Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II WEB AULA 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - CCJ0036
Questão Discursiva
Mario ajuizou ação indenizatória em face da Loja FREE MAGAZINE com o objetivo de obter reparação pelos danos decorrentes da aquisição de um condicionador de ar defeituoso. A demanda foi ajuizada perante a Vara Cível da Capital, pelo procedimento comum, onde o autor pretender obter indenização no valor de 20.000,00 (vinte mil reais). Após a citação, a empresa ré propôs a realização de um negócio processual atípico, reduzindo todos os prazos processuais para 05 dias e modificando a distribuição do ônus da prova, o que foi prontamente aceito pelo autor. O juiz indeferiu o negócio processual proposto pelas partes sob o fundamento de que viola o princípio da ampla defesa. Diante da situação INDAGA-SE: 
a) O juiz agiu de acordo com as regras do CPC acerca do procedimento comum? 
 - Este é um legitimo meio de pacificação de conflitos através da autocomposição. No caso em questão uma das partes de forma espontânea, sacrificou seu interesse se submetendo a pretensão do outro voluntariamente, sendo este um ajuste de vontades entre as partes, de forma pacifica e livre. O novo código de processo civil trouxe essa possibilidade com o objetivo de desafogar o judiciário, pois as partes podem negociar os prazos, ônus, faculdades e direitos que admitem autocomposição, antes ou durante o processo. Portanto o juiz não agiu conforme as regras do NCPC. 
Sobre este tema, assim dispõe o artigo 190, 191, §1° e §2°, NCPC: 
 Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo.
Art. 191. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. § 1o O calendário vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente justificados. §2 Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário. 
Ainda segundo o NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL,este tipo de procedimento deve ser estimulados por juízes. assim preleciona o artigo 3°, §3, NCPC: 
§ 3° A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.
b) A referida demanda poderia ter sido ajuizada nos Juizados Especiais Cíveis? 
- Sim, de acordo com a Lei 9.099/95. no seu art. 3º, o Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas. 
1ª Questão: De acordo com o CPC é correto afirmar que: 
a) O procedimento comum sumário e ordinário foram transformados em procedimento especial.
Errado. Antes do novo CPC, a divisão do processo de conhecimento era feita entre procedimento comum e especial. E o procedimento comum por sua vez era subdividido em rito ordinário e sumário. com o novo CPC, deixou de existir a subdivisão e so ficaram os procedimentos comuns (do art. 318 e ss.) e os procedimentos especiais (art. 539 e ss.).
 b) A petição inicial não pode mais ser emendada.
Errado. De acordo ao art. 321, caso o juiz verifique que a petição inicial não preenche os requisitos descritos nos arts. 319 e 320, ou caso esta contenha defeitos e irregularidades, capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado. e caso a diligência não seja cumprida, pode o juiz indeferir a petição inicia
c) Na petição inicial pode haver indicação de interesse em realizar audiência de conciliação ou mediação. 
Correto. De acordo com o Novo Código de Processo Civil, artigo 319. VII, pode o autor optar pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação. Essa mesma afirmativa, encontra-se avençada no Art. 3º, NCPC, § 2º, § 3º, onde o legislador refere-se ao papel do Estado de promover sempre que possível, a solução consensual dos conflitos. Devendo a conciliação e a mediação serem estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial. 
d) Não pode haver mais indeferimento da petição inicial antes da citação do réu.
 Errado. O magistrado, ao receber a petição inicial, analisará o cumprimento dos requisitos de admissibilidade dessa (CPC, art. 106, CPC, art. 319 e CPC, art. 320). É a fase de saneamento de eventuais imperfeições, desde que reparáveis. 
Art. 106.  Quando postular em causa própria, incumbe ao advogado:
I - declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações;
II - comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço.
§ 1o Se o advogado descumprir o disposto no inciso I, o juiz ordenará que se supra a omissão, no prazo de 5 (cinco) dias, antes de determinar a citação do réu, sob pena de indeferimento da petição.
2ª Questão: Com relação ao pedido no processo civil, marque a opção incorreta: 
a) O pedido deve ser certo e determinado. 
b) É possível pedido alternativo nos casos em que o direito material permite. 
c) A cumulação de pedidos diversos contra o mesmo réu só é possível quando houver conexão. X
Errado: Art. 327. É lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão.
d) A cumulação de pedidos enquanto cumulação de ação gera economia processual

Outros materiais