Buscar

DISCURSIVA PRÁTICA PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCURSIVA PRÁTICA PROFISSIONAL: LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Questão 1/5
Leia o extrato de texto a seguir:
“O aluno da Escola da Vila põe o dedo na ferida: de que adianta a escola formar alunos para passar no vestibular se a vida é muito mais complexa? A questão remete à velha, estreita e preconceituosa visão de que escolas “tradicionais” são disciplinadoras, fortes e preparam para o vestibular, enquanto escolas “liberais” são antros de rebeldia, fracas e não fornecem “base acadêmica” para um bom desempenho no vestibular. Daí, voltamos à questão inicial: a escola do século 21 deve educar para o mercado ou para a vida? ‘Educar para a vida significa preparar para enfrentar os desafios do novo milênio, o que inclui os desafios do mercado de trabalho; não existe mercado sem vida e vice-versa’, afirma Roberto Nasser, 53 anos, coordenador de orientação profissional do Colégio Bandeirantes. Rinaldi, do Rio Branco, parece concordar: ‘Mercado e vida são complementares’. Já Sônia, do Porto Seguro, é categórica: ‘A educação básica, até o ensino médio, tem de formar para a vida’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/a-escola-ideal>. Acesso em: 27 jul. 2016.
A educação compartilha com a fantasia e a literatura uma perspectiva utópica. Seu ideal de levar adiante, conduzir para frente, parece distante e obsoleto. Essa impossibilidade se dá, segundo o artigo-base O papel na literatura na escola, por quais impedimentos?
Resposta : “A dificuldade reside também na circunstância de que, de ideal, esse objetivo converteu-se em um sistema: educação deixou de consistir em um processo, presente em várias das atividades sociais e culturais, para se apresentar como instituição, com estrutura, organograma, agentes, calendário e orçamento”. (p. 21).
Questão 2/5
Leia atentamente o trecho de uma carta do leitor enviada à revista Época:
“Foi com indignação que a classe médica leu as declarações do promotor Diaulas, que disse que os médicos brasileiros ‘foram educados para ser deuses’. Eles enfrentam o dia a dia de hospitais e consultórios com o objetivo de salvar vidas. Respeitamos a opinião do doutor Diaulas, mas não aceitamos que o promotor trate como regra geral o comportamento de um ou outro médico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT965913-2119,00.html>. Acesso em: 03 ago. 2016.
De acordo com o texto e com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, explique como e em função de que variam os temas das cartas do leitor.
Resposta : Espera-se que o aluno discorra sobre a relação entre o tema de uma carta do leitor e o tema de uma notícia, a qual a carta necessariamente faz referência. “Os temas das cartas do leitor variam, portanto, conforme variam as linhas editoriais de jornais e revistas” (livro-base, p. 115).
Questão 3/5
Leia o seguinte trecho.
“Uma das mais importantes metas do Plano Nacional de Educação no que tange o Ensino Médio é a garantia do acesso a todos aqueles que concluam o Ensino Fundamental em idade regular no prazo de três anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13559>. Acesso em: 27 jul. 2016.
Conforme aponta o artigo-base O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais, a emenda constitucional 59/2009 assegura a obrigatoriedade de estudo para crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos. Apresente ao menos uma das duas intenções dessa emenda, com a obrigatoriedade de estudo nesta faixa etária (4 a 17 anos), no que tange ao Ensino Médio.
Resposta : Espera-se que apresente pelo menos um dos dois itens grifados no trecho: O “a emenda constitucional n. 59/2009, [com] a obrigatoriedade de estudo de crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos, [fortalece] a intenção de [1] universalizar o Ensino Médio à população brasileira e [intenção 2: ] [reforçar] especificidade [do Ensino Médio] como etapa final da educação básica [...]. ”
(MOEHLECKE, Samira. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, jan.-abr. 2012.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a02v17n49.pdf>.
Acesso em: 08 jun. 2016.)
Questão 4/5
Leia o extrato de texto a seguir:
“O que estamos querendo dizer é que é preciso, sim, reinstaurar o trabalho formal com a gramática tradicional dentro de nossas salas de aula, mas de uma maneira funcional, isto é, fazendo com que o nosso aluno passe a conhecê-la, não só como um aglomerado de inadequações explicativas sobre os fatos da língua, mas – embora arcaica em boa parte de suas observações empíricas – como um documento de consulta para muitas das dúvidas que temos sobre como agir em relação aos padrões normativos exigidos pela escrita”.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: <http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/faraco_castro.pdf>. Acesso em 22 jun. 2016.
Com base na leitura do texto Ensinar Gramática na Escola?, explique qual é a proposta do autor em relação ao ensino da gramática na escola.
Resposta : Enfim, o que estou propondo é que se faça – verdadeiramente – iniciação científica na escola com a utilização da gramática tradicional. Colocaríamos os estudantes diante das noções classificatórias e das análises efetuadas pelos gramáticos numa posição essencialmente crítica, exigindo deles não só a compreensão da natureza hipotética das formulações teóricas como exigiríamos deles, também, a observação dos fenômenos (uma observação profunda, que busca generalizações, por um lado, e que não ignora as diferenças, por outro). Certamente, precisaríamos de professores mais bem formados, com treinamento em linguística descritiva, capazes – eles também – de entender a natureza das teorias e de observar os fenômenos. (p. 81).
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para a produção de resenhas, é necessária a mobilização de uma série de operações cognitivas, discursivas e linguístico-discursivas. Nesse contexto, o indivíduo é sempre um participante do discurso expresso no(s) texto(s) resenhado, embora essa participação seja insuficiente para a função e para a eficácia da resenha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_autor/arquivos/producao_de_resenhas_academicas_os_recursos_linguisticos_e_a_apropriacao_do_genero.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2016.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, aponte três das principais informações comumente encontradas em uma resenha:
Resposta : Espera-se que o aluno identifique três das seguintes características:
Apresentação e contextualização da obra
Definição do tema e dos objetivos da obra e avaliação inicial
Descrição resumida da organização geral e da estrutura da obra
Indicação da abordagem utilizada pelo autor da obra resenhada
Exposição dos comentários positivos e negativos da obra
Recomendação ou não da obra (livro-base, p. 174).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais