Buscar

Gestão de Contratos dissertativas

Prévia do material em texto

Baseando nas informações obtidas de sua web aula, verifica-se que algumas companhias de padrão mundial descobrem práticas inovadoras de gestão através do benchmark interno e externo e passam a utilizá-las para obter resultados melhores, principalmente no que se refere a gerenciamento de contratos empresariais. Agora, você deverá citar algumas sugestões oriundas dessas práticas para uma boa gestão de contratos na empresa, demonstrando seu aprendizado sobre o tema.
Gabarito: Utilize cláusulas contratuais de avaliação de condições de preço no mercado para evitar que ocorram mudanças indesejáveis de preços em contratos de longa duração; **Utilize contratos de curta duração (de 6 meses a um ano), pois eles motivam o aumento da performance contratual baseada em competição mais frequente; Assuma um compromisso com um Programa de Desenvolvimento Profissional para Gestão de Contratos, pois tal prática requer colaboradores treinados, experientes e profissionais; **Crie uma Metodologia de Gestão de Contratos que descreva um processo lógico, organizado e flexível, pela qual a empresa compra ou vende produtos / serviços. Detalhe as etapas requisitadas, as regras e as responsabilidades de todos os envolvidos. 
" O preço médio dos aluguéis de imóveis em nove cidades brasileiras registrou uma tímida alta de 2,38% entre os meses de janeiro de 2014 e janeiro de 2015. A valorização é três vezes menor do que a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ..." A notícia acima nos revela a dinâmica referente ao contrato de aluguel. Indique, no mínimo, duas características do contrato de locação.
Gabarito: De acordo com o art.565 n a locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de coisa não fungível, mediante certa retribuição. Sendo assim, o contrato de locação é considerado um contrato bilateral, oneroso, consensual, comutativo, não solene e de trato sucessivo. 
O contrato de permuta pode ser feito por instrumento particular, firmado por ambas as partes em regra. Em se tratando de bens imóveis, este contrato deve ser realizado por meio de escritura pública. Em ambas as situações, o contrato deve descrever, detalhadamente, os bens que estão envolvidos na permuta. Tendo como base o texto preliminar acerca do contrato de permuta, responda se os bens envolvidos no contrato de permuta podem ter valores diferentes. Justifique sua resposta.
 Gabarito: É possível que os bens objeto do contrato de permuta possuam valores distintos. Neste caso, a parte que receber aquele de maior valor terá de pagar a diferença em dinheiro torna ou reposição). Ainda como alternativa, é possível que a parte inclua mais um bem para compor o valor.
Lula recebeu d o seu avô um imó vel, q ua ndo a in da era um m enin o. Hoje, com 16 ano s, Lu la qu er vend ê-lo
pa ra estud ar no ex te rior. Ele po de fazê-l o?
Lula recebeu d o seu avô um imó vel, q ua ndo a in da era um m enin o. Hoje, com 16 ano s, Lu la qu er vend ê-lo
pa ra estud ar no ex te rior. Ele po de fazê-l o?
Lula recebeu d o seu avô um imóvel, quando ainda era um menino. Hoje, com 16 anos, Lula quer vendê-lo para estudar no exterior. Ele pode fazê-lo?
Gabarito: Sim, desde que assistido pelos pais; sim, desde que assistido pelo seu tutor, caso não tenha pais.
Com base nos estudos da web aula, no Capítulo Contrato de Doação, você observa a seguinte afirmativa: de acordo com o que nos ensina Orlando Gomes, doação é o tipo de contrato pelo qual uma das partes se obriga a transferir gratuitamente um bem de sua propriedade para patrimônio da outra, que se enriquece na medida em que aquela empobrece. A doação é contrato unilateral, simplesmente consensual e é gratuito. Quais as condições para que o negócio jurídico seja uma doação?
Gabarito: É indispensável a intenção do doador de praticar um ato de liberalidade. Se este não for o seu objetivo, não será doação. Não basta a gratuidade do contrato. É preciso que haja a vontade desinteressada de fazer benefício a outrem. ¿ Ele tem que se verificar entre pessoas vivas, o que o diferencia do testamento; ¿ Uma de suas partes enriquece (o donatário), enquanto a outra parte empobrece (o doador) elemento objetivo; ¿ O doador manifesta a vontade de querer enriquecer o donatário às suas expensas ¿ elemento subjetivo.
Relativamente aos contratos, se não for não cumprida a obrigação, de que forma responde o devedor? 
Gabarito: Responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.
Quando um contrato não é cumprido, o credor tem um direito que pode, uma vez acionado, responder pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento. Em outros termos, qual a providência jurídica que pode tomar o credor para compensar o não cumprimento da obrigação pelo devedor. 
Gabarito: Tomar os bens do devedor, pois pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor.
A sociedade atual exige que o trabalhador receba seus rendimentos por intermédio das Instituições Financeiras. Indique o nome deste contrato bancário e sua principal característica. Justifique sua resposta. 
Gabarito: Gratuito - Trata-se de uma liberalidade. Unilateral - Cria obrigação para somente uma das partes Consensual - Se aperfeiçoa com o acordo de vontade entre o doador e donatário, independentemente da entrega da coisa. Típico - A lei impõe a forma escrita.
João e Sebastião desejam formalizar um contrato. Quais são os requisitos que estes contratos deverão conter? Justifique sua resposta.
Gabarito: São requisitos que todo o contrato deverá conter a legitimidade das partes, idoneidade do objeto e forma prescrita ou não defesa em lei.
João deseja doar para sua irmã Joana um bem imóvel. Nesse caso, questionados se o contrato de doação é um contrato unilateral ou bilateral. Justifique sua resposta.
Gabarito: O contrato de doação é um contrato unilateral, tendo em vista que, apenas uma das partes possui obrigações. N e s t e caso, apenas o doador tem a obrigação de entregar o bem.
 Um dos principais problemas na gestão de contratos (o controle propriamente dito), e que pode trazer sérios transtornos no que se refere ao pagamento de multas e até m esmo perda de direitos, isto sem falar nos entraves aos processos organizacionais, é: 
Gabarito: O controle dos prazos. 
No contrato de doação o doador pode incluir cláusula que estabeleça obrigação por parte donatário. Pergunta-se: Como se chama esse tipo de doação? 
Gabarito: Doação com encargo 
Sobre o contrato de doação. Cite, pelo menos, duas das razões pelas quais o doador pode revogar a doação feita, com base na ingratidão do donatário. 
Gabarito: Podem ser revogadas por ingratidão as doações: I - se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele; II - se cometeu contra ele ofensa física; III - se o injuriou gravemente ou o caluniou; IV - se, podendo ministrá-lo s, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava. 
Defina contrato com base nos estudos apresentados na web aula? 
Gabarito: É o resultado do encontro de vontades dos contratantes, produzindo efeitos jurídicos (criação, modificação ou extinção de direitos ou obrigações)
O contrato de doação está previsto no Código Civil Brasileiro. Trata-se de um tipo contratual de grande importância no ordenamento jurídico brasileiro. Em se tratando do contrato de doação pura e simples, indique e comente três características acerca do contrato de doação. 
 Gabarito: Gratuito - Trata-se de uma liberalidade. Unilateral - Cria obrigação para somente uma das partes Consensual - Se aperfeiçoa com o acordo de vontade entre o doador e donatário, independentemente da entrega da coisa. Típico - A lei impõe a forma escrita.

Outros materiais