Buscar

Exercício de Fixação 2 (E2)

Prévia do material em texto

Nota
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Skinner (1972, p. 239), “[...] os homens aprendem uns com os outros sem serem ensinados. Pode ter acontecido alguma vez que um homem tenha aprendido a usar uma enxada olhando outro usá-la, mas nem por isso o lavrador teve as funções de professor. Foi só quando a crescente eficiência do aprendiz tornou-se importante para o lavrador que este se torna professor e modifica seu comportamento para facilitar a aprendizagem.” A afirmação do autor, escrita no contexto de exame acerca do que caracteriza aquilo que faz um professor, mostra-nos que:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. Aquele que ensina não é apenas um modelo, mas alguém que apresenta comportamentos com certas características para que ocorra a aprendizagem de outra pessoa.
Conteúdo:
Conceito de aprendizagem na Análise do Comportamento. A afirmação do autor, escrita no contexto de exame acerca do que caracteriza aquilo que faz um professor, mostra-nos que aquele que ensina não é apenas um modelo, mas alguém que apresenta comportamentos com certas características para que ocorra a aprendizagem de outra pessoa.
b. A escolha dos atos a serem praticados é um hábito construído e firmado pela repetição, daí a importância da educação.
c. A educação visa à virtude e ao comportamento a que chamamos de ideal, o que corresponderia à ideia de uma razão relativa às questões da conduta.
d. O ensino não se define pelas mudanças ocorridas no comportamento do aprendiz.
e. O objetivo final da educação era a formação do homem moral, vivendo em uma cidade virtuosa, sempre em paz e harmonia.
Feedback
A resposta correta é: Aquele que ensina não é apenas um modelo, mas alguém que apresenta comportamentos com certas características para que ocorra a aprendizagem de outra pessoa..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Vygotski destaca que há uma grande diferença entre o aprendizado pré-escolar e o escolar, e que no aprendizado escolar é que surge algo consideravelmente novo. É nesse ínterim que o autor formula o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Sendo assim, assinale a alternativa que conceitua “zona de desenvolvimento proximal”:
Escolha uma:
a. Faz referência sobre a capacidade de a criança realizar atividades e resolver problemas sem a ajuda ou intermédio de outro mais experiente.
b. É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nivel de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Conteúdo:
Concepção de aprendizagem. “ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”
c. O crescimento humano ocorre dentro de um espaço em contínua transformação pela ação social. Nele, o psíquico e o biológico estão em constante interação, de modo que o primeiro impulsiona o segundo em direção a constantes e sucessivas modificações.
d. É a distância entre o nível de desenvolvimento imaginativo e o nível de desenvolvimento potencial.
e. Quando os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança, as várias relações que estes mantêm entre si, ela constrói formas mais complexas e sofisticadas de conhecer a realidade.
Feedback
A resposta correta é: É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nivel de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao entrar na vida escolar, a criança já desenvolveu diversos aprendizados pré-escolares relacionados ao que ela irá aprender na escola, como por exemplo, ela já lidou com quantidades, com operações de soma e divisão. Vygotsky também cita processos do tipo imitar e seguir instruções de adultos como exemplos de processos pelos quais a criança produz aprendizados antes de ingressar na vida escolar. Com esses exemplos, o autor conclui que “aprendizado e desenvolvimento estão interligados desde o primeiro dia de vida de uma criança” (VIGOTSKI, 2007, p. 95). Ele destaca que há uma grande diferença entre o aprendizado pré-escolar e o escolar. Conforme o autor, tal diferença não recai apenas na formalização e na sistematização feita no aprendizado escolar. Há, no aprendizado escolar, segundo Vygotsky, algo consideravelmente novo. É nesse ínterim que o autor formula o conceito de zona de desenvolvimento proximal, pelo qual tenta explicar a relação entre aprendizado e desenvolvimento e suas relações com o aprendizado escolar. A respeito desse contexto, qual é o conceito de zona de desenvolvimento proximal?
Escolha uma:
a. O conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Conteúdo:
A concepção de aprendizagem de Lev Vygotsky:
a zona de desenvolvimento proximal. Há, no aprendizado escolar, segundo Vygotsky, algo consideravelmente novo. É nesse ínterim que o autor formula o conceito de zona de desenvolvimento proximal, pelo qual tenta explicar a relação entre aprendizado e desenvolvimento e suas relações com o aprendizado escolar. Assim sendo, o conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
b. A zona de desenvolvimento proximal é uma informação acerca do passado de uma criança, enquanto a zona de desenvolvimento real é uma informação a respeito do futuro da criança e, consequentemente, mais importante do que aquela.
c. O conceito de zona de desenvolvimento proximal é de fundamental importância no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento, pois ela determina o campo das gradações que estão ao alcance da criança e nela se encontram as possibilidades do educando que, por sua ação e a do professor, tornam-se atualidade.
d. O conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da interação de um grupo, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um supervisor.
e. O conceito de zona de desenvolvimento proximal se refere à criança na idade escolar e o processo de sua aprendizagem. Vemos efetivamente que toda a matéria de ensino sempre exige da criança mais do que ela pode dar hoje, ou seja, na escola a criança desenvolve uma atividade que a obriga a colocar-se acima de sim mesma.
Feedback
A resposta correta é: O conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência à natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. As contingências de reforçamento caracterizamo modo como determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu. O processo no qual nenhum estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo e ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência. Dessa forma, as relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes) são enfraquecidas e o comportamento vai deixando de acontecer. Podemos afirmar que as últimas colocações, especialmente a este segundo parágrafo, referem-se ao processo denominado:
Escolha uma:
a. Contingência de extinção.
Conteúdo:
Processos básicos pelos quais os organismos aprendem segundo a Teoria da Análise do Comportamento. Podemos exemplificar a “contingência de extinção” da seguinte maneira:
quando ligamos para uma pessoa de que gostamos, ela nos atende e temos com ela uma conversa agradável. O comportamento “conversar com tal pessoa” é configurado contingência de reforço positivo, uma vez que há a apresentação de um estímulo gratificante e é aumentada a probabilidade de voltarmos a ligar para essa pessoa novamente. Agora vamos imaginar que essa mesma pessoa, que sempre atendeu nossos telefonemas, não mais os atende. Primeiramente, ligamos mais uma vez, e mais outra... e, quem sabe, ainda outra e outra vez. Mas, se em nenhuma dessas vezes a pessoa nos atende, começamos a estabelecer uma nova relação com o meio. As consequências das respostas que apresentamos não são mais as mesmas de antes. Com isso, a relação entre o estímulo antecedente, a resposta de ligar para a pessoa e o estímulo consequente vai sendo enfraquecida até que ocorre extinção, ou seja, não ligamos mais para aquela pessoa. A extinção é a contingência de reforçamento em que as relações entre os componentes do comportamento são enfraquecidas.
b. Punição negativa.
c. Contingência de reforço negativo.
d. Contingência de reforço positivo.
e. Contingência de punição positiva.
Feedback
A resposta correta é: Contingência de extinção..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Jean Piaget distingue tipos de aprendizagens a que ele denomina “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”. A primeira é constituída por aprendizagens derivadas diretamente da experiência da pessoa com o mundo. Já a segunda: __________________. Com base nos fundamentos apresentados, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a ideia de aprendizagem em sentido amplo.# Conteúdo:
Concepção de aprendizagem de Jean Piaget. Piaget distingue também tipos de aprendizagens a que ele denomina “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”. A primeira é constituída por aprendizagens derivadas diretamente da experiência da pessoa com o mundo. Já a segunda envolve deduções que a pessoa faz. Página 81.
Escolha uma:
a. envolve uma educação mais ampla, em sociedade;
b. envolve estímulos e produção de novos conteúdos em grupo.
c. envolve um universo de aprendizagem mais amplo.
d. envolve estímulos oriundos da sociedade em geral.
e. envolve deduções que a pessoa faz.
Conteúdo:
Concepção de aprendizagem de Jean Piaget. Piaget distingue também tipos de aprendizagens a que ele denomina “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”. A primeira é constituída por aprendizagens derivadas diretamente da experiência da pessoa com o mundo. Já a segunda envolve deduções que a pessoa faz.
Feedback
A resposta correta é: envolve deduções que a pessoa faz..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Psicologia do Desenvolvimento é centrada no desenvolvimento infantil e tem seus primeiros estudos caracterizados pela descrição dos comportamentos típicos de cada faixa etária, os quais possibilitaram a criação de escalas capazes de medir e comparar o desenvolvimento das crianças. Muitas foram as pesquisas e escalas criadas, porém destacaram-se três grandes estudos. Sendo assim, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada um deles:
I.Arnold Lucius Gesell (1880-1961)
II.Alfred Binet (1857-1911)
III.Granville Stanley Hall (1844-1924)
( )Teve sua formação influenciada pela escola de Leipzig, onde estudou. Foi pioneiro no estudo da criança, por meio do qual buscou decifrar os comportamentos desta e, tornou-se, também, um estudioso da Psicologia Educacional, defendendo a premissa de que a Psicologia do Desenvolvimento era o ponto de partida para os estudos na área da educação.
( )Concentrou seus esforços na descrição e medição dos padrões de Inteligência, o que resultou na construção da famosa escala de coeficiente intelectual (QI), que, ainda atualmente, possibilita o diagnóstico de déficit intelectual em indivíduos.
( )Descreveu estágios para o desenvolvimento humano baseados no processo de maturação que, segundo ele, era geneticamente herdado e predefinido. Está correta:
Escolha uma:
a. 1 - 2 - 3.
Conteúdo:
Primeiros estudos da Psicologia do Desenvolvimento. Stanley Hall foi fundador do American Journal of Psychology e teve sua formação influenciada pela escola de Leipzig, onde estudou. Seus estudos descritivos não foram passíveis de comprovação, de forma que ele passou a se preocupar com questões referentes ao relacionamento das crianças com os pais, os comportamentos de riscos e os aspectos emocionais dessa fase da vida. Binet, por sua vez, concentrou seus esforços na descrição e medição dos padrões de inteligência, o que resultou na construção da famosa escala de coeficiente intelectual (QI), que, ainda atualmente, possibilita o diagnóstico de déficit intelectual em indivíduos. As escalas e os padrões definidos pelo estudo de Gesell são, até os dias de hoje, base para testes médicos capazes de identificar atrasos no desenvolvimento infantil.
b. 3 - 1 - 2.
c. 3 - 2 - 1.
d. 2 - 1 - 3.
e. 2 - 3 - 1.
Feedback
A resposta correta é: 3 - 2 - 1..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Aprendizagem é um substantivo que faz referência a algo estanque. É por isso que analistas do comportamento utilizam o verbo “aprender”, que faz alusão a um processo. O mesmo ocorre em relação a “ensino”. A que se refere, então, o processo de aprender? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada no enunciado.
Escolha uma:
a. Aprender é um processo no qual aquele que aprende acaba não apresentando um novo comportamento.
b. Aprender é um processo no qual aquele que aprende apresenta um novo comportamento, ou seja, que não era capaz de exibir anteriormente.
Conteúdo:
Conceito de aprendizagem na Análise do Comportamento. Aprender é um processo no qual aquele que aprende apresenta um novo comportamento, ou seja, que não era capaz de exibir anteriormente.
c. Aprender é um processo no qual aquele que aprende sempre apresenta um novo comportamento, novos horizontes, novas formas de construção de aprendizagem.
d. Aprender é um processo no qual aquele que aprende é capaz de desenvolver ao longo do tempo um repertório comportamental remodelando aquilo que já havia desenvolvido antes.
e. Aprender é um processo no qual aquele que aprende compreende um novo comportamento, ou novas formas de conhecimento.
Feedback
A resposta correta é: Aprender é um processo no qual aquele que aprende apresenta um novo comportamento, ou seja, que não era capaz de exibir anteriormente..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com base nas interações que a criança vai estabelecendo com o meio e a consequente organização que faz desse ambiente, Piaget formula quatro estágios básicos de desenvolvimento pelos quais ela passa. Conforme tais estágios, relacionados a idades específicas, o pensamento da criança é constituído por certos processos de raciocínio e de pensamento que, gradualmente, tornam-se mais complexos. Ainda, no que se refere aos estágios de desenvolvimento, avalie as afirmações a seguir quanto à sua veracidade:I-No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estágio é decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras.
II-No estágio pré-operacional, que ocorre dos 2 aos 8 anos, a principal conquista consiste na capacidade simbólica, pela qual a criança passa a distinguir o significante (palavras, símbolos) do significado (objetos). Mas, nesse período, ela ainda não consegue refazer seu pensamento, o que indica certa rigidez em seu raciocínio. Outra característica nuclear desse período de desenvolvimento cognitivo constitui o que foi denominado por Piaget de “conduta egocêntrica” ou “autocentrada”.
III-O estágio de desenvolvimento cognitivo denominado operações concretas ocorre durante os 7 aos 12 anos. Nesse estágio, além da criança tentar compreender o pensamento alheio, ela tende a apresentar seus pensamentos e, por meio disso, fazer-se compreender, por mais que ainda tenda a considerar o seu próprio pensamento como aquele mais verdadeiro. Nesse período, o nível de reversibilidade do pensamento é alcançado: a criança consegue descrever o seu próprio pensamento e avaliá-lo, viabilizando que ela transforme seu pensamento.
IV-No período das operações formais (a partir dos 12 anos), o adolescente passa a distinguir o “real” e o “possível”. Nesse estágio, ele já raciocina a respeito do mundo avaliando possibilidades que contrariam sua experiência perceptiva. O adolescente adquire a capacidade de pensar por meio de raciocínios dedutivos e passa a apresentar o que é denominado “análise combinatória”, que envolve a possibilidade de relacionar, virtualmente, quaisquer elementos, ampliando as possibilidades de raciocínio estabelecidas nos processos de assimilação e acomodação. Isso envolve, consequentemente, a criação de novas lógicas, além das já existentes. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
b. Todas as alternativas são falsas.
c. Apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras.
d. Apenas a alternativa I, II e III são verdadeiras.
e. Todas as alternativas são verdadeiras.
Conteúdo:
Postulados teóricos das descobertas de Jean Piaget:
o desenvolvimento da inteligência e do pensamento na criança. O estágio sensório-motor ocorre do nascimento aos dois anos e a grande conquista desse estágio é que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte, consistindo na ideia de “permanência do objeto”. Quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobre) com um objeto na ausência dele. E, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de “permanência do objeto”, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele. No estágio pré-operacional, que ocorre dos 2 aos 8 anos, uma característica nuclear desse período é de que o desenvolvimento cognitivo constitui o que foi denominado por Piaget de “conduta egocêntrica” ou “autocentrada”. De acordo com essa característica, a criança “vê” o mundo simplesmente a partir de sua própria perspectiva e, consequentemente, tem dificuldade de enxergar o mundo por meio da perspectiva de outra pessoa. Palangana (2001, p. 26) caracteriza o estágio de desenvolvimento cognitivo denominado operações concretas, que ocorre durante os 7 aos 12 anos, da seguinte maneira:
“[...] o estágio das operações concretas é assim denominado porque a criança não consegue trabalhar com proposições, ou seja, enunciados verbais. Dessa maneira, os procedimentos cognitivos não envolvem a possibilidade de lógica independente da ação. As ações empreendidas pela criança são no sentido de organizar o que está imediatamente presente, encontrando-se, pois, presa à realidade concreta.” No período das operações formais (a partir dos 12 anos), o adolescente passa a distinguir o “real” e o “possível”. Nesse estágio, ele já raciocina a respeito do mundo, avaliando possibilidades que contrariam sua experiência perceptiva. O adolescente, ainda no período de operações formais, passa a realizar processos antes não efetuados, tais como relações de implicação, disjunção, exclusão, incompatibilidade e implicações recíprocas, e desenvolve também o raciocínio proposicional, passando a elaborar hipóteses e apresentando o “espírito experimental” (PALANGANA, 2001).
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Quais são eles?
Escolha uma:
a. Estruturação do mundo e acomodação.
b. Adaptação e estruturação do mundo.
c. Interação da sociedade e adaptação ao mundo.
d. Organização do mundo e adaptação.
Conteúdo:
Postulados teóricos das descobertas de Jean Piaget:
o desenvolvimento da inteligência e do pensamento na criança. De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação.
e. Adaptação e organização do conhecimento.
Feedback
A resposta correta é: Organização do mundo e adaptação..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação às principais abordagens do Desenvolvimento, temos as premissas de objetividade e cientificidade e as exigências sociais de cada época que influenciaram a evolução e a construção do conhecimento da Psicologia do Desenvolvimento. Qualquer que seja o termo objeto de nosso estudo, sempre existirão muitas formas de entendê-lo. E, no processo de construção desse entendimento, utilizamos uma espécie de filtro, um conjunto de premissas básicas anteriores que, de certa maneira, norteia essa tarefa. A esse filtro estamos atribuindo a designação “abordagem”. Considerando uma abordagem quase como um conjunto de concepções filosóficas que nos permite melhor delimitar ou embasar o conceito ou a teoria que desejamos determinar e, sendo assim, ao tentarmos definir o que é desenvolvimento humano, encontramos três grandes correntes:
Escolha uma:
a. A Crítica, a Ambientalista e a Psico-intelectual.
b. A Ambientalista, a Sócio histórica e Crítica.
c. A Inatista, a Ambientalista e a Sócio histórica.
Conteúdo:
Abordagens do Desenvolvimento. No caso em questão, ao tentarmos definir o que é desenvolvimento humano, encontramos três grandes correntes:
a inatista, a ambientalista e a sócio histórica.
d. A Inatista, a Ambientalista e a Sócio intelectual.
e. A Inatista, a Psico-intelectual e a Sócio histórica.
Feedback
A resposta correta é: A Inatista, a Ambientalista e a Sócio histórica..
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes