Buscar

AULA 7 Aula de Revisao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
REVISÃO
Profs. Mª Germana/Sarah Brandão
*
*
Medula Espinhal
Localização: Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clinica e no adulto situa-se geralmente em L2. A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.
*
*
Medula Espinhal
Função: A medula espinhal não é apenas um condutor de impulsos nervosos. Os circuitos neuronais medulares são importantes na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos.
A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
*
*
Medula Espinhal: Considerações Anatomoclínicas:
Lesão da coluna Anterior: ocorre na poliomielite (paralisai infantial), cujo vírus destrói os neurônios motores da coluna anterior. Desenvolve-se a síndrome do neurônio motor inferior no território muscular correspondente à area da medula que foi lesada. Ocorre deformidades por ação de grupos musculares de antagonistas paralisados.
*
*
Medula Espinhal: Considerações Anatomoclínicas:
Tabes Dorsalis: lesão das raízes dorsais por neurosífilis. Como contém fibras que formam o fascículodo grácil e cuneiforme, o pact desenvolve perda da propriocepção, perda do tato epicrítico (fino), perda da sensibilidade vibratória e estereognosia (reconhecer objetos sem a visão).
*
*
Medula Espinhal: Considerações Anatomoclínicas:
*Hemissecção da Medula (Síndrome de Brown-Séquard): interrupção dos principais tractos. Os sintomas resultantes da secção dos tractos que não se cruzam na medula aparecem do mesmo lado. Já a lesão dos que cruzam manifestam-se no lad oposto ao lesado (próximo slide).
*
*
*Hemissecção da Medula
Sintomas do mesmo lado da lesão:
Paralisia espástica (tracto córtico-espinhal lateral);
Perda da propriocepção consciente e do tato epicrítico (fascículo grácil e cuneiforme).
Sintomas do lado oposto da lesão (tractos cruzados):
Perda da sensibilidade térmica e dolorosa (tracto espino-talâmico lateral);
Leve diminuição do tato protopático e pressão )tractyoespino-talâmico anterior).
*
*
Medula Espinhal: Considerações Anatomoclínicas:
Siringomielia (Síndrome Centro Medular): há formação de uma cavidade no canal central da medula levando destruição da substância cinzenta e comissura branca (tractos espino-talâmicos laterais). Ocorrendo perda da sensibilidade térmica e dolorosa de ambos os lados (dermátomos). Há propriocepção pois não lesiona fascículo grácil e cuneiforme.
*
*
Medula Espinhal: Considerações Anatomoclínicas:
Transecção da Medula: imediatamente após a secção completa por trauma, o pact entra em estado de choque espinhal que caracteriza-se por perda absoluta da sensibilidade, dos movimentos e do tônus nos músculos inervados pelos segmentos medulares situados abaixo da lesão. Há ainda retenção de urina e fezes. Após período variável, reaparecem os movimentos reflexos porém não há recuperação dos movimentos voluntários ou da sensibilidade.
*
*
Medula Espinhal: Considerações Anatomoclínicas:
Compressão da Melula por Tumor: (canal vertebral) aos poucos comprime a medula de fora pra dentro, resultando em sintomatologia variável conforme posição do tumor. Inicialmente pode aparecer dores em dermátomos correspondentes às raízes dorsais comprometidas. Com o progredir da doença, aparecem sintomas de comprometimento de tractos medulares.
*
*
Bulbo (medula oblonga)
Localização: Como não se tem uma linha demarcando a separação entre medula e bulbo, considera-se que o limite está em um plano horizontal que passa imediatamente acima do filamento radicular mais cranial do primeiro nervo cervical, o que corresponde ao nível do forame magno.
O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visível no contorno deste órgão, sulco bulbo-pontino, que corresponde à margem inferior da ponte. A superfície do bulbo é percorrida por dois sulcos paralelos que se continuam na medula. Estes sulcos delimitam o que é anterior e posterior no bulbo. 
*
*
Bulbo
Função: no bulbo localiza-se o centro respiratório, muito importante para a regulação do ritmo respiratório. Localizam-se também o centro vasomotor e o centro do vômito. 
