Buscar

MAPA Conceitos da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
�
�
 M.A.P.A.
 Material de Avaliação Prática de Aprendizagem 
	Acadêmico (a):
	Jéssica Becker
	Disciplina:
	Conceitos da Administração e Ética Empresarial
 
QUESTÃO 1
 A administração é uma das áreas mais excitantes e imprescindíveis frente a um ambiente altamente competitivo, em que todas as organizações, sem exceção, precisam garantir a sua sustentabilidade. Como a administração faz parte do cotidiano em toda natureza, nós, seres humanos, talvez sejamos aqueles que, na natureza, têm consciência da necessidade e importância de se administrar.
 Devido à Revolução industrial, profundas mudanças ocorreram na sociedade da época e diversos estudiosos começaram a desenvolver metodologias em uma tentativa de diminuir a ineficiência do processo produtivo nas organizações. Henry Fayol, ao lado de Taylor, foi um dos mais proeminentes estudiosos da administração. A maioria de suas propostas é utilizada ainda hoje, por isso, ele é considerado o pai da administração moderna.
 STRUETT, M. A. M; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e ética empresarial. Maringá: Unicesumar, 2017.
 Diante dos conceitos estudados sobre a Teoria da Administração Científica (Taylor) e A Teoria da Administração Clássica (Fayol):
 1 - Descreva as principais características que diferem a Administração Científica da Administração Clássica.
 A teoria de Taylor da ênfase as tarefas, visando sempre os resultado da produção. Taylor analisava a organização a partir de sua base, prevendo o que seria necessário fazer para aumentar a produção a partir do uso de técnicas especificas para cada trabalho e avaliando as mudanças necessárias no processo produtivo. Segundo sua teoria, era possível medir o tempo gasto para executar cada uma das tarefas do processo produtivo e, a partir disso, criar padrões de execução para cada uma delas a ser feito pelos trabalhadores. Na visão da Administração Científica, o homem, enquanto trabalhador, não possuía motivações e interesses, que não seja o dinheiro e era visto como uma extensão da máquina e deveria somente almejar o crescimento e enriquecimento da empresa.
 A teoria de Fayol da ênfase as estruturas, usando o planejamento global. Ao contrário de Taylor, Fayol analisava a administração do topo, de cima para baixo, analisando e ponderamendo as melhorias técnicas necessárias à administração. Na Administração Clássica, para aumentar a eficiência da organização, Fayol manteve o foco no fator humano, defendendo em sua teoria a harmonia entre os empregados e incentivos tanto materiais, quanto salariais.
 2 - Escolha uma das características da Teoria da Administração Científica e explique, por meio de exemplos, como ela é utilizada nos dias de hoje.
 Nos dias de hoje, é possível perceber que as empresas ainda buscam identificar os profissionais que são mais qualificados tecnicamente para que as tarefas sejam executadas no menor tempo possível, porém de forma eficiente, minimizando os custos de produção e aumentamento assim os lucros. Por exemplo, um colaborador que trabalha na linha de produção de uma indústria metalúrgica, operando uma dobradeira precisa estar qualificado para isso, pois assim vai executar a sua atividade no menor tempo possível e a chance de ser necessário o retrabalho em uma peça produzida por ele é muito menor.
 3 - Escolha uma das características da Teoria da Administração Clássica e explique, por meio de exemplos, como ela é utilizada nos dias de hoje.
 Atualmente muitas empresas possuem estrutura hierárquica e usam organogramas para representar a estrutura formal da empresa, deixando definidas assim a cadeia de comando da empresa, em níveis hierárquicos, distribuição de setores, tarefas e funções de gestão e comando.

Outros materiais

Outros materiais