AVALIANDO O APRENDIZADO AULA 9
2 pág.

AVALIANDO O APRENDIZADO AULA 9


DisciplinaHistória Moderna: da Formação do Sistema Internacional200 materiais1.397 seguidores
Pré-visualização1 página
AVALIANDO O APRENDIZADO AULA 9
	Como vimos, a Revolução Francesa é considerada uma das Revoluções Burguesas. Selecione, abaixo, o que pode ser definido como Revolução Burguesa.
	
	
	São revoluções que consolidam a aliança do rei com a burguesia resultando, daí, a criação dos Estados absolutistas.
	
	São chamadas Revoluções Burguesas a participação da burguesia nas guerras religiosas do século XVII, defendendo o protestantismo.
	
	São revoluções que tiveram por fim celebrar a aliança da nobreza com a burguesia, com a derrubada do poder dos reis.
	 
	São revoluções que puseram fim ao Antigo Regime e estabeleceram uma nova ordem política e econômica na Europa, que se espalharia pelo mundo formando as bases do estado contemporâneo.
	
	São chamadas assim porque a burguesia consegue um grande acúmulo de capital, e consequentemente, de poder, com sua participação nas Grandes Navegações.
	
	
	\ufffd
	 2a Questão (Ref.: 201201994468)
	
	Com relação à manufatura francesa, assinale a alternativa correta.
	
	 
	A França produzia manufaturas bem mais acabadas que a Inglaterra porque o seu parque manufatureiro estava voltado para artigos de luxo.
	
	A França tinha um parque industrial tão forte quanto o inglês, seu problema era político econômico: o feudalismo e o absolutismo impediam o desenvolvimento da burguesia.
	
	A manufatura francesa, ao contrário da inglesa, especializou-se na produção e de artigos militares e na construção naval, isso foi muito importante no campo militar, porém foi péssimo em termos comerciais.
	
	A manufatura francesa era especializada demais e não se utilizava de máquinas a vapor, dedicava-se unicamente a produção de vinho, azeites e óleos para a iluminação.
	
	A manufatura francesa, ao contrário da inglesa, estava nas mãos do Estado Absolutista, isso emperrava o seu desenvolvimento e restringia o mercado para seus produtos.
	
	
	\ufffd
	 3a Questão (Ref.: 201202149901)
	
	Compõe o cenário em que se desenrolou a Revolução Francesa:
	
	
	o apoio da monarquia francesa à Inglaterra por ocasião da guerra da independência americana, com o conseqüente desgaste interno do Estado.
	
	a defesa jacobina da manutenção dos monopólios coloniais com a impotência do Estado monárquico francês em atendê-los.
	 
	o esgotamento da capacidade de ação da monarquia francesa frente às transformações vividas pelo país, assim como diante dos anseios políticos burgueses.
	
	o cercamento das terras públicas pelo Estado com a conseqüente expulsão dos camponeses para o trabalho na indústria.
	
	o enfraquecimento da monarquia após a revolta de escravos no Haiti.
	
	
	\ufffd
	 4a Questão (Ref.: 201202149915)
	
	Sobre a radicalização do processo revolucionário no período jacobino, analise as seguintes proposições: I- Um de suas primeiras medidas consistiu na revisão da Constituição de 1791 e instituição do voto universal segundo o qual todos os cidadãos, do sexo masculino, teriam direito a votar. II- A convenção estabeleceu um novo calendário, pondo o dia 22 de setembro de 1792 como Ano I. Os meses receberam nomes ligados às estações do ano. III- Foi decretado que a pátria estava em perigo e instituído o chamado comitê de salvação nacional, liderado por Robespierre, Saint Just e Danton e um tribunal designado a julgar os inimigos da revolução. Assinale a alternativa correta:
	
	
	se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
	 
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	se todas as afirmativas estiverem erradas.
	
	
	\ufffd
	 5a Questão (Ref.: 201201910136)
	
	O Iluminismo produziu idéias que serviram de base ideológica para as Revoluções Burguesas dos séculos XVIII e XIX. Em relação à Revolução Francesa, qual obra indica o caráter renovador do pensamento revolucionário:
	
	 
	A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que defendia a manutenção da autoridade da nobreza sobre as terras da frança, assim como a dos burgueses sobre as cidades. Assim o território ficaria divido em dois para manter os ideais da Revolução.
	
	A Enciclopédia dirigida por Diderot e D'Alembert, que passou a ser vista como um guia contra o Antigo Regime por conter os novos ideais.
	 
	A Enciclopédia dirigida por Voltaire e Rousseau, que formulou regras para a organização de uma nova sociedade.
	
	A Declaração Civil do Clero, que fez com que as ligações com o feudalismo fossem cortadas e intrdoziu um novo estatuto para os trabalhadores rurais.
	
	A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que anunciava a possibilidade da revolução resultar de um acordo entre os filósofos das Luzes e o Antigo Regime, com o intuito de manter a ordem nos campos e nas cidades.
	
	
	\ufffd
	 6a Questão (Ref.: 201201909142)
	
	Acerca do Iluminismo, um movimento de ideias que surgiu no século XVII e desenvolveu-se no século XVIII, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	De acordo com o pensamento iluminista, era necessária uma real aproximação entre a monarquia e o povo para que a ações propostas pudessem alcançar resultados imediatos a curto prazo.
	
	No campo das ações políticas, os iluministas pregavam a ação radical, que levasse a tomada imediata do poder pelas classes subalternas.
	 
	Segundo a concepção iluminista, o conhecimento seria fruto da observação, da experiência e da ação prática a partir do racionalismo.
	
	Como projeto social, os iluministas defendiam a vida comunal e o retorno a vida coletiva da qual o povos primitivos faziam parte.
	
	Os iluministas criticavam o desenvolvimento cada vez mais acentuado da razão, presente nos escritos e publicações científicas da época