Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO AVALIANDO O APRENDIZADO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Simulado: CCJ0105_SM_201708327304 V.1 
	Aluno(a): CIBELLY BARBARA DAMASCENO DA COSTA
	Matrícula: 201708327304
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 12/11/2017 19:48:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708438015)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observando a organização do Estado conforme as normas constitucionais da Carta Política do Império Brasilerio de 1824, pode-se afirmar que:
		
	
	O Estado Imperial brasileiro era laico, com total liberdade de expressão e religião, inclusive para os escravos.
	 
	O exercício do Poder Moderador se constituía em prerrogativa intransferível do Imperador, sendo ele considerdo inimputável pela norma constitucional imperial.
	
	O Poder Judicial foi exercido por magistrados nomeados pelo Imperador, tendo como garantias constitucionais do exercício da magistratura durante a vigência da forma de governo monárquico no Brasil, a irredutibilidade de vencimentos, a vitaliciedade e a inamovibilidade.
	
	O Poder Legislativo organizou-se de forma bicameral, ou seja, Câmara de Deputados e Senado, sendo ambos com mandatos eletivos temporários.
	
	O Poder Executivo se organizou na forma presidencialista, cuja legitimidade do poder consagra-se através de eleições diretas para Presidente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708374167)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao importante conjunto normativo que veio à luz em 1850, podemos afirmar que:
 I - O Código Comercial (lei nº 556, de 25 de junho de 1850) trazia algumas inovações, integrando textos dispersos que vinham do período colonial.
II - A lei Euzébio de Queirós, que extinguiu definitivamente o tráfico de mão de obra escrava da África para o Brasil, resultou da crescente conscientização dos mais importantes setores da produção cafeeira do Vale do Paraíba no que se referia à crueldade do regime escravista.
III - De acordo com a Lei de Terras, aprovada duas semanas após a extinção do tráfico negreiro da África para o Brasil, manteve o critério, proveniente da época colonial, de DOAÇÃO como forma de acesso a terras públicas no Brasil.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	As afirmativas II e III estão erradas.
	
	Somente as afirmativas I e II estão erradas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708370073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		
	
	O desejo da monarquia francesa em participar como parceira das potências ibéricas do processo de colonização dos territórios localizados na costa leste da América do Sul.
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	 
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708370744)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição de 1824 trazia em seu texto a proteção aos interesses da Monarquia representada por Dom Pedro I, descrevendo o Governo Brasileiro como:
		
	 
	Monárquico, Hereditário, Representativo e Constitucional.
	
	Presidencial, Hereditário, Representativo e não Constitucional.
	
	Monárquico, Eleitoral, Representativo e não Constitucional.
	
	Presidencial, Constitucional, Representativo e Hereditário.
	
	Monárquico, Presidencial, Constitucional e Representativo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708477864)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o historiador Boris Fausto (História do Brasil ? EDUSP), mais do que assinalar a metade do século XIX no Brasil, o ano de 1850 foi marcado pela entrada em vigor de uma série de leis que buscavam mudar a fisionomia do país no sentido daquilo que se entendia, à época, como modernidade. Assim, no que se refere a esta legislação, voltada para uma modernização institucional do Império, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Ela foi decisiva para a implantação de uma ampla reforma agrária, promovida pela Lei de Terras, que realizou a venda, a preços simbólicos, de pequenos lotes de terra, visando à fixação do homem pobre livre e do ex-escravos na área rural.
	
	Ela contribuiu para a recomposição da legislação cível brasileira, através da promulgação de nosso primeiro Código Civil, elaborado pelo advogado e jurista Teixeira de Freitas.
	
	Ela se voltou, fundamentalmente, para a reforma da Constituição de 1824, já que, na sociedade verificava-se o ascensão de um movimento voltado para a federalização do Estado Monárquico Brasileiro.
	
	Ela resultou de ampla participação popular, uma vez que o sistema político-eleitoral permitia que todos os homens, maiores de 21 anos pudessem exercer o seu direito de escolher diretamente os candidatos que iriam compor a Câmara dos Deputados.
	 
	Ela criou as condições institucionais para a modernização do ambiente empresarial brasileiro da época, através da promulgação do Código Comercial e dos decretos 737 e 738 que o regulamentaram.

Outros materiais