Buscar

Teste de Conhecimento 1

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1a aula
	
	Ref.: 201505085819
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O principal objetivo da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa é:
		
	 
	Promover a compreensão das diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, de dialetos nos municípios e estados brasileiros .
	
	Contribuir para que o professor utilize somente o uso da língua padrão em sala de aula.
	
	Promover o aprendizado da escrita correta, padrão, sem que os alunos mantenham contato com outras culturas.
	
	Contribuir para que o aluno utilize de sua língua materna, sem observar as diferentes variantes presentes na cultura.
	
	Promover a interação entre os alunos para que tenham uniformidade no uso da língua falada.
	
	 
	Ref.: 201505066434
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O trabalho com a língua portuguesa nas salas de aula tem sido revisto nos últimos anos. Sai-se de uma visão centrada no ensino da gramática para uma visão que deve privilegiar os usos da linguagem e focar na leitura e na escrita. Considerando-se essas premissas, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
		
	
	Atualmente exigem-se níveis de leitura e escrita diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás.
	
	A escola precisa rever as práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como um conjunto de regras a serem aprendidas.
	 
	Os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar o aluno a ler e a escrever.
	 
	Cabe à escola pensar em alternativas de trabalho com a Língua Portuguesa, embora se saiba que fala e escrita não são atividades comunicativas e nem práticas sociais.
	
	O objetivo da escola é ampliar as competências e habilidades nos usos da língua.
	
	 
	Ref.: 201505975440
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III ¿ O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	c) apenas II.
	
	b) apenas III.
	
	Todas as alternativas
	 
	d) apenas I e III.
	
	a) apenas I e II.
	
	 
	Ref.: 201505623832
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Smolka afirma que a escrita é o espaço onde a criança incorpora novas formas de interação, transformando sua realidade sociocultural. É na escrita que a criança vai-se explicitando segundo suas falas e lugares sociais. Tal colocação revela que:
		
	
	A escrita e a fala não são vistas como processo de construção.
	
	A fala é uma modalidade que não insere o indivíduo socialmente.
	 
	A escrita é a expressão de significados em uma situação interativa social.
	
	A fala é que garante a inclusão social da criança.
	
	A aquisição da escrita está ligada à fala espontânea.
	
	 
	Ref.: 201505075149
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Selecione a opção que dá continuidade ao texto abaixo de acordo com os PCNs: Nas sociedades contemporâneas, expressar-se segundo a norma, falar ¿certo¿ continua sendo valorizado. No entanto, a excessiva ênfase do ensino da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção, em detrimento da comunicação real em situações do cotidiano,
		
	
	é necessária porque o domínio das regras gramaticais está associado às classes instruídas e deve ser o objetivo principal do ensino da língua materna
	 
	tem como consequência o preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não padrão.
	
	ocorre porque o ensino da língua deve se fundamentar na língua culta, a língua de Camões, entre outros clássicos da Literatura
	
	ocorre porque língua culta é uma das marcas distintivas das classes dominantes e deve prevalecer em qualquer situação de comunicação.
	
	deve continuar a ser o principal objetivo do ensino da língua materna, à medida que a língua é um produto social e cultural, portanto todos devem falar da mesma maneira
	
	 
	Ref.: 201505433580
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De que maneira o professor pode aprimorar o seu conhecimento e perceber que a língua portuguesa não está dissociada de seu mundo:
		
	
	Através da falta de leitura de clássicos.
	
	Não comprando livros; sem formar, em casa, como uma pequena biblioteca particular.
	 
	Percebendo que a leitura e outras formas de contato com a língua devem ser uma constante em sua vida.
	
	Aprimorando o conhecimento linguístico apenas com o uso da gramática normativa.
	
	Não tendo, em seu cotidiano, espaços para a leitura.
	
	 
	Ref.: 201505624344
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A única afirmação que NÃO corresponde ao processo de aquisição da escrita é:
		
	
	A aprendizagem da escrita pode ter início na vida da criança muito antes de que qualquer tentativa formal de ensino seja proposta.
	
	Quanto mais os profissionais se aprofundam nos estudos sobre o processo de aquisição da escrita, mais eles identificam possíveis dificuldades.
	
	Nos estudos sobre a aquisição da linguagem escrita existem diferentes modelos teóricos que descrevem esse processo.
	
	É importante e necessário que todo profissional que trabalhe com a escrita conheça o processo de aquisição normal da mesma, para que só então possa diferenciar o que é normal e o que está alterado.
	 
	Os erros não fazem parte do sistema de apropriação da escrita, não sendo realizados por todo iniciante no processo de aquisição da escrita.
	
	 
	Ref.: 201505854183
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No livro da disciplina "Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa", Capítulo I, temos a seguinte afirmativa das auloras Letícia FONSECA e Marília SCORZONI; "A língua, então, é a linguagem que utiliza a palavra (escrita ou falada) como sinal de comunicação próprio de uma comunidade/grupo social. Sendo, então, pertencente a um grupo de indivíduos de uma comunidade, a língua é um fenômeno em constante transformação." Tendo por base a afirmativa acima, assinale a opção INCORRETA a respeito da concepção de LÍNGUA e LINGUAGEM.
		
	
	As variações linguísticas não podem ser consideradas apenas como forma de discutir o "certo" e o "errado"; o "adequado" e o "inadequado". O professor deve respeitar a bagagem linguística de seus alunos para planejar suas ações que tenham como foco o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.
	
	A norma padrão deve prevalecer no âmbito escolar, sem desconsiderar as demais variações, que podem e devem ser discutidas com alunos, tendo por objetivo maior o desenvolvimento da proficiência linguística discente.
	
	Língua e Linguagem sofrerammuitas transformações ao longo do tempo. Estas modificações precisam ser consideradas para trabalho junto ao alunado, que deve ser foco de uma ação didática em prol da proficiência linguística discente.
	 
	O momento social e histórico - apesar de demandar uma percepção de língua, de mundo, de sujeito, demonstrando o caráter dinâmico da linguagem no meio social em que atua - não é tão importante quando nos referimos ao ensino da língua materna na escola.
	
	Durante muito tempo prevaleceu a ideia de que a língua é um código estático e acabado, desconsiderando a dimensão interativa que a língua oferece, desconsiderando a dimensão dinâmica que envolvem os conceitos de língua e linguagem, que sofrem interferências culturais, sociais, geográficas etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes