Buscar

Caso concreto 1 Civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III - CCJ0014 
SEMANA 1 
Caso Concreto 1 
O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação: - A vontade é um dos principais elementos para a formação dos contratos. Deve ser valorizada. Porém dentro de toda a lógica normativa que envolve os deveres e obrigações contratuais. Assim o contrato se tornou um instituto funcionalizado, isto é, uma vez não cumprida a sua função, não possui efeitos jurídicos. Nesse contexto a autonomia de vontade das partes dentro da relação negocial existente está condicionada ao cumprimento da função social. A seguir, o professor colocou as seguintes perguntas no quadro: 
a) Quais as condições de validade do contrato? 
 O contrato como negócio jurídico que é, para produzir os efeitos desejados pelas partes devem observar os requisitos de validade elencados no art. 104, CC, não obstante em alguns contratos a lei exigirá algumas condições específicas para sua validade, como por exemplo a exigência de autorização dos demais descendentes no caso de venda de ascendente para descendentes ou ainda naquelas hipóteses onde se exige da pessoa casada a chamada vênia conjugal. 
b) O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual? 
 A autonomia da vontade consiste numa prerrogativa conferida ao indivíduo possibilitando a criação de direitos e obrigações em razão dos interesses das partes envolvidas. Contudo, não podemos interpretá-la com um critério absoluto conforme fazia a ordem jurídica anterior, pois atualmente aplicamos a essas relações o princípio da isonomia substancial devendo os efeitos da vontade serem analisados também em razão de eventuais diferenças (vulnerabilidade) que possam existir na relação.
c) O que vem a ser a função social do contrato?
 A função social do contrato é um dos instrumentos utilizados como limitador dos interesses particulares quando estes numa relação contratual vierem a afetar interesses da sociedade como um todo impedindo que a circulação de riquezas ocorra de forma harmônica, justa e solidária.

Outros materiais