Buscar

AV 2 Bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201155182)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A hidrólise da sacarose produz:
		
	 
	glicose e frutose
	
	frutose e lactose
	
	manose e frutose
	
	glicose e lactose
	
	galactose e glicose
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201120685)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção CORRETA.
		
	
	Na fosforilação oxidativa a coenzima NADH produz 2 ATPs, enquanto que, a coenzima FADH2 produz 3 ATPs, isto porque os elétrons provenientes do NADH passam por apenas dois complexos formadores de gradiente de prótons enquanto que os elétrons provenientes do FADH2 passam por três complexos formadores de gradiente de prótons.
	 
	O ciclo de Krebs é um conjunto de reações que ocorre na matriz mitocondrial e, que resulta na oxidação de moléculas de Acetil-CoA provenientes do piruvato.
	
	A fosforilação oxidativa ocorre na matriz ou citoplasma da mitocôndria e resulta na produção líquida de 2 ATPs.
	
	A glicólise é um conjunto de reações que conduzem a oxidação completa de uma molécula de glicose resultando na produção líquida de 38 ATPs.
	
	A molécula utilizada primariamente no nosso organismo para a produção de ATP é a de glicogênio, pois esta pode ser rapidamente oxidada pela célula.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201124672)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A integração metabólica representa uma via importante para a manutenção da homeostase orgânica. O metabolismo da glicose é imprescindível para a manutenção do metabolismo dos ácidos graxos e aminoácidos. Dentro desse contexto, qual é a consequência mais grave ao organismo humano que o consumo de dietas da moda para perda de peso, como as hipoglicídicas, pode desencadear?
		
	
	Diminuição na diurese e edema.
	 
	Aumento na formação de corpos cetônicos e acidose metabólica.
	
	Aumento na temperatura corporal e halitose ácida.
	
	Aumento na glicogênese hepática e muscular.
	
	Aumento na síntese protéica e ganho de força muscular.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201120640)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação à cadeia respiratória de elétrons é correto afirmar que:
		
	
	Na presença de termogenina ocorrera um desacoplamento da cadeia respiratória do transporte de elétrons. Nesta condição muito mais ATP é produzido a partir do NADH e do FADH2.
	
	O aceptor final de elétrons é a molécula de água.
	 
	Cada NADH e FADH2 geram cerca de três e dois ATPs, respectivamente.
	 
	O transporte de elétrons entre os complexos protéicos é realizado por moléculas transportadores de elétrons insolúveis na membrana, ou seja moléculas polares: tais como carnitina e acetil-coA
	
	O transporte de elétrons através da cadeia respiratória pode ser inibido por cianeto, o qual inibira o complexo I e II de receberem os elétrons provenientes do NADH e do FADH2.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201115861)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O cianeto é um dos venenos mais perigosos e rápidos de que se tem conhecimento. Ele liga-se ao Fe3+ da enzima citocromo oxidase (Complexo IV), que catalisa a última etapa da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria. A morte celular ocorre rapidamente, tendo como principal causa: morte por anóxia tecidual do sistema nervoso central. Assinale a alternativa que mostre porque a ligação do cianeto no Complexo IV ocasiona morte celular:
		
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a redução do oxigênio
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a síntese de ATP
	
	Transporte de elétrons normalizado afetando a redução do oxigênio
	 
	Interrupção do fluxo de elétrons afetando a síntese de ATP
	
	Transporte de elétrons normalizado sem afetar a redução do oxigênio
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201233943)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Mutação é definida como qualquer alteração permanente no ____. Essa mutação pode ocorrer com a substituição de um nucleotídeo , sendo assim nomeada de mutação por _________________.
		
	
	DNA; deleção e inserção.
	 
	DNA; substituição de nucleotídeos.
	 
	DNA; deleção de bases nitrogenadas.
	
	RNA; substituição de nucleotídeos.
	
	RNA; deleção e inserção.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201115866)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Pode-se classificar quanto à forma essa proteína como:
		
	
	estrutural
	 
	fibrosa
	
	piramidal
	
	dinâmica
	
	globular
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201126598)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(...) De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida. É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor de cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro da pesquisa biológica e médica muito além dos genomas e de seu seqüenciamento (uma simples soletração). (...) (LEITE, Marcelo. ¿De volta ao seqüenciamento¿. Folha de São Paulo 20/10/2002.) O autor refere-se às proteínas como atores do drama molecular e ao DNA como diretor de cena. Essa referência deve-se ao fato de:
		
	
	Não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.
	 
	O DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.
	
	O DNA controlar a produção de RNAt e este controlar a atividade das proteínas.
	 
	O DNA controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.
	
	O material genético ser constituído por proteínas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201155156)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A dose energética deve ser equilibrada em termos de qualidade, de acordo com as necessidades do organismo. O ideal para o metabolismo humano são as seguintes porcentagens por dia: proteínas 12 a 15%; lipídios 30 a 35% e carboidratos 50 a 55%. Entretanto, existem muitas dietas da ¿moda¿ com diversos objetivos, dentre eles o emagrecimento, no qual a contribuição energética dos macronutrientes pode variar enormemente. Por exemplo, na dieta cetogênica o teor de carboidratos normalmente não ultrapassa 50g por dia o que seria considerado muito pouco. Discuta bioquimicamente (I) o motivo pelo qual este tipo de dieta induz perda de peso corporal em curto espaço de tempo e (II) o motivo pelo qual a concentração plasmática de corpos cetônicos tende a aumentar com essa dieta.
		
	
	
Gabarito: Resposta: A dieta cetogênica pode induzir um a perda rápida de peso ¿na balança¿, pois o indivíduo perde muito glicogênio corporal. Essa perda se dá, pois o mesmo não ingere praticamente nada de carboidratos o que dificulta a reposição do glicogênio muscular e hepático. O ponto central é que a molécula de glicogênio é altamente solvatada, ou seja, o glicogênio é capaz de ¿reter água¿ no organismo. Alguns pesquisadores estipulam que para cada grama de glicogênio corporal retêm cerca de 3 a 4 g de água. Dessa forma, quando o conteúdo de glicogênio diminui a quantidade de água também é reduzida e o indivíduo perde peso ¿na balança¿, mas não necessariamente em gordura corporal. A concentração plasmática de corpos cetônicos aumenta, pois com uma ingestão mínima de carboidratos não haverá grandes estímulos para a liberação de insulina. Com a manutenção da insulinemia baixa a lipólise fica favorecida, liberando ácidos graxos. Uma parte desses ácidos graxos são captados pelo fígado que por sua vez sintetizam os corpos cetônicos que aumentam em concentração.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201171180)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Recém-nascido de baixo peso desenvolveu hipoglicemia transitória,uma hora após o parto, que foi corrigida através da administração de soro glicosado. A mãe, de 18 anos e visivelmente desnutrida, relatou que não realizou pré-natal e não se alimentou adequadamente durante a gestação. A avaliação do estado nutricional de gestantes realizada durante o pré-natal é imprescindível para garantir o adequado desenvolvimento fetal. Os nutrientes da dieta materna são transferidos através da placenta, para o feto. Com relação à manutenção da glicemia fetal, é importante destacar que durante o desenvolvimento intra-uterino, o feto obtém glicose de forma exógena a partir da circulação placentária. Dessa forma, as carências nutricionais na dieta das gestantes desencadearão prejuízos na formação e no desenvolvimento fetal. Dentro desse contexto, relacione a desnutrição materna com o baixo peso e com a hipoglicemia do recém-nato evidenciando o papel do fígado na manutenção da homeostase da glicose sanguínea.
		
	
Gabarito: Em virtude da desnutrição materna o feto não conseguiu armazenar adequadamente glicogênio no músculo e principalmente no fígado responsável pela manutenção da glicemia após o nascimento. Após o nascimento, a manutenção da glicemia do recém-nato se dá primeiramente através da glicogenólise hepática e, depois, através da gliconeogênese hepática. Além disso, o feto não teve um ganho de peso satisfatório e a carência de massa muscular adequada não proporcionou um suprimento suficiente de aminoácidos para a gliconeogênese hepática.

Outros materiais