Buscar

reforma trabalhista trabalho-GRUPO ECONÔMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO-REFORMA TRABALHISTA 
GRUPO ECONÔMICO 
O objetivo do legislador em 1943 quando redigiu o artigo 2° da CLT trouxe o seguinte se um empresario fo proprietario de varias empresas ,o empregado que trabalho em uma das empresas pode ingressar com reclamaçao trabalhista em face de qualquer uma delas porque de acordo com o artigo 2° paragrafo 2° nesse caso a responsabilidade das empresas e solidaria ainda que cada uma das empresas tenha personalidade juridica propria com CNPJ proprio. O controlador o socio marjoritario delas, qualquer uma delas reponde pelos empregados. Pois se o empregado so pudesse entrar contra uma empresa com ação e aquela especificamente venha a ficar sem patrimonios ocorra a quebra ele nunca iria ter a lesão na sua esfera patrimonial efetivamente saldadas. 
 Tem dois tipos de grupos economicos o grupo vertical e o horizontal no grupo economico vertical tem uma holding que e uma empresa mãe socia marjoritaria de todas as outras empresas ,o grupo economico esta mantido e a resposabilidade solidaria para todos tanto para a empresa mãe tanto as demais .
houve uma exclusão na sociedade solidaria o legislador pretende diminuir restringir a possibilidade de configuração de grupo economico hoje com a legislaçao em vigor o empregado consegue responsabilizar o grupo economico seja vertical seja horizontal .
Com a reforma o socio marjoritario da empresa controlará todas porém não será mais configurado a grupo economico porque o legislador retiva a possibilidade do grupo economico horizontal. 
Essa mudança visa proteger o empregador e dificultar a possibilidade de configuração de uma responsabilidade solidaria ,a mudança vai ter como consequencia prática nesse caso que não vão poder cobrar de todas as empresas pertecentes ao grupo porque ele excluir essa possibilidade .
Deixando de configurar grupo economico fica mais dificil a proteção dos direitos em caso de uma dispensa sem pagamentos de verbas.
Da inclusão da CLT de um paragráfo 3° no artigo 2°.
§ 2º Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econômico, serão responsáveis solidariamente pelas obrigações decorrentes da relação de emprego.
 § 3º Não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.”(NR)
 
EMPREGADO E EMPREGADOR 
NEGOCIAÇAO ENTRE ENTRE SINDICAL 
TRABALHO INTERMITENTE 
HORA INTINERE

Outros materiais