Buscar

ATIVIDADE LINGUISTICA APLICADA

Prévia do material em texto

LINGUÍSTICA APLICADA EM LÍNGUA PORTUGUESA 
AULA 1
1 Gramática e Linguística se diferencia e se aproximam em diversos aspectos. Nesse sentido, podemos afirmar que a Linguística é essencialmente: Descritiva
2.Leia a citação a seguir. "Conjunto de regras que o cientista encontra nos dados que analisa, à luz de determinada teoria e método. Essas regras seriam as utilizadas pelos falantes na construção real dos enunciados." (Travaglia, 1995:24) A citação apresentada refere-se ao conceito de gramática: 	descritiva
3. Leia o trecho da entrevista do professor Ataliba de Castilho: "Com o tempo, o aluno será levado a se apropriar de escritas mais elaboradas, o que é obrigação da escola. Ele precisará desse conhecimento para ir do seu mundo familiar para um maior, o da sociedade." Para o professor, o ensino de gramática na escola deve ser feito de um modo específico para que o aluno possa: ter sua fala e sua escrita como um ponto de partida para as reflexões sobre a língua.
 4. Ao longo da história, o termo "linguagem" foi concebido de três maneiras diferentes. Correlacione, adequadamente, a concepção de linguagem a sua descrição. I- Linguagem como apresentação do mundo e do pensamento. II- Linguagem como instrumento de comunicação. III- Linguagem como forma de ação ou interação. A- Considera a língua como um código através do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. B- Segundo essa concepção, o homem representa para si o mundo através da linguagem e, assim sendo, a função da língua é representar (= refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo. C- Considera a linguagem como atividade, como forma de ação; como lugar de interação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes nações e/ou comportamentos, levando ao estabelecimento de vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Marque a alternativa correta: I-B II-A 3-C
5. Sabe-se que o estabelecimento do que é gramatical ou agramatical depende do conceito de gramática a que se está referindo. Com isso em mente, analise os enunciados abaixo: I- Eu vi ele ontem. II- As menina chegou. III- Me empresta sua bolsa? Esses enunciados seriam: gramaticais para a gramática descritiva, pois obedecem às regras de funcionamento da língua.
6.Tendo em mente o conceito de gramática descritiva, analise as afirmativas abaixo. I- Descreve as observações linguísticas atestadas entre os falantes de uma determinada língua. II- Não prescreve normas ou define padrões em termos de julgamento de correto-incorreto. III- Impõe regras determinadas para uma língua qualquer. IV- Busca documentar uma língua tal como ela se manifesta no momento da descrição. Estão corretas as seguintes proposições sobre uma gramática descritiva: I, II e IV
 7.Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a principal diferença entre a gramática prescritiva e a gramática descritiva. A primeira explicita as regras determinadas para uma língua qualquer. A segunda descreve as observações linguísticas atestadas entre os falantes de uma determinada língua.
8.Leia a citação a seguir. "É um sistema de noções mediante as quais se descrevem os fatos de uma língua, permitindo associar a cada expressão dessa língua uma descrição estrutural e estabelecer suas regras de uso, de modo a separar o que é gramatical do que não é gramatical." (Travaglia, 1995:24) A citação apresentada refere-se ao conceito de gramática: descritiva
AULA 2
1. A Linguística ocupa um papel fundamental na formação do professor de Língua Portuguesa. O contato com suas correntes teóricas possibilita ao professor ampliar sua visão sobre a língua. A corrente sociolinguística, por exemplo, contribui para o entendimento de algumas questões linguísticas importantes em sala de aula. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas questões: O ensino da literatura brasileira na escola.
2.Leia a citação a seguir. "Ela [ a língua ] varia no espaço, criando no seu território o conceito dos dialetos regionais. Também varia na hierarquia social, estabelecendo o que se chama os dialetos sociais. Varia, ainda, para um mesmo indivíduo, conforme a situação em que se acha (...), estabelecendo o que um grupo moderno de linguistas ingleses denominava os registros. Finalmente, uma exploração estética da linguagem, para o objetivo de maior expressividade, faz surgir o que se classifica como o estilo, desde a Antiguidade Clássica." (CAMARA Jr., J. M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis, Vozes, 1988. p.17) Para o autor, a variação linguística é uma característica inerente a todas as línguas do mundo.
3. A Linguística é uma ciência, pois tem interesse pelo modo como a língua efetivamente é.
4.Leia a citação a seguir: "Outros, adeptos da gramática tradicional, muito mais antiga que a linguística, vêem nesta última uma ameaça à 'pureza da língua', por ser, segundo eles, uma disciplina por demais permissiva e tolerante com os 'erros gramaticais dos falantes incultos'. Isso tudo demonstra que ainda hoje a linguística vive cercada por uma aura de desconhecimento e preconceito, fruto, sem dúvida, da ignorância geral sobre o assunto." (Bizzocchi, Aldo. Linguística e Gramática. Não devemos confundir Linguística e Gramática Normativa, pois I- a Linguística é uma ciência; a Gramática Normativa, uma doutrina. II- a Linguística rotula os usos como certos ou errados; a Gramática Normativa, não estabelece juízos de valor a respeito da língua. III- a Linguística estuda e descreve a língua em si, tal qual ela é falada; a Gramática Normativa, como os falantes cultos devem falar ou escrever. Está(ão) correto(s) o(s) comentário(s):	I e III apenas
5.O professor de Língua Portuguesa sabe que a língua não se manifesta do mesmo modo em todos os lugares em que é falada devido à variação linguística. Com isso em mente, analise as afirmativas a seguir. I. Entende-se por variação linguística o uso diferente da língua, um outro modo de expressão aceitável em determinados contextos. II. As variedades que se diferenciam da variedade considerada padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas. III. Como as línguas são heterogêneas e variáveis, os falantes apresentam variações na sua forma de expressão, provenientes de diferentes fatores. Estão corretas as afirmativas: 	I e III apenas
6. Segundo a Linguística, estudo científico da linguagem humana, o enunciado "Nós pega o peixe”	não deve ser julgado como certo ou errado, pois, como uma ciência, ela não estabelece juízos de valor a respeito da língua.
7. Dos itens apresentados abaixo, assinale aquele que NÃO faz parte do escopo de investigação da Linguística: Análise literária
8. É comum ouvirmos professores desatualizados afirmar que valorizar a variação linguística é: I- aceitar tudo o que o aluno produz. II- deixar de ensinar gramática. III- buscar um ensino mais reflexivo e contextualizado. Estão corretos os comentários: I e II apenas.
AULA 3
1 Os Parâmetros Curriculares Nacionais organizam os conteúdos de forma a levar os professores, não somente em Língua Portuguesa, mas também nas outras disciplinas, a serem mediadores do processo de construção do conhecimento dos alunos.
2. Leia o trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais apresentado a seguir. "Responsável pelo fracasso escolar que se expressa com clareza em dois funis em que se concentra a maior parte da repetência: na primeira série (ou nas duas primeiras) e na quinta série. No primeiro pela dificuldade de alfabetizar; no segundo por não se conseguir levar os alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condição primordial para que continuem a progredir." (PCN,1998, p. 17). Pode-se dizer que a citação apresentada refere-se ao domínio, pelos alunos, da leitura e da escrita.
3. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de algumas críticas, têm o seu valor e vêm servindo ao debate a respeito do ensino de Língua Portuguesa. Comocríticas aos PCN, podemos destacar: I- Os PCN têm o caráter impositivo. II- Os PCN estão fora da realidade brasileira. III- Os PCN colaboram com a formação do cidadão crítico e consciente. IV- Os PCN focam a pluralidade de usos da língua. Estão corretas as afirmativas: I e II apenas.
4. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p. 18), é possível encontrar algumas críticas no que se refere ao ensino fundamental. Marque a alternativa que não corresponde a uma dessas críticas. O trabalho com diferentes gêneros textuais nas atividades de leitura e de produção textual.
5. Uma prática de ensino de Língua Portuguesa que vise ao desenvolvimento da competência linguística dos alunos no que se refere à habilidade da fala não pode prescindir de gêneros discursivos adequados para esse fim. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997), são considerados gêneros discursivos adequados para o desenvolvimento da linguagem oral: entrevistas, debate regrado, jogral.
6. Segundo Santos (2005), "algumas ideias defendidas nos PCN não são novas, mas a reação dos profissionais de educação diante desse material não tem sido das melhores." (p. 173). Isso se deve ao fato de boa parte dos professores: desconhecer alguns pressupostos teóricos da Linguística que norteiam as discussões dos PCN.
7.Os Parâmetros Curriculares Nacionais surgiram como norteadores do ensino no país. No que tange ao ensino de língua, quebrou paradigmas, pois é bastante influenciado pela: Linguística Textual
8. Como pressupostos da Linguística abordados nos PCN, podemos destacar: I- Linguística Textual - conceitos de coesão e coerência. II- Estruturalismo - visão diacrônica dos estudos linguísticos. III- Sociolinguística - variedade e pluralidade de uso inerente a qualquer língua. IV- Neurolinguística - foco na perda da linguagem. Estão corretas as afirmativas: I e III apenas.
AULA 4
1.Sabe-se que há uma lacuna entre aquilo que a gramática normativa prescreve e o que o falante culto de fato produz. Segundo os resultados das pesquisas do projeto NURC, pode-se dizer que A- Nas situações formais de fala de informantes de escolaridade mais alta, a distância entre as prescrições e o uso real já é significativa. B- Se os falantes de escolaridade mais alta nas suas falas formais se comportam como tal em relação à norma prescritiva, provavelmente se comportam da mesma forma em relação à escrita. C- Não há diferença de uso entre o modo como o indivíduo altamente escolarizado produz em contextos de fala informal e o que está prescrito na gramática normativa. Está(ão) correto(s) o(s) resultado(s) apresentado(s) na(s) letra(s): A e B apenas
2.Observe o diálogo entre um professor e um aluno, reproduzido a seguir. - Professor, dizer "nós come" está errado? - Sim, querido aluno. O certo é dizer "nós comemos". - Mas, lá na minha comunidade, todo mundo fala assim... A partir da análise do diálogo, sobre o exemplo apresentado pelo aluno, podemos dizer que o professor poderia responder a ele: I- "nem certo, nem errado, mas está inadequado para uso fora da sua comunidade." II- "está inadequado para o uso geral do padrão culto." III- "todos na sua comunidade são ignorantes, pois falam errado." IV- "não vale a pena falar sobre isso, pois não devemos falar assim." Com base nos objetivos do ensino de Língua Portuguesa atualmente, assinale as respostas ao aluno que seriam pertinentes. I e II apenas
3. Travaglia (2001:17) propõe a seguinte pergunta: "Para que se dá aulas de Português a falantes nativos de Português?". Para responder a essa pergunta, devemos pensar que trabalhar com o ensino de Língua Portuguesa é capacitar o aprendiz a empregar a adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação.
4. Lucchesi e Lobo (1988, apud Vieira & Brandão, 2008) propõem uma distinção entre norma padrão e norma culta. Para os autores, norma padrão I- pode ser chamada de variedade padrão ou língua padrão. II- é a variedade linguística de menor prestígio social. III- é a variedade linguística que se caracteriza apenas pelo vocabulário erudito. IV- corresponde aos modelos contidos nas gramáticas normativas. Estão corretas as afirmativas: I e IV apenas
5. Leia: Os linguistas não foram bem entendidos. Eles não dizem que vale tudo. Pelo contrário, eles estabelecem correspondências, correlações, entre o fato linguístico e a situação social em que ele ocorre. As análise feitas demonstraram isso. Se você fala com pessoas de sua classe, numa situação de informalidade, é a estrutura ¿xis¿ que vai aparecer. Se a situação é de formalidade, será ¿ipsilon¿. Se fala com pessoas de outra classe, uma terceira estrutura se aplica. A partir desse trecho, vemos que o professor de línguas deve se importar com: adequado e inadequado
6. Leia a citação abaixo: "Veja-se que nenhum lugar da lusofonia fala língua padrão em sua plenitude, pois o próprio conjunto de regras do certo, presente na gramática tradicional, foi formado pela reunião de pequenos pedaços de um universo de variantes linguísticas escritas por literatos lusitanos. É por isso que não é incomum encontrarmos 'erros' de gramática mesmo em escritores portugueses, pois, apesar de a gramática ter escolhido uma de suas variantes de uso como padrão, suas outras variantes continuaram existindo." (Barbosa, A. G. Saberes gramaticais na escola. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008) O trecho apresentado ilustra a formação da norma-padrão portuguesa.
7. Leia a citação a seguir. "Devemos lembrar que o professor é também um pesquisador que tem de resolver problemas novos, nunca previstos nos manuais, com a habilidade de percepção e reflexão sobre dados e suposições que ele cria no acompanhamento das descrições e hipóteses explicativas de cada escola linguística." (Barbosa, A. G. Saberes gramaticais na escola. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008) Para o autor, o profissional de Letras I- Deve estudar na faculdade apenas o padrão da gramática tradicional, pois ele precisará desse conhecimento, ao terminar seu curso, para ministrar aulas de português nas escolas. II- Não deve limitar-se a preencher suas lacunas de conhecimento do padrão culto da gramática tradicional escolar (nem se esquecer de preenchê-las). III- Deve sempre se lembrar de que as pesquisas linguísticas não estão ocupadas da questão do padrão escolar, assim como a gramática escolar não se ocupa em descrever toda a realidade linguística. São preocupações diferentes, ainda que relacionadas. Estão corretos os comentários: II e III apenas
8. Hoje se questiona um ensino de Língua Portuguesa que há muito tempo se pratica nas escolas brasileiras: um ensino pautado apenas na memorização de regras gramaticais descontextualizadas, desvinculadas dos usos da língua. Segundo Travaglia, o ensino da gramática deve proporcionar o desenvolvimento da competência linguística do aluno. A partir dessas considerações, julgue as práticas de ensino de Língua Portuguesa desenvolvidas pelas seguintes professoras: Prática I: A professora Ana Lúcia explicou para os alunos o conceito de adjetivo e, em seguida, solicitou que eles se valessem dessa classe gramatical na produção de um texto do gênero autorretrato. Prática II: A professora Carla Mendes, numa aula expositiva, explicou o conceito de verbos e, na sequência, pediu que os alunos conjugassem o verbo AMAR no presente, no pretérito perfeito e no futuro do presente do modo indicativo. Prática III: A professora Rafaela Santos, ao expor o conceito de pronomes, explicou aos alunos que essa classe gramatical funciona como elementos de coesão. Em seguida, propôs que eles reescrevessem um texto, substituindo os termos repetidos por pronomes.Prática IV: A professora Dulce Farias expôs aos alunos o conceito de conjunção e salientou que essa classe gramatical serve como operador argumentativo. Em seguida, apresentou-lhes a seguinte frase introdutória: "A prática de exercícios físicosé muito importante..." e solicitou-lhes que produzissem argumentos que justificassem tal afirmativa. Para tanto, eles deveriam se valer de conjunções tais como: "porque", "pois" etc. Estão de acordo com o ponto de vista defendido por Travaglia as práticas: I, III e IV.
AULA 5
1. História de uma gata
Me alimentaram Me acariciaram Me acostumaram O meu mundo era o apartamento Detefon, almofada e trato Todo dia filé mignon I. A proposta dos PCN é considerar somente a variedade padrão da língua, já que ela é a socialmente prestigiada. II. Os padrões próprios da tradição escrita são os mesmos que os padrões de uso oral, ainda que haja situações de fala orientadas pela escrita. III. Para estudos da língua, é interessante observar em letras de música como a que temos acima, os traços da linguagem. A partir de sua leitura, somente III está correta.
2.Leia a citação a seguir. "Assim sendo, o primeiro passo para o estabelecimento de uma metodologia adequada ao ensino da concordância é o conhecimento real dos fatores que presidem à opção do falante pela aplicação ou não da regra, visto que a presença da marca de número na forma verbal não é categórica em nenhuma variedade do português brasileiro. Nesse sentido, apresentam relevante contribuição à compreensão do fenômeno os resultados oriundos de pesquisas de natureza variacionista, que permitem conhecer os possíveis elementos favorecedores da realização ou da não-realização de determinada variante." (Vieira, S. Concordância verbal. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008) A citação apresentada ilustra a ideia de que a pesquisa linguística é uma aliada a um ensino reflexivo da gramática.
3. Em nossa aula 5 vimos a importância de se estudar a concordância. Apesar de ser algo extremamente normativo, o aluno precisa conhecer tais regras porque: A falta de concordância marca as pessoas socialmente.
4. Já sabemos a importância de combatermos o preconceito linguístico em sala de aula, tendo em vista que a variação é uma característica inerente às línguas do mundo. Nesse sentido, o livro didático de português tem que acompanhar essa mudança. Para isso, é necessário que ele: I. esteja isento de erros conceituais graves. II. seja capaz de combater a discriminação. III. seja responsável e eficaz, do ponto de vista das opções teóricas e metodológicas que faz. Estão corretos os comentários: I, II e III
5. "Quando crianças, convivem quase que exclusivamente com o português não padrão, chegam à escola e sofrem certa discriminação tanto por parte dos professores quanto dos colegas. Essa condição contribui para que se sintam rejeitados e, até mesmo, considerem-se incapazes de aprender qualquer coisa. Da mesma forma, o professor também tem a sensação de estar ensinando alguma coisa a alguém que nunca terá condições de aprender. Assim, o aluno fica desestimulado a aprender e o professor desestimulado a ensinar." (Disponível em < http://sites.unifra.br/Portals/36/ALC/2008/a%20lingua.pdf>. Acesso em 31 Ago. 2015) Sabe-se que os PCN trazem uma visão diferenciada o ensino de língua. Considerando isso qual das afirmativas a seguir está INCORRETA? A Língua Portuguesa é única e todos devem usar as mesmas estruturas: usar ME DÁ é contra o que estabelece a Gramática Normativa e pertence à variedade não padrão.
6. São propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange ao ensino de leitura e escrita: I- As aulas de língua portuguesa devem considerar que linguagem é, na verdade, uma atividade que lida com múltiplos discursos. II- É preciso desenvolver nos alunos a competência discursiva. III- Deve-se focar os gêneros textuais que circulam nos contextos formais de comunicação. IV- O aluno deve ser capaz de produzir e compreender textos diferenciados, assim como de adequá-los a diferentes situações. Estão corretas apenas as alternativas: I, II e IV
7.Leia o texto a seguir. "Uma das discussões mais frequentes atualmente na área de educação engloba os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e seu reflexo no ensino. No que se refere à Língua Portuguesa, os PCN vêm apresentar propostas de trabalho que valorizam a participação crítica do aluno diante da sua língua e que mostram as variedades e pluralidade de uso inerentes a qualquer idioma." (http://www.filologia.org.br/viisenefil/06.htm) A partir de sua leitura, qual das alternativas a seguir está INCORRETA, no que se refere às propostas dos PCNS para o ensino de gramática? O foco do ensino de gramática deve se manter nas regras e não na reflexão, pois são elas o padrão exigido em qualquer situação de comunicação.
8. Veja o parágrafo a seguir. "[...] quanto mais se dominam as possibilidades de uso da língua, mais se aproxima da efi cácia comunicativa estabelecida como norma ou a sua transgressão, denominada estilo. Assim, a opção do aluno por um ponto de vista coerente, em situação determinada, faz parte de uma refl exão consciente e assumida, mesmo que provisória. A importância de liberar a expressão da opinião do aluno permite que ele crie um sentido para a comunicação do seu pensamento." Considerando o exposto no parágrafo acima, veja as afirmativas a seguir. I. O ensino da língua portuguesa deve trabalhar com textos fechados em aspectos e funções exclusivamente escolares e na proposição da construção de uma competência discursiva por parte de seus alunos. II. As produções de linguagem e as significações estão relacionadas aos usos e às situações discursivas em que um usuário é capaz de interagir socialmente. III. Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, tais como, planejamento e realização de entrevistas, debates, seminários, diálogos com autoridades, dramatizações etc. A partir de sua leitura, todas estão corretas.
AULA 6
Ao se trabalhar o gênero "tirinha" em sala de aula, o professor de Língua Portuguesa tem como objetivo fazer com que os alunos analisem no texto as estratégias que são produtoras de sentido.
2.Leia a citação abaixo: "Uma sugestão para evitar o ensino dissociado da realidade seria desenvolver com os alunos exercícios que garantam a efetiva apropriação dos múltiplos aspectos envolvidos nas tarefas complexas do dia a dia do usuário da língua. Para tanto, insiste-se na necessidade de considerar-se o texto como unidade de trabalho em Língua Portuguesa e enfatizar sua adequada utilização nas práticas de ensino." A partir da citação apresentada, é possível refletir sobre a importância em se trabalhar, em sala de aula, diferentes gêneros textuais.
3. Analise as afirmativas a seguir: "São formas textuais estabilizadas, históricas e socialmente situadas." "Sua definição não é linguística, mas de natureza sócio-comunicativa." "São realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas." As afirmativas apresentadas referem-se ao conceito de gênero textual.
4. Quando se trabalha com os gêneros textuais em sala de aula, o professor tem como objetivo fazer com que os alunos transitem entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores. Analise as atividades propostas abaixo e assinale aquela que reflete o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula. Pedir para o aluno ler um texto para diferentes finalidades (estudar, buscar uma informação específica, fazer anotações, elaborar resumos, destacar informações mais relevantes).
5. É fato que devemos considerar o texto como unidade de trabalho em Língua Portuguesa e utilizá-lo adequadamente nas práticas de ensino. Para isso, não podemos ignorar que I- os textos manifestam-se em gêneros distintos. II- o conhecimento da organização e do funcionamento dos gêneros é fundamental para sua produção e compreensão. III- há gêneros que os alunos precisam aprender a compreender e há aqueles que eles devem aprender a produzir. IV- A multiplicidade das situações sócio-comunicativas no ato de comunicação impede elencar os gêneros. Estão corretos os comentários: I, II, III e IV
6. Leia o texto abaixo. "Tododia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de 'características sociocomunicativas', definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido." gêneros textuais.
7. Leia a citação a seguir. "A multiplicidade das situações sócio-comunicativas no ato de comunicação impede elencar os gêneros; podem-se apenas caracterizar alguns deles." (Angelim, R. C. & Silva, E. V. da. Variação, gênero textual e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.) A partir do exposto, pode-se concluir que os gêneros textuais são ilimitados
8. Leia o texto abaixo. "Explorar apenas as características de cada gênero (carta tem cabeçalho, data, saudação inicial, despedida etc.) não faz com que ninguém aprenda a, efetivamente, escrever uma carta. Falta discutir por que e para quem escrever a mensagem, certo? Afinal, quem vai se dar ao trabalho de escrever para guardá-la? Essa é a diferença entre tratar os gêneros como conteúdos em si e ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita." O trecho apresentado refere-se ao trabalho com os gêneros textuais em sala de aula. Ao trabalhar com diferentes gêneros textuais, o professor possibilita que os alunos transitem entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores.
AULA 7
1.As afirmativas abaixo referem-se a questões que devem ser consideradas quando refletimos sobre o papel das aulas de Língua Portuguesa na escola. Assinale a única INCORRETA. Não se deve desvalorizar o dialeto do aluno, mas é importante que ele entenda quea de todas as variedades de uso da língua, a sua é inferior.
2.Leia o poema abaixo. Meu professor de análise sintática (Paulo Leminsky) Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente. Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, regular com um paradigma da 1ª conjugação. Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto. Casou com uma regência. Foi infeliz. Era possessivo como um pronome. E ela era bitransitiva. Tentou ir para os EUA. Não deu. Acharam um artigo indefinido em sua bagagem. A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conetivos e agentes da passiva, o tempo todo.Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça. O poema ilustra a visão de muitos indivíduos em relação ao ensino de Língua Portuguesa nas escolas. Essa visão reforça um tipo de ensino: prescritivo
3. Sabemos que a criança já chega à escola, de modo geral, sabendo se comunicar em Língua Portuguesa. Desse modo, discute-se se temos ou não trabalhar com textos orais. Veja as assertivas a seguir justificando o ensino de gêneros orais: I. Haverá contextos em que o aluno deve se comunicar oralmente usando a norma culta da língua; II. A oralidade é irrelevante em nossa cultura letrada; III. Os gêneros orais devem ser aprendidos somente na vida, e não na escola. Está(ão) correta(s): I
4.Vejamos um trecho dos PCN:No processo de escuta de textos orais, espera-se que o aluno: amplie, progressivamente, o conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos sentidos do texto; .reconheça a contribuição complementar dos elementos não verbais (gestos, expressões faciais, postura corporal); . utilize a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise; . amplie a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso. (p. 49). O trecho acima serve-nos para confirmar que: 	Devemos insistir no ensino de gêneros orais.
5. Analise as proposições a seguir, tendo em mente a reflexão atual sobre o ensino de português. I- Não se pode mais desconhecer as condições sócio-interacionais e os mecanismos cognitivos envolvidos no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, tanto oral quanto a escrita. II- A reflexão sobre a língua deve ir além da observação do que é "certo" e "errado". A prática da leitura e da escrita será fundamental para atingir os objetivos, pois fará com que o aluno entre em contato com uma pluralidade de normas, além da sua própria. III- Desenvolver a capacidade e condições de expressão oral e escrita seria uma tentativa ineficiente de obter um resultado melhor no ensino e na aprendizagem. IV- O reconhecimento das diferenças entre as normas da fala e da escrita, das diferenças entre os vários textos (literário, jornalístico, científico etc.) irá contribuir para tornar o aluno mais capaz de se situar no mundo. Estão corretas as proposições: I, II e IV apenas
6. Dentre os objetivos de ensino de Português que são preocupação frequente dos professores de Português, pode-se destacar: levar o aluno a dominar a norma culta ou língua padrão e ensinar a variedade escrita da língua. Para Travaglia (2001), por razões de natureza política, social e cultural, esses são objetivos importantes a serem alcançados pelo ensino de Português no ensino fundamental e no ensino médio. No entanto, o autor destaca que desenvolver a competência comunicativa do aluno é o primordial, pois a variedade culta, padrão, formal da língua, bem como sua forma escrita, são formas adequadas ao uso apenas em determinados tipos de situação de interação comunicativa.
7. Quando se afirma que uma pessoa é capaz de se comunicar em uma determinada língua, acredita-se que essa pessoa é capaz de construir textos e de compreendê-los. Nesse sentido, "texto" refere-se ao resultado de um ato de linguagem, podendo ser oral ou escrito.
8. Sabemos que competência linguística refere-se aos saberes que o falante/intérprete possui sobre a língua de sua comunidade e utiliza para construção das expressões que compõem os seus textos, orais e escritos, formais ou informais, independentemente de norma padrão, escolar ou culta. Nesse sentido, a competência linguística dos nossos alunos pode ser ampliada quando: Trabalhamos com gêneros textuais mais complexos.
AULA 8
1 Marcuschi (2002) usa o termo "domínio discursivo" para designar uma esfera ou instância de produção discursiva ou de atividade humana. Esses domínios não são textos nem discurso, mas propiciam o surgimento de discursos muito específicos. Do ponto de vista dos domínios, fala-se em discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.. São exemplos de gêneros textuais de domínio de discurso didático: aula expositiva, enunciado de questões, palestra.
2. A visão atual de leitura como prática social nos leva a compreender que: I- é preciso que se produzam sentidos para os textos lidos, que se faça uma relação entre vários conhecimentos; II- o trabalho com diferentes gêneros textuais atrapalha o desenvolvimento da competência linguística; III- informações extralinguísticas são pouco utilizadas pelos alunos no processo de construção de sentido do texto;IV- o professor deve, ao escolher os textos para a sala de aula, avaliar o grau de dificuldade tanto gramatical quanto lexical aos quais seus alunos poderão ser submetidos. Estão corretas apenas as alternativas: I e IV
3.Vejamos um trecho dos PCN: No processo de produção de textos escritos, espera-se que o aluno: Redija diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir: * a relevância das partes e dos tópicos em relação ao tema e propósitos do texto; * a continuidade temática; * a explicitação de informações contextuais ou de premissas indispensáveis à interpretação; * a explicitaçãode relações entre expressões mediante recursos linguísticos apropriados (retomadas, anáforas, conectivos), que possibilitem a recuperação da referência por parte do destinatário. Isso justifica: O ensino por meio de gêneros.
4. Quando se avalia um texto, temos de levar em conta, principalmente: a produção de sentidos obedecendo à estrutura adequada
5. Quando tratamos do tema produção textual, precisamos refletir sobre nosso papel em relação à aprendizagem de nossos alunos. Com tantos problemas enfrentados em sala de aula, será que poderemos mesmo ensinar nossos alunos a produzir textos? Acredita-se que sim, mas para tanto devemos começar refletindo a respeito da: Oralidade.
6. De acordo com Antunes (2008), o momento da avaliação deve ser, na verdade, um momento de reflexão para o aluno. Por isso, a avaliação deve ser feita
 	
pelos outros alunos da classe, que devem sinalizar alterações a serem feitas pelo aluno que produziu o texto. pelo professor, pelo próprio aluno e pelos colegas, já que cada um deles irá contribuir diferentemente no processo.
7. Para que se escreve? Por que se escreve? Para quem se escreve? Essas perguntas envolvem a distinção entre produção de textos e redação.
8. Leia as definições abaixo. "É um evento em situação dialógica, em que se manifestam elementos linguísticos e extralinguísticos, codificados pela gramática e realizados de acordo com um 'contrato comunicativo' vigente para os diversos gêneros textuais." (Vieira, S. R. & Brandão, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008. p. 239) "Tomado em sentido amplo, em suas vertentes sócio-histórica e interacional. (...) Para saber interpretar textos não basta conhecer a gramática da língua, mas é preciso ter acesso ao contexto sócio-histórico em que aquilo foi dito." (Vieira, S. R. & Brandão, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008. p. 246) As definições apresentadas referem-se, respectivamente, aos conceitos de Texto e contexto
AULA 9
1 A Memória de curto termo (MCT), também chamada de memória de trabalho, é um estágio em que o significado permace na forma Literal. Essa memória tem a capacidade de cinco a nove itens,chamados de fatias,e ,uma vez que o significado se estabeleça, esse e será enviado à Memória d eLongo Termo. A nossa MCT esta, dentre outras coisas: Sílabas e palavras.
2.Atualmente, exames como a Prova Brasil e o Enem avaliam a capacidade de leitura de textos dos alunos: não se cobra, portanto, a compreensão de palavras ou frases isoladas. Isso se dá porque a visão que se tem a respeito da leitura é como: Prática Social
3.A noção antiga de texto trabalhava com a ideia de que I- ele é o produto, o resultado ou efeito, algo pronto e acabado, que sai da cabeça de um autor, a que, portanto, deve aderir a sensibilidade do leitor. II- é necessário um conjunto diversificado de competências (linguísticas, semântico-pragmáticas e situacionais) para percorrer um texto. III- todo texto apresenta as operações e/ou estratégias que são produtoras de sentido e que podem ser recuperadas como tais pelo leitor. Estão corretos os comentários: I apenas
4.A leitura é fundamental para a escola. Entretanto, a escola precisa definir o que é a leitura. Assim, se considerarmos leitura como um processo de depreensão de sentidos, o professore deve: incentivar que o aluno consiga relacionar elementos textuais e extratextuais.
5.Os PCN de Terceiro e Quarto Ciclos tratam das competências a serem desenvolvidas nas atividades de leitura. As assertivas a seguir apresentam algumas dessas competências: I. Extração de informações não explicitadas, apoiando-se em deduções. II. Estabelecimento de progressão temática; III. Sintetização de informações com expressão, em linguagem própria, oralmente ou por escrito. Todas estão corretas.
6. Considerando-se o modelo de descrição de leitura de Fulgêncio e Liberato (2000) e o conceito de Informação não visual (InV), qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?A InV é a informação captada pelos olhos.
7. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. (Leonardo Boff. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, p. 9.) Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise o seguinte enunciado. Na leitura, fazemos mais do que decodificar as palavras porque a imagem impressa envolve atribuição de sentidos a partir do ponto de vista de quem lê. Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
8.Leia o texto a seguir. "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: "conversando também conheço o que é que eu digo." A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor.
 	
A interação texto-leitor deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de 'vale tudo interpretativo'. Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de idéias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
AULA 10
1 Sobre o conceito de leitura funcional, é correto afirmar que é aquela em que o leitor procura construir um sentido para o texto.
2. Leia a definição a seguir. "Apresenta o caráter sócio-histórico da modalidade escrita. De simples código 'tradutor' ou 'transpositor' da fala para sinais convencionais, a escrita passou a ser considerada uma prática social." A definição refere-se ao conceito de Letramento.
3.Sabemos que a leitura não é uma atividade meramente visual. Ao ler um texto, fazemos uso de informação visual e de informação não-visual. Sobre esses conceitos, é correto afirmar que A primeira é a informação percebida, captada pelos olhos. A segunda é aquela que faz parte do conhecimento que possuímos estocado na memória.
4.Observe: o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Essa citação se refere a: Letramento
 5. Antigamente, considerava-se a leitura como um ato mecânico. Sob esse ponto de vista, ler seria decodificar; converter letras em sons. Essa visão muda a partir do conceito de Letramento. Sobre ele, é correto afirmar que "É o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes de uso efetivo dessa tecnologia em práticas sociais que envolvem a língua escrita."
6. Leia a definição a seguir. "Processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de usá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia da escrita." A definição refere-se ao conceito de Alfabetização.
7. Muito se tem falado sobre o ensino linguístico-discursivo da Língua Portuguesa desde a publicação dos PCN-LP (BRASIL, 1998). Essa visão é extremamente adequada às novas concepções de ensino de línguas no mundo, que precisa, cada vez mais, de um ser humano apto a atuar socialmente em termos de linguagem. Essa forma de ver também se afina aos novos estudos do letramento, que enfatizam a necessidade de trazer, para dentro da escola, as demais práticas sociais. (Texto retirado da questão 33, do Enade 2011) Assinale a alternativa cuja perspectiva NÃO vai ao encontro do que afirma o texto acima: (Alternativas adaptadas da questão 33 do Enade 2011) Assim como o andar, as habilidades orais e escritas fazem parte da natureza humana. Portanto, todos praticam, mesmo que involuntariamente, o Letramento.
8. Sabemos que os eventos de letramento referem-se a "qualquer situação em que um portador qualquer de escrita é parte integrante da natureza das interações entre os participantes e de seus processos de interpretação" (p. 8). Segundo Marcuschi (2000), eventos de letramento são, em geral, atividades que têm textos escritosenvolvidos seja para serem lidos ou para se falar sobre eles. Das opções abaixo, assinale a única que NÃO ilustra um evento de letramento: Uma pintura de um artista consagrado.
AVALIAÇÃO PARCIAL
1a Questão Leia a citação a seguir. "Conjunto de regras que o cientista encontra nos dados que analisa, à luz de determinada teoria e método. Essas regras seriam as utilizadas pelos falantes na construção real dos enunciados." (Travaglia, 1995:24) A citação apresentada refere-se ao conceito de gramática: 	descritiva
2a Questão Leia a definição a seguir: "Conjunto de formas de expressão verbal dotadas de uma lógica linguística perfeitamente demonstrável - ou seja, de uma gramática própria." O texto apresentado define, com propriedade, a língua.