*
*
Bulbo: Considerações Anatomoclínicas
Lesão da Base do Bulbo (hemiplegia cruzada com lesão do hipoglosso): comprometem lesão da pirâmide (tracto córtico-espinhal) causando hemiparesia do lado oposto ao lesado; e comprometem lesão do hipoglosso, causando paralisia dos músculos da metade da língua situada no lado lesado, com sinais da síndrome de neurônio motor inferior (hipotrofia destes músculos).
*
*
OBS
Como a musculatura de uma das metades da língua está paralisada, quando o doente faz a protusão da língua , a musculatura do lado normal desvia a língua para o lado lesado.
*
*
Bulbo: Considerações Anatomoclínicas
Sindrome da Artéria Cerebelar Inferior Posterior (Síndrome de Wallemberg): A artéria cerebelar inferior posterior, ramo vertebral, irriga a parte dorsolateral do bulbo. Pode ocorrer lesão do pedúnculo cerebelar inferior (incoordenação do movimentos na metade do corpo ipsilateral à lesão), lesão do tracto espinhal do trigêmio e seu núcluo (perda da sensibilidade térmica e dolorosa na metade do corpo ipsilateral), lesão do tracto espino-talâmico lateral (mesmo acima porém contralateral), lesão do núcleo ambíguo (nn. Vago e glossofaríngeo).
*
*
Ponte
Localização: Esta situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela túrcica do esfenóide.
Função: A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento (memória).
*
*
Ponte: Considerações Anatomoclínicas
Lesão do nervo facial: o n.facial se origina na ponte (sulco bulbo-pontino). Sua lesão leva a paralisia total dos músculos da mímica facial na metade lesada. Como a musculatura do lado oposto é normal, resulta em desvio da comissura labial para o lado normal. Há também lesão do músculo orbicular do olho, não permitindo o fechamento da pálpebra predispondo o olho à lesões e infecções.
*
*
Paralisias do n. facial
Periférica: (de Bell) lesão do motoneurônio inferior do facial, causa paralisia homoloaterais. Acomete toda metade da face e são paralisia totais.
Central: lesão do motoneurônio superior, causa paralisia contralateral. Manifestam-se apenas nos músculos da metade inferior da face, e pode haver contração involuntária da mímica como manifestação emocional (ri ou chora).
*
*
Ponte: Considerações Anatomoclínicas
Lesão da base da ponte: (Síndrome de Millard-Gubler) compromete o tracto córtico-espinhal e as fibras do n. abducente, resulta em hemiplegia cruzada, com lesão do abducente (paralisia do músculo reto lateral do mesmo lado da lesão, impede mov. de abdução do olho). Os movimentos dos olhos se tornam não conjugados, além de haver diplopia (vê 2 imagens).
*
*
Ponte: Considerações Anatomoclínicas
Lesão ao nível da emergência do n. trigêmio: comprometem tracto córtico-espinhal es fibras do trigêmio, determinando hemiplegia cruzada. A lesão do trigêmio causa: pertubações motoras (paralisia da musc. mastigadora ipsilateral) e sensitivas (anestesia da face ipsilateral).
*
*
Mesencéfalo
Localização: Interpões-se entre a ponte e o cerebelo, do qual é representado por um plano que liga os dois corpos mamilares, pertencentes ao diencéfalo, à comissura posterior. 
É atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral.
A parte do mesencéfalo situada dorsalmente ao aqueduto é o tecto do mesencéfalo. Ventralmente, temos os dois pedúnculos cerebrais, que por sua vez, se dividem em uma parte dorsal, o tegmento e outra ventral, a base do pedúnculo. 
*
*
Mesencéfalo
Função: está envolvido na recepção e coordenação de informações sobre a postura corporal.
*
*
Mesencéfalo: Considerações Anatomoclínicas
Lesão da base do pedúnculo cerebral (Síndrome de Weber): compromete o tracto córtico-espinhal (já visto e lesão do n. oculomotor, resultando em (no lado da lesão) impossibilidade de mover o bulbo ocular (musc. Reto sup., inf, medial), diplopia, estrabismo divergente, ptose palpebral, dilatação da pupila (midríase).
*
*
Mesencéfalo: Considerações Anatomoclínicas
Lesão do Tegmento do Mesencéfalo (Síndrome de Benedikt): compromete o n. oculomotor, núcleo rubro e lemniscos medial, espinhal e trigeminal. Resulta em lesão do oculomotor (anterior), lesão dos lemniscos medial, espinhal e trigeminal (anestesia da metade oposta do corpo), lesão do núcleo rubro (tremores e movimentos anormais do lado contralateral).
*
*
Cerebelo
Localização: repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo occipital por uma prega da dura-máter denominada tenda do cerebelo. Liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar inferior e à ponte e mesencéfalo pelos pedúnculos cerebelares médio e superior, respectivamente.
*
*
Cerebelo
Função: o cerebelo difere fundamentalmente do cérebro porque funciona sempre em nível involuntário e inconsciente, sendo sua função de manuntenção do equilíbrio e da postura, controle de tônus e controle de movimentos voluntários, além de aprendizagem motora (repetitivas).
*
*
Cerebelo: Características Anatomoclínicas
A lesão do cerebelo causa incoordenação dos movimentos (ataxia, marcha atáxica) e da articulação das palavras; perda do equilíbrio; diminuição do tônus da musculatura esquelética (hipotonia).
*
*
Hipotálamo
Localização: se localiza abaixo do tálamo, na região do diencéfalo, juntamente com o epitálamo e o tálamo. Os corpos mamilares, túber cinéreo, infundíbulo e quiasma óptico são estruturas do hipotálamo.
*
*
Hipotálamo
Função: 
Controle do sistema nervoso autônomo;
 Regulação da temperatura corporal;
 Regulação do comportamento emocional;
 Regulação do sono e da vigília;
 Regulação da ingestão de alimentos;
 Regulação da ingestão de água;
 Regulação da diurese;
 Regulação do sistema endócrino;
 Geração e regulação de ritmos circadianos. 
*
*
Hipotálamo: Características Anatomoclínicas
Lesões no Hipotálamo causam, em geral, efeitos opostos à sua função. Por exemplo:
Lesões bilaterais do Hipotálamo lateral: diminuem, quase a zero, a ingestão de água e alimento, levando muitas vezes à desnutrição, que pode conduzir até à morte. 
Lesões bilaterais das áreas ventromediais do Hipotálamo: produzem efeitos que, na sua maioria, são opostos aos decorrentes das lesões do Hipotálamo lateral. 
A lesão de outras áreas do sistema límbico, em especial a amígdala, área septal e áreas do mesencéfalo: causam muitas vezes efeitos semelhantes aos acima mencionados para o Hipotálamo.
*
*
Subtálamo
Localização: se localiza abaixo do tálamo, sendo limitado lateralmente pela cápsula interna e medialmente pelo hipotálamo.
Função: regulação da motricidade somática (núcleo subtalâmico).
*
*
Subtálamo: considerações anatomoclínicas
Hemibalismo (lesão do núcleo subtalâmico): causa movimentos anormais das extremidades. Estes movimentos são muito violentos e muitas vezes não desaparecem nem com o sono, podendo provocar exaustão ao doente.
*
*
Epitálamo (glândula pineal)
Localização: parte superior e posterior do diencéfalo (contém formações endócrinas e não endócrinas).
Função: secreta melatonina, hormônio responsável pelo sono (ritmo circadiano); possui ação frenadora sobre as gônadas, o que não causa puberdade precoce.
*
*
Tálamo
Localização: situado no diencéfalo acima do sulco hipotalâmico.
Função: sensibilidade; motricidade; comportamento emocional; ativação do Córtex; desempenha algum papel no mecanismo de vigília, ou estado de alerta. 
*
*
Tálamo: considerações anatomoclínicas
Síndrome talâmica: dor central (pouco específica, espontânea e pouco localizada, que se irradia contralateralmente ao tálamo comprometido. Sensações térmicas e táteis desproporcionais e intensas a um estímulo). Fisiopatologia pouco esclarecida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais