los fenómenos educativos y las tendencias historiográficas actuales, 1995, p. 215-216. Apud FALCON, F. J. C. História cultural e história da educação. In: Revista Brasileira de História da Educação: V. 11, n. 32, p. 333, maio/ago.2006.)
Sobre a perspectiva historiográfica expressa na citação acima, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	 
	propõe que a contextualização histórica é imprescindível.
	
	
	apresenta um viés de cunho historicista.
	
	
	se enquadra na história antiga.
	
	
	indica que a manifestação cultural não deve ser objeto da historiografia
	
	
	apresenta uma concepção totalizadora.
	
	
	
		
	
		3.
		(ENADE -2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condi- ções essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas conseqüências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	
	
	
	
	(C) Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	
	 
	(D) Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	
	(B) Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	
	(A) Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	
	(E) Conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	
	
		
	
		4.
		Leia o texto abaixo:
"Havia traços comuns entre a corrente autoritária e o integralismo totalitário, mas eles não eram idênticos. O integralismo pretendia alcançar seus objetivos através de um partido que mobilizaria as massas descontentes e tomaria de assalto o Estado. A corrente autoritária não apostava no partido, e sim no Estado; não acreditava na mobilização em grande escala da sociedade, mas na clarividência de alguns homens. Para ela, no limite, um partido fascista levaria à crise do Estado; o estadismo autoritário, ao contrário, conduziria ao seu reforço." (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995).
Na opinião do historiador Boris Fausto havia uma importante diferença entre as correntes fascistas e o estadismo autoritário que disputavam o cenário político brasileiro na década de 1930. Uma consequência dessa diferença foi:
	
	
	
	
	O estímulo de Vargas à realização de eleições.
	
	
	O estímulo de Vargas à constituição de sindicatos autônomos em relação ao Estado.
	
	
	A repressão de Vargas à Intentona Comunista.
	
	 
	a repressão de Vargas à Intentona Integralista.
	
	
	O apoio de Vargas ao PCB.
	
	
	
		
	
		5.
		A respeito do aluno e professor, as principais características do período da educação brasileira marcado pelo Escolanovismo são:
	
	
	
	
	Professor - O professor é um mediador no processo de ensino-aprendizagem, a quem compete planejar, orientar, organizar, proporcionar recursos e encaminhar as diferentes atividades realizadas pelos alunos. Aluno - A aprendizagem é um processo de construção individual do sujeito que não copia a realidade, mas a constrói a partir de suas representações internas. A interpretação pessoal rege o processo de conhecer, o qual desenvolve seu significado através da experiência.
	
	
	Professor - O saber é transmitido em unidades previamente divididas em função de objetivos específicos passíveis de serem avaliados. Aluno - Aceita os conteúdos sem questionar, o que torna o currículo uma estrutura fechada.
	
	
	Professor - Transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto. Preocupa‐se com a memorização dos conteúdos. Aluno - É passivo e seu papel é receber ordens e recomendações do professor, executar a disciplina, a obediência e o espírito de trabalho.
	
	 
	Professor - Ensinar é criar condições de aprendizagem. O importante é aprender a aprender. O professor passa a estimulador e orientador da aprendizagem. Aluno - O centro da ação educativa situa‐se na relação professor‐aluno, partindo do princípio de que o aluno é o centro da escola, o protagonista do processo de ensino‐aprendizagem.
	
	
	Professor - Responsável pela emancipação da criança, a qual ocorre por meio do exemplo pedagógico. Aluno - Aprende fundamentalmente pela observação do mestre.
	
	
	
		
	
		6.
		Assinale abaixo o nome do movimento educacional brasileiro ocorrido no Brasil nas primeiras décadas do século XX que teve inspiração nas ideias do pensador norte-americano John Dewey
	
	
	
	
	Criacionismo
	
	 
	Escolanovista
	
	
	Tecnicista
	
	
	Reformista
	
	
	Situacionista
	
	
	
		
	
		7.
		Durante a Ditadura Militar Brasileira (implantado em1964), diversas medidas foram implantadas relacionadas com o processo de educação. Ratificando esse pensamento, podemos afirmar corretamente que:
	
	
	
	
	o governo da ditadura implantou disciplinas como Psicologia e Antropologia, como elementos de esclarecimento social do brasileiro;
	
	
	o governo Militar determinou que o ensino médio deveria ser atividade de controle e administração das prefeituras (municípios);
	
	
	o governo da ditadura implantou o Projeto De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, desenvolvido pelo Professor Paulo Freire;
	
	
	o governo militar fechou as Universidades Federais no intuito de controlar a produção acadêmica no Brasil.
	
	 
	O governo militar implantou disciplinas como Educação Moral e Cívica (E.M.C.) e Organização Social e Política Brasileira (O.S.P.B), bem como implantou projetos de Educação de Jovens e adultos como o MOBRAL e o Projeto Minerva.
	
	
	
		
	
		8.
		(UFES - PEDAGOGIA - adaptada) No contexto das transformações da sociedade contemporânea o debate sobre o papel da escola tem se ampliado. Assinale a alternativa que NÃO relaciona de forma correta essas transformações e a educação.
	
	
	
	
	A tensão em que a escola se encontra, não significa seu fim como instituição social educativa ou o início de um processo de desescolarização da sociedade. Indica, o início de um processo de reestruturação dos sistemas educativos.
	
	
	Os acontecimentos do mundo atual afetam a educação escolar de várias maneiras, seja modificando os objetivos e prioridades da escola ou produzindo modificações nos interesses, nas necessidades e nos valores escolares.
	
	
	Como instituição social educativa, a escola vem sendo questionada acerca de seu papel ante as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo.
	
	 
	Globalização designa uma gama de fatores que provocaram transformações apenas no campo econômico e político.
	
	
	O capitalismo para manter sua hegemonia, reorganiza suas formas de produção e consumo e elimina fronteiras comerciais para integrar mundialmente a economia.

Outros materiais