3a Questão Dos itens apresentados abaixo, assinale aquele que NÃO faz parte do escopo de investigação da Linguística: Análise literária
4a Questão Leia a citação a seguir:"Outros, adeptos da gramática tradicional, muito mais antiga que a linguística, vêem nesta última uma ameaça à 'pureza da língua', por ser, segundo eles, uma disciplina por demais permissiva e tolerante com os 'erros gramaticais dos falantes incultos'. Isso tudo demonstra que ainda hoje a linguística vive cercada por uma aura de desconhecimento e preconceito, fruto, sem dúvida, da ignorância geral sobre o assunto." Não devemos confundir Linguística e Gramática Normativa, pois I- a Linguística é uma ciência; a Gramática Normativa, uma doutrina. II- a Linguística rotula os usos como certos ou errados; a Gramática Normativa, não estabelece juízos de valor a respeito da língua. III- a Linguística estuda e descreve a língua em si, tal qual ela é falada; a Gramática Normativa, como os falantes cultos devem falar ou escrever. Está(ão) correto(s) o(s) comentário(s): I e III apenas
5a Questão Assinale a característica abaixo que NÃO está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Memorização de conteúdos.
6a Questão De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, o professor, nas séries iniciais do ensino fundamental, deve atuar para que o aluno: I. domine a língua padrão. Para isso, o professor deve usar em suas aulas apenas obras de referência da literatura brasileira. II. ignore o modo como usa a língua em seu ambiente familiar e use a língua padrão em todas as situações comunicativas. III. reconheça a diversidade linguística e a importância de adequarmos o uso da língua às diferentes situações comunicativas. Estão corretas as afirmativas: III apenas.
7a Questão O ensino prescritivo tem como objetivo: levar o aluno a substituir seus próprios padrões de atividade linguística considerados errados/inaceitáveis por outros considerados corretos/aceitáveis.
8a Questão O projeto NURC (Norma Urbana Culta) tem como objetivo descrever os usos orais cultos. No projeto, indivíduos definidos como "cultos", são aqueles que já tivessem cumprido a escolaridade até o ensino superior concluído.
9a Questão A GENTE VAMOS NO CINEMA e ISSO FOI FEITO PRA MIM FAZER são expressões comuns ouvidas sistematicamente no dia a dia. Assinale a alternativa que contém um comentário adequado no que se refere ao uso dessas expressões segundo a visão da Linguística. Fica evidente que o emprego de estruturas como as apresentadas está ligado a uma variedade específica de uso da língua. Ainda que não obedeçam ao padrão de uso da língua, todos compreendem a mensagem que veiculam.
10a Questão "A Linguística, como toda ciência, é o lugar das surpresas, das descobertas, do novo. [...] hoje em dia, há na imprensa e na mídia brasileiras uma enxurrada de programas de televisão e de rádio, colunas de jornal e revista que tentam preservar as noções mais conservadoras do "certo" e do "errado", desprezando o saber acumulado por mais de um século de ciência linguística moderna, que tem no Brasil centros de pesquisa de excelência reconhecidos internacionalmente..." Com relação a colocação de Bagno, podemos afirmar que: A Linguística deve ser considerada, por suas pesquisas, nas questões da língua, buscando uma postura científica e democrática em relações aos usos da língua.
1a Questão Analise a sentença abaixo, produzida por uma criança de 4 anos: "Mamãe, eu vou vassourar a casa." A criança, ao produzir o verbo "vassourar", nesse enunciado, fez uso da sua gramática: internalizada, pois, para criá-lo, fez uso das regras internas do português.
2a Questão Leia o trecho da entrevista do professor Ataliba de Castilho:"Com o tempo, o aluno será levado a se apropriar de escritas mais elaboradas, o que é obrigação da escola. Ele precisará desse conhecimento para ir do seu mundo familiar para um maior, o da sociedade." Para o professor, o ensino de gramática na escola deve ser feito de um modo específico para que o aluno possa: ter sua fala e sua escrita como um ponto de partida para as reflexões sobre a língua.
3a Questão Segundo a Linguística, estudo científico da linguagem humana, o enunciado "Nós pega o peixe": não deve ser julgado como certo ou errado, pois, como uma ciência, ela não estabelece juízos de valor a respeito da língua.
4a Questão A Linguística é uma ciência, pois: tem interesse pelo modo como a língua efetivamente é.
5a Questão De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, o professor, nas séries iniciais do ensino fundamental, deve atuar para que o aluno: I. domine a língua padrão. Para isso, o professor deve usar em suas aulas apenas obras de referência da literatura brasileira. II. ignore o modo como usa a língua em seu ambiente familiar e use a língua padrão em todas as situações comunicativas. III. reconheça a diversidade linguística e a importância de adequarmos o uso da língua às diferentes situações comunicativas. Estão corretas as afirmativas: III apenas.
6a Questão De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os conteúdos partem de textos, sempre valorizando e destacando diferenças e semelhanças. Isso possibilita que o aluno discuta o que vê e o que lê, sentindo-se usuário da língua e participante do processo de aprendizagem. Podemos resumir isso da seguinte forma: USO → REFLEXÃO → USO
7a Questão Observe o diálogo entre um professor e um aluno, reproduzido a seguir. - Professor, dizer "nós come" está errado? - Sim, querido aluno. O certo é dizer "nós comemos". - Mas, lá na minha comunidade, todo mundo fala assim... A partir da análise do diálogo, sobre o exemplo apresentado pelo aluno, podemos dizer que o professor poderia responder a ele: I- "nem certo, nem errado, mas está inadequado para uso fora da sua comunidade." II- "está inadequado para o uso geral do padrão culto." III- "todos na sua comunidade são ignorantes, pois falam errado." IV- "não vale a pena falar sobre isso, pois não devemos falar assim." Com base nos objetivos do ensino de Língua Portuguesa atualmente, assinale as respostas ao aluno que seriam pertinentes. I e II apenas
8a Questão Travaglia (2001:17) propõe a seguinte pergunta: "Para que se dá aulas de Português a falantes nativos de Português?". Para responder a essa pergunta, devemos pensar que trabalhar com o ensino de Língua Portuguesa é capacitar o aprendiz a empregar a adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação.
10a Questão Veja o parágrafo a seguir. "[...] quanto mais se dominam as possibilidades de uso da língua, mais se aproxima da efi cácia comunicativa estabelecida como norma ou a sua transgressão, denominada estilo. Assim, a opção do aluno por um ponto de vista coerente, em situação determinada, faz parte de uma refl exão consciente e assumida, mesmo que provisória. A importância de liberar a expressão da opinião do aluno permite que ele crie um sentido para a comunicação do seu pensamento. Considerando o exposto no parágrafo acima, veja as afirmativas a seguir. I. O ensino da língua portuguesa deve trabalhar com textos fechados em aspectos e funções exclusivamente escolares e na proposição da construção de uma competência discursiva por parte de seus alunos. II. As produções de linguagem e assignificações estão relacionadas aos usos e às situações discursivas em que um usuário é capaz de interagir socialmente. III. Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, tais como, planejamento e realização de entrevistas, debates, seminários, diálogos com autoridades, dramatizações etc. A partir de sua leitura, todas estão corretas.
1a Questão (Leia a citação abaixo do professor Ataliba de Castilho: "Ouço muitos alunos dizerem 'Não entendo a gramática', e, ao dizer isso, usaram uma sentença gramaticalmente perfeita. Eles a conhecem, mas não identificam na gramática escolar aquela que internalizaram, quando pequenos." A citação do professor possibilita refletir sobre alguns aspectos sobre o ensino de gramática na escola. I- Devemos aprender a gramática normativa para saber falar. II- Só é possível entender uma língua a partir da sua modalidade escrita. III- Um falante nativo da língua portuguesa possui um conhecimento internalizado e altamente elaborado da língua. IV- Há diferenças entre a gramática que o aluno usa no seu dia a dia e aquela que ele aprende na escola. As reflexões apresentadas que estão de acordo com pensamento do professor são apenas: III e IV
2a Questão Leia a citação abaixo:"E veremos que esse conhecimento não é fruto de instrução recebida na escola, mas foi adquirido de maneira tão natural e espontânea quanto a nossa habilidade de andar." (Perini, 2001:13) Ela se refere ao conceito de gramática: Internalizada
3a Questão Leia a citação a seguir. "Ela [ a língua ] varia no espaço, criando no seu território o conceito dos dialetos regionais. Também varia na hierarquia social, estabelecendo o que se chama os dialetos sociais. Varia, ainda, para um mesmo indivíduo, conforme a situação em que se acha (...), estabelecendo o que um grupo moderno de linguistas ingleses denominava os registros. Finalmente, uma exploração estética da linguagem, para o objetivo de maior expressividade, faz surgir o que se classifica como o estilo, desde a Antiguidade Clássica." (CAMARA Jr., J. M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis, Vozes, 1988. p.17) Para o autor, a variação linguística é	uma característica inerente a todas as línguas do mundo.
4a Questão O aluno, quando chega à escola, traz a variedade de uso da língua do meio em que vive. Por isso, é preciso que a escola respeite a variedade de uso do aluno e ensine a variedade padrão como mais uma possibilidade de uso da língua, adequada a contextos formais.
5a Questão De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN), o professor de Língua Portuguesa deve fazer com que o aluno: I- se torne competente linguisticamente na comunicação oral, na produção textual e na atividade da leitura; II- entenda que a língua é um instrumento de interação social; III- compreenda que há variedades de uso da língua que não devem ser vistas de modo preconceituoso; IV- tenha contato apenas com gêneros discursivos que façam uso da língua padrão. Estão corretas apenas as alternativas: I, II e III
6a Questão Sabemos que há dois documentos diferentes: Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio. Em ambos, percebem-se as mesmas diretrizes de mudança no direcionamento do ensino. Assinale a alternativa que apresenta essa proposta. Passa-se de um modelo reprodutor de nomenclatura e de definições a um modelo que privilegia a prática de reflexão sobre a língua.
7a Questão Leia: Os linguistas não foram bem entendidos. Eles não dizem que vale tudo. Pelo contrário, eles estabelecem correspondências, correlações, entre o fato linguístico e a situação social em que ele ocorre. As análise feitas demonstraram isso. Se você fala com pessoas de sua classe, numa situação de informalidade, é a estrutura ¿xis¿ que vai aparecer. Se a situação é de formalidade, será ¿ipsilon¿. Se fala com pessoas de outra classe, uma terceira estrutura se aplica. A partir desse trecho, vemos que o professor de línguas deve se importar com: Adequado e inadequado
8a Questão Lucchesi e Lobo (1988, apud Vieira & Brandão, 2008) propõem uma distinção entre norma padrão e norma culta. Para os autores, norma padrão I- pode ser chamada de variedade padrão ou língua padrão. II- é a variedade linguística de menor prestígio social. III- é a variedade linguística que se caracteriza apenas pelo vocabulário erudito. IV- corresponde aos modelos contidos nas gramáticas normativas. Estão corretas as afirmativas: I e IV apenas
9a Questão São propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange ao ensino de leitura e escrita: I- As aulas de língua portuguesa devem considerar que linguagem é, na verdade, uma atividade que lida com múltiplos discursos. II- É preciso desenvolver nos alunos a competência discursiva. III- Deve-se focar os gêneros textuais que circulam nos contextos formais de comunicação. IV- O aluno deve ser capaz de produzir e compreender textos diferenciados, assim como de adequá-los a diferentes situações. Estão corretas apenas as alternativas: I, II e IV
10a Questão Em nossa aula 5 vimos a importância de se estudar a concordância. Apesar de ser algo extremamente normativo, o aluno precisa conhecer tais regras porque: A falta de concordância marca as pessoas socialmente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes