Buscar

Plano de Exportação COMEX II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
PLANO DE EXPORTAÇÃO 
DE CAMARÃO CULTIVADO 
EMPRESA: SABORES DO MAR CARCINICULTURA LTDA
EQUIPE:
Daniel Fiusa
Fábio Marcelo
Ígor Martins
Gláucia Oliveira
*
*
*
CONTEXTUALIZAÇÃO INTERNACIONAL
QUEDA DO DÓLAR;
CRISE FINANCEIRA;
FORTE MERCADO CONCORRENCIAL;
*
*
*
ESTRUTURA OPERACIONAL
Fazenda com 43 Hectares, com produtividade média de Kg/ha/ano
Conforme Resolução do Conama 312-2002
PRINCIPAL ESPÉCIE DE CAMARÃO EXPORTADO
                              
                             
Nome Comum: CAMARÃO DE FAZENDA (originado do continente asiático)
Nome Científico: Litopenaeus Vannamei Nome nos EE.UU.: Farm Raised Shrimp 
*
*
*
Missão: Empreender a comercialização de camarão cultivado de excelente qualidade com responsabilidade social e ambiental.
 
Visão: Ser reconhecida internacionalmente como empresa brasileira líder na produção e comercialização de camarão cultivado. 
 
*
*
*
VALORES
Dedicação para atender os pedidos da clientela; - Foco nos resultados: as ações de venda possuem como objetivo o fechamento de contratos, com o atributo da maleabilidade, necessário às negociações;
Alto padrão de integridade: honestidade e ética pautam as ações de negócios realizadas, cumprindo-se as promessas e admitindo-se os erros porventura existentes; 
 - Responsabilidade Social e Ambiental: senso de responsabilidade social e ambiental, onde se conhece que lidar com defensivos agrícolas é atividade de risco que representa risco de contaminação, se houver má aplicação das mercadorias; a Biolenzer atua como partícipe da educação ambiental em escolas situadas próximas à comunidade em que está inserida.
*
*
*
VALORES
- Respeito à pessoa: tratamento de todos os colaboradores com respeito e dignidade, reconhecendo seus valores e suas diferenças culturais; comunicação com sinceridade, independentemente de nível de instrução, sexo, raça, posição hierárquica, financeira ou social; 
 
- Clima organizacional saudável: promoção de um ambiente de trabalho de inovação e melhoria constante com investimento na formação de saudável relação entre os colaboradores, com uma comunicação eficaz e amigável.
 
*
*
*
ESTRATÉGIA DE MERCADO SEGUNDO A MATRIZ DE ANSOFF
*
*
*
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA SABORES DO MAR CARCINICULTURA LTDA:
Exportar para outros países, visando à obtenção de novo mercado. desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado; 
OBS: DE 2008 PARA 2009, AS EXPORTAÇÕES DE CAMARÃO CULTIVADO DAS EMPRESAS CEARENSES REDUZIRAM-SE, EM MÉDIA, NO PERCENTUAL DE 66%.
*
*
*
PARTICIPAÇÃO NO MERCADO CEARENSE
Selo de indicação geográfica
Atualmente, há aproximadamente 250 fazendas de camarão no Estado do Ceará, porém cerca de 60% estão desativadas, restando aproximadamente 100 fazendas ativas. Só existem 4 empresas cearenses exportadoras, segundo o site da Associação Brasileira de Criadores de Camarão. , dentre as quais a SABORES DO MAR CARCINICULTURA LTDA possui uma participação no mercado de
Resolução CONAMA Nº 312, de 10 de outubro de 2002, considera como
de pequeno porte o que for menor ou igual a 10,0 hectares; médio porte o que for maior
que 10,0 hectares e menor ou igual a 50,0hectares; e, finalmente, de grande porte o
que for maior que 50,0 hectares
*
*
*
PAÍSES DESTINO DAS EXPORTAÇÕES
 Europa;
 E.U.A.
PRINCIPAIS PAÍSES CONCORRENTES:
 Equador;
 China;
Tailândia.
*
*
*
ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELA EMPRESA:
penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto; 
*
*
*
MERCADO CONCORRENCIAL
A mão-de-obra, representa mais de 50% dos custos de produção de uma unidade de beneficiamento no Brasil, daí um dos principais motivos para perda de competitividade brasileira frente a outros paises, como a Tailândia, por exemplo, na produção de camarão com valor agregado.
 
 
*
*
*
AÇÕES DE MARKETING INTERNACIONAL
Participação em Feiras e Eventos de Carcinicultura;
Envio de Folders a Distribuidoras dos Países-Destino; 
Divulgação do Selo de Qualidade;
Site contendo as informações sobre o produto;
Articulação junto a jornais e revistas internacionais sobre os benefícios do Camarão.
*
*
*
MODAIS DE TRANSPORTE
Acaraú a Fortaleza: Caminhão Frigorífico (25º negativos);
Fortaleza  União Européia: Navio 7 dias;
Fortaleza  Estados Unidos: Navio 7 dias.
*
*
*
7. PAÍSES DESTINO – EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS NO SETOR DE CAMARÃO
FONTE: NMFS, 2006, EUROSTAT, 2006 E GAA 2005
*
*
*
8. EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS – ESTADOS BRASILEIROS EXPORTADORES NO SETOR DE CAMARÃO
*
*
*
Segundo uma certificadora alemã, o camarão cearense é o melhor e mais caro do mundo
O certificado de qualidade de melhor e mais caro camarão do mundo foi emitido por uma certificadora alemã. A produção é cultivada em 1.239 hectares de 32 fazendas da chamada Costa Negra, no litoral oeste do Ceará.
O polo de camarão do Baixo Acaraú, cujo rio de mesmo nome, muito rico em nutrientes, ajuda a transformar o solo costeiro de Itarema, Acaraú e Cruz na melhor área biológica para a produção de um camarão especial destinado à alimentação. Os importadores europeus dão preferência a esse crustáceo, mesmo tendo de pagar por ele até 40% a mais do que o preço do mercado mundial.
http://www.investne.com.br/geral/producao-de-camarao-no-ceara-tem-destaque-mundial
RADA DE CAMARÃO CULTIVADO -PICC
*
*
*
O diretor de Agronegócios da Adece e coordenador do processo de instalação do órgão, Francisco Zuza de Oliveira, observa que a criação de uma Câmara Setorial destinada ao segmento da carcinicultura reafirma o interesse do Estado em apoiar o setor. "A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Camarão será um importante ambiente institucional, onde os empresários e o governo terão a oportunidade de dialogar acerca das sugestões, propostas e projetos para melhorar a atividade no Ceará". 
Atualmente, 180 fazendas atuam no segmento de produção de camarão no Ceará, gerando aproximadamente 10 mil empregos diretos nos pólos de produção de Acaraú, Coreaú, Mundaú-Curu, Baixo e Médio Jaguaribe. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Camarão do Estado do Ceará é um órgão consultivo, vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece, com a finalidade de apoiar e acompanhar projetos e ações, visando ao desenvolvimento sustentável dos carcinicultores cearenses. A Câmara é composta por representantes que compõem sua cadeia produtiva, incluindo os seguimentos da produção e de serviços e o setor público. 
*
*
*
I Festival Internacional do Camarão no CE 
Os principais objetivos do I Festival Internacional do Camarão, realizado em Acaraú-CE, de 26 a 29 de novembro de 2009, foram incentivar a produção, discutir e viabilizar o aumento de exportações do crustáceo. No evento foram promovidos cursos, oficinas de capacitação, workshops, palestras, mesas redondas, festival gastronômico e shows. Além disso, trouxe para o Ceará o primeiro selo de indicação geográfica que denomina a origem do cultivo de crustáceo. O selo é emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, além de agregar valor ao camarão produzido na Costa Negra, com ele os produtores ganham o reconhecimento do mercado. Para obter a certificação, algumas vantagens são apontadas pelos carcinicultores. A primeira delas é o cultivo orgânico do camarão, com o trabalho de limpeza das águas e da constante manutenção do solo da região, rico em nutrientes que servem de alimento natural para o camarão cultivado na área. Como resultado desse trabalho, o camarão
da Costa Negra (Acaraú, Itarema e Cruz) passou por um rigoroso processo de certificação de qualidade alemã e, no mercado, já têm a preferência dos importadores europeus.
*
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WWW.FIEC.ORG.BR	
WWW.ABCCAM.COM.BR	
WWW.ADECE.CE.GOV.BR
WWW.MDIC.GOV.BR	
WWW.PORTALDOAGRONEGOCIO.COM.BR	
http://www.institutoagropolos.org.br/blog/editorias/categoria/noticias/mpa-quer-pacto-pela-carcinicultura
http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/19600-degradacao-a-beira-mar
http://www.primarorganica.com.br/artigos/Parainiciantes52.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais