Buscar

aula 2.1 Promoção proteção e recuperação da saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Promoção, proteção e recuperação da saúde
Prof.ª Msc Graziele Amorim
Definição de saúde
As primeiras tentativas de se definir Saúde, na década de 70, partiram da noção de saúde como ausência de doença.
Como você definiria a saúde?
Saúde é...
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): 
 - “Saúde é completo bem-estar físico, mental e social.”
É a ciência e arte de prevenir doenças, prolongar vida, promover saúde física e a eficiência do indivíduo através de esforços organizados em coletividade (comunidade) visando saneamento do meio ambiente, combate da doenças transmissíveis que ameaçam a mesma.
Saúde coletiva 
Quando surgiu o conceito de Saúde Coletiva?
Década de 70
Para superar a crise no campo da saúde
Varíola
Rubéola
Peste bubônica
A saúde pública é entendida neste texto como vários movimentos que surgiram tanto na Europa quanto nas  Américas como forma de controlar, a priori,  as endemias que ameaçavam a ordem econômica vigente e depois como controle social, buscando a erradicação da miséria, desnutrição e analfabetismo. Contudo os vários modelos de saúde pública não conseguiram estabelecer uma política de saúde democrática efetiva e que ultrapassasse os limites interdisciplinares, ou seja, ainda permanecia centrado na figura hegemônica do médico.
Dessa forma, muitos programas de saúde pública, endossados pela Organização Mundial de Saúde, ficaram reduzidos à assistência médica simplificada, isto é, aos serviços básicos de saúde; resumindo: para uma população pobre um serviço pobre
6
Declaração de Alma-Ata
É a carta de intenções resultante da 1ª Conferência Internacional sobre os Cuidados de Saúde Primários.
Enquadrou-se no movimento mundial, sob a responsabilidade e empenho da OMS, de combater as desigualdades entre os povos e a alcançar a audaciosa meta de "Saúde Para Todos no Ano 2000".
Relembrando o seu conteúdo por pontos essenciais:
Na Declaração de Alma-Ata (DAA) assume-se a saúde como um direito humano fundamental.
O contexto mundial, em termos de saúde, é o de profundas desigualdades não só entre países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, como também entre regiões de um mesmo país.
 A saúde dos povos resulta dum conjunto de interdependências e reciprocidades: a paz mundial, o desenvolvimento socio-econômico e a qualidade de vida são apenas alguns dos fatores de contribuem para um elevado nível de saúde. 
Declaração de Alma-Ata 1978
1978 cazaqusitão (ex-república socialista soviética)
A Declaração de Alma-Ata se compõe de 10 itens que enfatizam a Atenção primária à saúde (Cuidados de Saúde Primários)
envolvimento e participação das populações como um direito e um dever das mesmas;
Declaração de Alma-Ata
O desafio proposto pela DAA apresenta-se sob a forma da seguinte Meta: que "todos os povos, até ao ano 2000, atinjam um nível de saúde que lhes permita um vida saudável e economicamente produtiva". Para tal, governos e comunidade internacional deveriam implementar ou colaborar na implementação dos Cuidados de Saúde Primários, entendidos como elemento chave na obtenção da "Saúde para Todos".
Declaração de Alma-Ata
A Carta de Ottawa
 É um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986.
Esta Carta foi baseada nos progressos decorrentes da Declaração sobre os Cuidados de Saúde Primários de Alma-Ata e no documento As Metas da Saúde para Todos da Organização Mundial de Saúde
Pré-requisitos para a Saúde
paz, 
Abrigo
Educação
Alimentação
Recursos económicos
ecossistema estável
recursos sustentáveis
justiça social 
equidade.
Saúde Coletiva
Tem a intenção de compreender e interpretar os determinantes sociais da saúde e das doenças;
é um "campo de práticas diversas socialmente determinadas, que se apoiam em diferentes disciplinas científicas interdisciplinares 
13
Saúde Coletiva
Trata da organização social dos serviços de saúde;
Fundamenta-se na interdisciplinaridade;
Fisioterapeuta
Médico
Enfermeiro
Nutricionista
Profissional da Ed. Física
Biomédico
como possibilitadora da construção de um conhecimento ampliado da saúde e na multiprofissionalidade como forma de enfrentar a diversidade interna ao saber/ fazer das práticas sanitárias.
14
É uma ciência histórico-social - características do ser humano com fatores socioeconômicos explicam os fenômenos de saúde e doença.
Saúde Coletiva
Idade
Hábitos de vida
Raça
Gênero
Habitação
É uma ciência histórico-social, percebendo que as características dos seres humanos (doentes ou não) são sobretudo, um produto de forças sociais mais profundas, ligadas a uma totalidade econômico-social que é preciso conhecer e compreender para explicarem-se adequadamente os fenômenos de saúde e de doença com os quais ela se defronta"
15
E atenção à saúde?
É tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano, incluindo ações e serviços de promoção, prevenção e reabilitação e tratamento de doenças. 
Está organizado em níveis de atenção: 
Básica
Média (consultas ambulatoriais e hospitalares, exames, pequenas cirurgias) 
Alta complexidade (cirurgia, oncologia)
Na atenção básica 
Tem-se um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. 
Desenvolvida por meio de práticas gerenciais, sanitárias, democráticas e participativas.
O Programa Saúde da Família é sua estratégia de operacionalização;
Seus fundamentos são: 
Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos;
Efetivar a integralidade;
Desenvolver relações de vínculo e responsabilização;
Valorizar os profissionais;
Estimular a participação popular e o controle social.
Atenção básica 
Atenção Básica à Saúde Áreas Estratégicas 
Prevenção em saúde
Ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso da doença. 
As ações preventivas são intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. 
Prevenir: preparar; chegar antes de; dispor de maneira que evite (dano, mal); impedir que se realize. A prevenção em saúde "exige uma ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença". As ações preventivas definem-se como intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. 
Seu objetivo é o controle da transmissão de doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos. 
21
Seu objetivo é o controle da transmissão de doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos. 
Prevenção em saúde
Promoção em saúde
Define-se, de maneira mais ampla que a prevenção;
Refere-se a medidas que não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e o bem-estar gerais.
A Promoção da Saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. 
Promover: dar impulso a; originar; gerar. Promoção da saúde define-se, tradicionalmente, de maneira bem mais ampla que prevenção, pois refere-se a medidas que "não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e o bem-estar gerais“ As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial. 
24
 As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial. 
“promoção da saúde é o nome dado ao
processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.
Promoção em saúde
Promoção em Saúde
Não é uma ferramenta exclusiva da saúde coletiva, mas de todo o campo de saúde, inclusive da sociedade geral.
Sendo assim a construção de uma teoria sobre a promoção de saúde, ou sobre o processo saúde/enfermidade/intervenção, não seria ferramenta exclusiva da saúde coletiva, mas de todo o campo de saúde. 
26
Não há como repensar suas práticas desconhecendo o acervo da biologia, da psicologia e da clínica em geral.
 
Promoção em Saúde
HIV
Zika
Câncer
Como pensar na Aids ignorando ou a cultura, ou funcionamento concreto dos serviços de saúde, ou o comportamento do vírus, ou a potência dos imunobiológico ou dos tratamentos medicamentosos? 
27
Existem diversos modos para produzir saúde. 
Cada modo de produção de saúde é composto por uma dada combinação – qualitativa e quantitativa – de práticas. 
Promoção em Saúde
Podemos identificar quatro modos básicos para produzir saúde: 
1- A produção social de saúde: em que transformações econômicas, sociais e políticas produzem padrões saudáveis de existência, dificultando o surgimento de enfermidades. 
Promoção em Saúde
2. A saúde coletiva: em que por meio da vigilância à saúde e da ação específica de profissionais de saúde, mais ou menos articulados com outros setores e outros agentes;
 e do desenvolvimento de ações predominantemente voltadas para a promoção e prevenção, dificultam-se ou impedem-se mortes e enfermidades; 
Promoção em Saúde
3. A clínica e a reabilitação: em que práticas de assistência e de cuidado produzem saúde, ainda que em sujeitos isolados; 
4. Atendimento de urgência e de emergência: em que, a partir de modelos de intervenção que alteraram bastante uma série de características da clínica tradicional, consegue-se evitar morte e sofrimento. 
Promoção em Saúde
Portaria nº648 de 28/03/2006
Aprova a Política Nacional de Atenção Básica 
Estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agentes Comunitários (PACS).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais