Buscar

AD1 de ALFA 1. 2016 1 gabarito (12)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2016.1
Avaliação a Distância 1
ALFABETIZAÇÃO 1 
(data limite de entrega no polo – 16/02) 
Aluno(a): ________________________________________________________
Polo: __________________________________________________________ 
Caro/a aluno/a:
Para a realização de sua Avaliação a Distância 1 (AD1), sugerimos que você releia o conteúdo do material didático. As atividades sugeridas nas aulas ajudam muito na organização de seus estudos. 
Lembre-se que as suas respostas devem ser escritas em forma de texto argumentativo científico, ou seja, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente. Você deve responder tomando por base o estudo do material e não redigir respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre os assuntos tratados. Afinal, o objetivo da formação deve ser o crescimento e o aprofundamento dos conhecimentos construídos.
ATENÇÃO: A Avaliação a Distância 1 é obrigatória. O aluno que não entregá-la no polo até a data limite (16/02), receberá zero em sua pontuação. A AD1 poderá ser entregue na secretaria de seu polo ou enviada por correio. A AD1 enviada pelo correio só será aceita se for postada até 5 (cinco) dias antes do prazo de entrega estipulado no cronograma. Esta avaliação possui peso 4.
Observe o texto a seguir:
Ler e escrever têm a função de comunicar algo.
No início do aprendizado da leitura, a criança apenas decodifica o texto.
Ana Cássia Maturano -Especial para o G1, em São Paulo.
Uma das exigências para que uma pessoa ocupe um cargo eletivo é que seja alfabetizada. Para tanto, deve apresentar um comprovante de sua escolaridade ou uma declaração escrita por ela própria.
Sem poder comprovar a escolaridade, o deputado mais votado do país Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, apresentou uma declaração de próprio punho, contestada pelo Instituto de Criminalística. Diante disso, foi denunciado à Justiça comum e eleitoral como possível analfabeto, podendo vir a perder o cargo. A Justiça poderá marcar uma audiência para que ele prove o contrário através de uma prova de leitura e escrita.
Esta prova consiste na leitura em voz alta de um texto simples, sem ter que mostrar a compreensão que teve dele; e na realização de um ditado, quando deve escrever o que ouve, não sendo levadas em conta a grafia ou ortografia corretas. Ou seja, para uma pessoa ser considerada alfabetizada basta que seja um codificador ou decodificador de palavras e textos.
Ser alfabetizado vai muito além de usar códigos. Pessoas assim são apenas analfabetos funcionais, escrevem e leem, porém, são incapazes de usar essas habilidades na sua vida. Melhor dizendo, são incapazes de dar sentido para aquilo que escrevem e leem.
Ler e escrever têm a função de comunicar algo. A prova em questão só terá valor para avaliar a habilidade leitora se o que for lido fizer sentido e comunicar algo para o leitor. Para isso, é necessário que se verifique o entendimento feito do texto. [...]
No Brasil e na América Latina, analfabeto funcional é aquele que tem mais de 20 anos e possui menos de quatro anos de estudo formal. No Canadá, a escolaridade mínima é de oito anos.
Esses critérios também são relativos. Principalmente quando observamos o desenvolvimento escolar efetivo de muitos daqueles que estudam vários anos nas nossas escolas públicas. Alguns terminam os quatro anos de estudos ainda analfabetos funcionais.
Estar alfabetizado de maneira funcional – alfabetismo funcional – envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique, informando-se e expressando-se através dela. A alfabetização se dá pela vida toda.
Fica difícil imaginar que uma pessoa que não seja funcionalmente alfabetizada consiga propor, editar ou revogar as leis de um país, como o deputado federal tem que fazer.
Mais que uma questão política, essa questão envolvendo o deputado eleito mostra a confusão que ainda se faz sobre analfabetismo e alfabetismo, que tem ocultado o verdadeiro nível de alfabetização do nosso povo e impedido que o Brasil se desenvolva mais.
(Ana CássiaMaturano é psicóloga e psicopedagoga)
Agora realize as questões propostas:
Questão 1 ( 2,5 pontos)
Nas aulas 1,2 e 3 percebemos que a leitura e da escrita está diretamente associada a questões de oportunidades de sucesso ou fracasso, ou seja, a alfabetização como um conceito em movimento atrelado a um mito que ainda encontra eco nos dias de hoje.
Propomos nesta primeira questão, que você liste as concepções de alfabetização apresentadas, relacionando suas principais ideias sobre leitura e escrita. 
	
Momentos históricos
	Concepções de Alfabetização
	Reforma Protestante
	Alfabetização como liberdade, a religião era a base da educação, ênfase na leitura.
	Revolução Francesa
	Alfabetização como condição para a cidadania.
	Jesuítas
	A formação era livresca, apelo à autoridade e a disciplina.
	Positivismo
	A principal questão da alfabetização é a busca pelo melhor método.
	Escola Nova
	Participação ativa do sujeito no processo de aprendizagem. A escola imitando a vida.
	Década de 60
	Alfabetização como condição fundamental para o treinamento, marcada pelo tecnicismo. Forte mobilização social com ênfase na Alfabetização libertadora.
	Década de 80
	Amplia-se o conceito de Alfabetização transferindo do aspecto metodológico para o processo de construção do conhecimento.
	Atualmente
	Redimensiona-se a concepção de alfabetização, entendida como um processo que se estende ao longo da vida, e que necessita de 6 ou 7 anos de escolaridade.
Questão 2 ( 2,5 pontos)
Após relacionar as concepções de alfabetização e suas ideias, escreva um texto de aproximadamente 10 linhas respondendo o porquê de a alfabetização ser atribuída como um divisor de águas na vida do educando. 
Atualmente, ainda percebemos que permanece o mito da “ascenção social” ou de transformação na conquista da cidadania através da alfabetização. Fato que tem contribuído para a legitimização do fracasso escolar. Aulas 1 e 2 ( p.20)
Questão 3 ( 2,5 pontos)
A autora Regina Leite Garcia nos alerta: “ O desafio da alfabetização é muito maior do que apenas uma questão metodológica. [...]. Discutir alfabetização é discutir o projeto político pedagógico que se pretende para este país. ”
Enumere as diferentes explicações para o fracasso escolar apresentadas em nosso material caracterizando-as. 
Razões políticas, sociológicas, psicológicas, culturais, médicas, pedagógicas aparecem na escola, na sociedade e na mídia deixando a sensação de que a solução depende apenas da boa vontade de alguns. (aula 5)
Abordagem Organicista (explicações neurológicas) “problemas de aprendizagem, doenças neurológicas”
Abordagem Instrumental cognitivista (explicações psicológicas) Distúrbios de memória, linguagem, conflito emocional gerado no ambiente familiar
Handcap Sóciocultural (explicações socioculturais) O meio social como dificultador da aprendizagem.
Questionamento da escola (explicações político-pedagógicas) Discute o papel da escola no fracasso escolar
Questão 4 ( 2,5 pontos)
Dentre as explicações apresentadas, escolha as que apontam para uma visão política sobre o fracasso escolar e por quê? 
Apontam uma visão política sobre o fracasso escolar:
Handcap Sóciocultural (explicações socioculturais)
Questionamento da escola (explicações político-pedagógicas) 
Justificativa: (aula 5)
De acordo com Freire: alfabetizar é um ato político, voltado para emancipação pessoal, para a conscientização política e para a ampliação da participação social do alfabetizando.
Garcia afirma que não existe neutralidade na alfabetização, como não pode existir neutralidade em educação. Optar por um caminho implica sempre uma decisão política.
Nesta escolha encontramos duas concepções de mundo e de homem que se opõem. Uma tem por horizonte a manutenção dessa sociedade (formar homens individualistas, competitivos e consumistas). Outra tem por horizonte uma sociedade transformada por sujeitos históricos (sãonecessários homens críticos, criativos e comprometidos). 
Antes de definir como alfabetizar é necessário ter clareza de para que e para quem se alfabetiza.
Observação:
O aluno deverá ser capaz de apresentar uma visão política nas explicações sobre fracasso escolar. Focando principalmente para questionamento da escola.

Outros materiais