Buscar

aula5 exercicio3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O empreendedor possui um conjunto de características próprias e, não necessariamente, necessita ter um negócio próprio ou ser um empresário para atuar usando o empreendedorismo. Qual as características do empreendedor ?
		
	
	procurar ser bem reconhecido
	
	eficiência e reconhecimento
	
	iniciativa de participar de grandes projetos
	 
	independência e autoconfiança
	
	busca de competências
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando que as Instituições de Ensino Superior tem um papel relevante no processo de empreendedorismo e inovação conforme PIETROVSKI et.al. (2011),
I. A integração das redes de cooperação é resultante do processo de amadurecimento das organizações e dos profissionais que nela atuam. Os processos educacionais passam a ser fundamentais para o exercício da integração eficaz, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de uma visão estratégica, quanto para o desenvolvimento de habilidades pessoais que garantam o bom relacionamento e desempenho na comunidade organizacional; PROCESSO SELETIVO TURMA 2014 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA PÚBLICA Pg. 7 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
II. A lei do bem conhecida pela Lei 8.666 de 1993 obriga toda Instituição de Ensino a criar o Núcleo de Inovação Tecnológica.
III. Os Habitats de Inovação Tecnológica são instrumentos de desenvolvimento. No que diz respeito às incubadoras elas integram empreendedorismo, gestão da inovação e desenvolvimento local onde estão instaladas e, ainda, apresentam características próprias, papéis distintos e locus de conhecimento de negócios.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	d) As alternativas I e II estão corretas
	
	b) Apenas a alternativa II está correta
	
	a) Apenas a alternativa I está correta
	 
	e) As alternativas I e III estão corretas 1
	
	c) Apenas a alternativa III está correta
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O empreendedor possui um conjunto de características próprias e não necessariamente precisa ter um negócio próprio ou ser um empresário para atuar usando o empreendedorismo. Podemos dizer que são características do empreendedor:
		
	
	Estabelece metas; Não aceita o erro; Corre riscos.
	
	Corre riscos; Estabelece metas; Comprometimento.
	 
	Negociação e rede de contatos; Comprometimento; Correr riscos calculados.
	
	Independência e autoconfiança; Não aceita o erro; Não estabelece metas.
	
	Independência e baixa autoestima; Corre riscos de forma imprudente.
	
	 4a Questão
	
	
	
	Os intrapreneurs (empregados empreendedores) estão cada vez mais valorizados dentro das empresas, porque:
		
	
	São pessoas criativas, que vislumbram oportunidades para outras empresas
	 
	São pessoas criativas, que projetam e inovam dentro do ambiente de trabalho
	
	São pessoas que cumprem o horário de trabalho e não se dispersam
	
	São sócios da empresa que têm novas idéias
	
	São empregados da empresas que quando descobrem uma oportunidade, saem da organização
	 5a Questão
	
	
	
	
	A palavra empreendedor (entrepreneur) foi utilizada pela primeira vez no início do século XVI, na França, para designar homens envolvidos na coordenação de operações militares. O significado do termo empreendedor está diretamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade. Analise cada afirmativa seguinte, classificando-os como V (verdadeiro) ou F (falso):
1. Mas para ser um empreendedor é necessário criar uma empresa e se tornar um milionário famoso. Podemos agir de forma empreendedora em nosso dia a dia, em várias dimensões: Social, Afetiva, Profissional, etc;
2. O funcionário de uma empresa que se antecipa aos problemas, que é proativo e demonstra os comportamentos empreendedores é um empreendedor corporativo, atuando para alavancar os negócios de sua empresa;
3. Ser um empreendedor depende de classe social, nacionalidade, formação acadêmica e outros fatores sócio-econômico-culturais;
4. Para se tornar um empreendedor é importante desenvolver os comportamentos necessários para atuar dessa forma em suas interações na sociedade e com o mundo. É correto, apenas, o que se afirma em:
		
	
	1-V; 2-V; 3-V; 4-F
	 
	1-F; 2-V; 3-F; 4-V
	
	1-V; 2-F; 3-V; 4-V
	
	1-F; 2-F; 3-V; 4-F
	
	1-V; 2-V; 3-F; 4-F
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que completa a frase:
O significado do termo empreendedor está...
		
	 
	diretamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	obrigatóriamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	indiretamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	diretamente relacionado a um comportamento que possibilita ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	diretamente relacionado a um conjunto de instruções que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O empreendedor possui um conjunto de características próprias e, não necessariamente, necessita ter um negócio próprio ou ser um empresário para atuar usando o empreendedorismo. Podemos citar como uma das principais características do comportamento empreendedor:
		
	 
	persistência e busca de informações
	
	investir em aplicações financeiras com valores sempre fixos
	
	subtarefas com prazos indefinidos
	
	definir metas de curto prazo sem consultar especialistas
	
	comprometimento de dividir tarefas
	 8a Questão
	
	
	
	As pesquisadoras Aurora Zen e Madalena Fracasso abordam as contribuições para a formação e as modificações no termo empreendedor à luz das mudanças ocorridas por meio de três paradigmas tecnológicos: o primeiro é o da revolução industrial britânica, o segundo paradigma é o fordista e o terceiro é o paradigma da tecnologia da informação.
Identifique a única alternativa que NÃO pertence ao paradigma fordista:
	
	Inovação e importância de quem a implementa no mercado (empreendedor).
	
	Diferenciação do papel do gerente e do empreendedor.
	 
	Diferenciação do papel do investidor e do empreendedor.
	
	Ampliação dos limites da firma, que gera novas oportunidades de negócio.
	
	Surgimento do intraempreendedor.

Outros materiais