Buscar

Trabalho Avaliativo EIO ( Indicadores Socioeconômicos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRABALHO AVALIATIVO DOS ESTUDOS INDIVIDUAIS ORIENTADOS - EIO
PÓS- GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE
Disciplina: Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública					
Professora: Thiara Ataíde Sodré
Polo: Padre Paraíso Data: 12/03/2018
Aluno (a): Karine Quintino Santos Valor: 40 pontos
	
QUESTÃO 1 
A escolha de indicadores sociais para uso no processo de formulação e avaliação de Políticas Públicas deve ser pautada pela aderência dos mesmos a um conjunto de propriedades desejáveis, particularmente relevância, validade e confiabilidade. Descreva o conceito da propriedade da Relevância.
No que tange à relevância, para a Agenda Político- Social, esta é uma das propriedades fundamentais que devem gozar os indicadores escolhidos para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos ou avaliação de programas sociais específicos. Indicadores como a taxa de mortalidade infantil, a proporção de crianças com baixo peso ao nascer, a proporção de domicílios com saneamento adequado são, por exemplo relevantes e pertinentes para a elaboração de diagnósticos e para o acompanhamento de programas no campo de Saude Pública no Brasil, na medida em que se referem as dimensões e aspectos priorizados na agenda governamental na área nas últimas décadas. Indicadores de desempenho educacional (como os resultados da Prova Brasil ou do Sistema de Avaliação de Educação Básica – SAEB) são outros exemplos de indicadores relevantes para a agenda de Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo. 
QUESTÃO 2
Sobre os Indicadores socioeconômicos, pode-se afirmar que a relevância, a validade e a confiabilidade são atributos que podem ser melhor avaliados para quais indicadores?
São atributos que podem ser mais bem avaliados para indicadores analíticos ou primários, o que deveria torna-los ainda mais preferíveis que os indicadores sintéticos na elaboração de diagnósticos socioeconômicos.
QUESTÃO 3 
Estudamos que os dados e indicadores econômicos podem ser classificados segundo diferentes critérios. Assim, mencione quais são as distinções entre os dados conjunturais e os estruturais. 
Dados conjunturais – referidos a eventos cíclicos da conjuntura econômica, mas sensíveis a flutuações de curto prazo, como os índices de preços, indicadores de produção industrial ou vendas do comércio – e os dados estruturais – mais robustos, de mudança mais lenta, que representam características mais consolidadas da economia, como a participação de ocupados na indústria ou na agricultura em um país, nível de distribuição de renda, patamar de gastos familiares com bens não duráveis, nível de gastos em Ciência, Tecnologia e Inovação.
QUESTÃO 4
Sabemos que população é um critério básico para repartição de vários tributos e recursos públicos. Diante disso, discorra sobre a importância do referido termo.
A importância de ter o registro de população por sexo e idade realizado nos censos fornece o insumo básico para planejamento da demanda de serviços públicos a atender, como a população em idade escolar, crianças a vacinar, gestantes a atender etc.

Outros materiais