Buscar

Exercício de Fixação Nº 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: Contabilidade Internacional
	Exercício 2 – Trabalho Acadêmico
	Professor: Msc. Mariano Terço de Melo
	Data: 05/03/17 
	Nome:
	Turma: 8TCN
Exercício de Fixação Nº.02
1 O sistema legal de um país é classificado como sendo common law, conhecida como não legalista, e code law, conhecida como legalista ( e como Lei Romana), tendo destacada influência na classificação dos países, como integrantes do bloco “anglo-saxão” ou da “Europa Continental”. Comente como é o ambiente legal e regulamentar no Brasil, se enquadrava como common – law ou code Law. Veja inclusive o comentário jocoso feito por Walton(2003) sobre a Alemanha e Inglaterra, Irã e Itália.
2 a Legislação societária menciona no art. 177 que a escrituração de uma companhia esteja em consonância com os princípios contábeis geralmente aceitos enquanto o CFC, por meio de Resolução 750, estabelece o que e quais são os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Neste capítulo estudamos como a existência de um arcabouço teórico e o nível de desenvolvimento da teoria contábil no Brasil está mais próximo do modelo anglo-saxão ou do modelo da Europa Continental? Comente.
3 A forma de captação pelas empresas, se vinculadas ao mercado de capitais ou ao mercado de crédito bancário ou à autoridade governamental, é destacada pelos pesquisadores internacionais como uma das principais causas de diferenças internacionais na Contabilidade. O Brasil, apesar de não ter um mercado de capitais tão dinâmico, tem a Lei Nº. 6.404/76 voltada para atender a acionistas e investidores, além da criação da CVM com preocupação voltada para transparência de balanços para investidores. Comente.
4 Quais são os principais fatores que têm limitado a influência da academia no financial reporting ou na normatização de padrões contábeis no Brasil?
5 Descreva duas características do modelo anglo-saxão e do modelo da Europa Continental.
6 Explique a existência de um arcabouço teórico e o nível de desenvolvimento da teoria contábil podem influenciar ou ser uma das causas das diferenças internacionais.
7 No modelo anglo-saxão, diz-se que a profissão contábil é auto-regulamentação. O que isso significa em termos práticos?
8 quando analisamos a contabilidade do Japão e da Alemanha identificamos algumas similaridades. Dê dois exemplos.
9 Dê duas razões que justificam por que a profissão contábil no Brasil ainda não tem amadurecimento(status) se comparada com os Estados Unidos.
10 Dê duas razões que justificam por que o ensino da Contabilidade no Brasil ainda não evoluiu qualitativamente se comparado com os Estados Unidos.
11 O nível de inflação de um país pode ser caracterizado como uma das causas de diferenças internacionais?
12 Explique por que a vinculação da legislação tributária com a escrituração mercantil é considerada uma das principais causas das diferenças internacionais.
13 Compare as pesquisa feitas por Belkaoui e Doupnik e Salter. Aponte as principais divergências.

Outros materiais