Buscar

física 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. (a) Diga, com suas palavras, o que você entende por energia. Esta grandeza é escalar ou vetorial? (b) Cite algumas formas de energia que seja de seu conhecimento. (c) Dê exemplos de situações em que uma forma de energia se transforma em outra.Energia pode ser uma fonte de calor e de trabalho mecânico.é uma grandeza escalar. 
b)Energia nuclear , energia hidroelétrica 
c)O ventilador (há transformação de energia elétrica em mecânica) A lâmpada (há transformação de energia elétrica em luminosa e térmica) 
 4. (a) Quando dizemos que um corpo possui energia cinética?  quando possui massa e velocidade escalar. Quando ele apresenta velocidade (está em movimento) 
(b) Se um corpo de massa m possui velocidade v, qual é a expressão que nos permite calcular a sua energia cinética K? m.v²/2  (c) Qual é a limitação física para a equação de K apresentada? (d) Expresse, em palavras, a relação entre trabalho total realizado sobre um corpo que se desloca entre dois pontos no espaço e as energias cinéticas do corpo nestes dois pontos. Expresse também matematicamente esta relação. se esse trabalho total for positivo, haverá um aumento de energia cinética; se ele for negativo, haverá uma diminuição de energia cinética. τAB= EcB - EcA= ∆Ec  (variação da energia cinética) 
O trabalho desta força é igual a diferença entre o valor final e o valor inicial da energia cinética.Ou seja , trabalho = ECfinal - EC inicial 
5. (a) O que você entende por energia potencial ? Dê exemplos de situações em que um corpo possui energia potencial. (b) Um corpo de massa m encontra-se a uma altura h acima de um certo nível horizontal. Qual a expressão que nos permite calcular a energia potencial gravitacional UG deste corpo em relação àquele nível? (c) Escreva a relação matemática entre trabalho WAB realizado pela força da gravidade (peso) sobre um corpo, quando ele se desloca de A para B, e as energias potenciais gravitacionais do corpo nestes pontos. quando um corpo esta numa determinada altura tem energia potencial gravitica 
b) EP= mgh ou seja massa vezes aceleração gravitica vezes altura 
c) considera-se o peso uma forca conservativa portanto variação da Energia potencial é igual ao trablho realizado Logo: Epfinal-Ep inicial=w <=> mg hf-mghf=W
6. (a) Enuncie e expresse matematicamente a lei de Hooke. (b) Faça um desenho mostrando o aspecto do gráfico F x X (força x deformação) para uma mola. (c) O que representa a inclinação deste gráfico? (d) O que representa a área sob este gráfico? A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá à sofrer tal deformação.
7. (a) Um corpo encontra-se na extremidade de uma mola cuja constante elástica é k . A mola apresenta uma deformação X . Qual é a expressão matemática da energia potencial elástica UE deste corpo? (b) Seja WAB o trabalho realizado por uma mola deformada ao empurrar (ou puxar) um corpo de A para B. Escreva a relação matemática entre WAB e as energias potenciais elásticas do corpo UA e UB . 
Vamos considarar empurrando: 
Mola -------------------Corpo A------------CorpoB 
CorpoA está sendo movido e ainda tem energia elástica 
CorpoB está parado, então nao possui energia cinética nem elástica e para A chegar em B deve-se esticar a mola à uma distancia y 
E = Ec (energia cinética) + Efel (Energia elástica) 
E = m.v²/2 + k.x²/2 
porém como eu falei para chegar em B ele deve esticar a mola: 
E = [m.v² + k.(x + y)²]/2 
8. (a) O que são forças conservativas e forças dissipativas? Dê exemplos de ambas? (b) A expressão WAB = UA – UB é válida para forças conservativas? E para forças dissipativas? (b) A expressão WAB = KB – KA é válida para forças conservativas? E para forças dissipativas? 
forças conservativas : não modificam a energia mecânica do sistema. É possível estabelecer uma classificação para os diversos tipos de forças através dos efeitos provocados por cada uma sobre a energia mecânica dos corpos. Por exemplo, a força peso tem a propriedade de transformar a energia potencial gravitacional em energia cinética. A força de uma mola pode transformar a energia elástica em energia cinética, EXEMPLO: força gravitacional e força elástica. Forças dissipativas: forças que transformam a energia mecânica em outras formas de energia, como por exemplo, o som, calor e deformação.
A força de atrito faz um objeto parar, transformando sua energia cinética inicial em calor e som. Sempre que houver força de atrito, parte da energia mecânica do sistema vai ser transformada em calor e som. É possível verificar isso quando um carro freia bruscamente: escutamos o som característico da freada e vemos a fumaça dos pneus queimando em virtude do aumento da temperatura devido à força de atrito com o asfalto.
9. (a) O que você entende por energia mecâninca (total) de um corpo? (b) Em que condições a energia mecânica de um corpo permanesse constante? (c) Quando atuam apenas forças conservativas em um corpo, se a U do corpo aumenta, o que ocorre com sua K? E se U diminui? a energia mecanica total de um corpo, é a soma da Ec+ Ep b) A energia mecanica mantem se constante quando nao a forcas dissipativas em que a variacao de EM=0 
c) como a variacao de Em é 0 e Em= EC+EP entao se a EC aumenta a EP diminui e Ep aumenta EC diminui
10. (a) Um corpo no qual atua uma força de atrito cinético perde toda a energia mecânica que ele possuia. Você diria que esta energia mecâninca desapareceu ou se transformou? Explique. Quando o trabalho das forças dissipativas é resistente, há uma perda de Energia Mecânica. A esta perda, que é irreversível, denomina-se dissipação. O trabalho realizado pelas forças dissipativas mede a Energia Mecânica que se dissipa geralmente para a forma térmica e, mais raramente, para outras formas.  (b) Faça um resumo explicando o Princípio Geral de Conservação de Energia de acordo com esse texto nao ha variacao de Em num sistema conservativo ao seja o que um dado corpo ganha em potencial perde em cinetica.

Outros materiais