Buscar

Trabalho Avaliativo EIO ( Metodologia Científica)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO AVALIATIVO DOS ESTUDOS INDIVIDUAIS ORIENTADOS - EIO
PÓS- GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE
Disciplina: Metodologia Científica I					
Professora: Karine Rodrigues Dias
Polo: Padre Paraíso Data: 12/03/2018
Aluno (a): Karine Quintino Santos Valor: 40 pontos
	
QUESTÃO 1
A exposição dos conceitos de ciência põe em relevo a forma pela qual a pesquisa cientifica dá valor à evidência dos fatos ou objetos, mostrando como cada área das ciências geralmente se inicia com os dados oriundos da observação e da verificação, seguindo parâmetros da metodologia científica. Devido à constante busca da verdade científica, a evolução da ciência tornou-se presente, ampliando, aprofundando, detalhando e, por vezes, invadindo conhecimentos anteriores para serem revisados. Dessa maneira, pode-se colocar que a ciência é exata por tempo determinado, até que ela passe por novas transformações. Desta forma, podemos afirmar que o conhecimento científico é infalível? Por quê?
RESPOSTA:
A ciência e o método científico precisam do entendimento para sua reflexão e conclusão, ou seja, as teorias enquanto não forem provadas a partir de um método, serão falsas, e, a partir da solução de um determinado problema novas formas de conhecimento sobre um determinado assunto são aplicadas, dessa maneira, podemos concluir que o método é infalível até que se prove o contrário.
QUESTÃO 2
Leia:
“Como virtude intelectual, ele se traduz no senso de observação, no gosto pela precisão e pelas ideias claras, na imaginação ousada, mas rígida pela necessidade da prova, na curiosidade que leva a aprofundar os problemas, na sagacidade e poder de discernimento. Moralmente, o espírito científico assume a atitude de humanidade e de reconhecimento de suas limitações, da possibilidade de certos erros e enganos. É imparcial.”
Todo conhecimento científico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
RESPOSTA: 
Um dos princípios da ciência é que a "verdade" não pode ser conhecida, ou seja, nós nunca sabemos se uma afirmação corresponde à verdade. Assim, não existe, para a ciência, nenhuma "verdade" definitiva. O que o método científico faz é, a partir do conhecimento que já se tem, buscar descartar aquilo que é falso.
QUESTÃO 3
A produção do conhecimento científico exige algumas regras/métodos imprescindíveis para o seu sucesso, o que a Metodologia Científica explica detalhadamente. Um produto acadêmico não nasce do vazio e muito menos deve ser escrito de qualquer forma. Além do passo-a-passo científico (problema, objeto, fontes, recorte temporal, metodologia, aporte teórico, debate historiográfico, entre outros), a escrita tem que ser clara e acadêmica. (Disponível em: <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17807_10482.pdf>. Acesso em: 28 de dezembro de 2017).
Explique a importância da Metodologia em uma pesquisa científica.
RESPOSTA:
Metodologia da Pesquisa Científica pode ajudar a superar as suas dificuldades na hora de elaborar uma produção cientifica. 
A preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas de redação e apresentação do texto final. A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
QUESTÃO 4 
 Leia o texto a seguir com atenção.
"No esforço para entender a realidade, somos um homem que tenta compreender o mecanismo de um relógio fechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros, escuta o tique-taque, mas não tem como abrir a caixa. Sendo habilidoso, pode imaginar o mecanismo responsável pelo que ele observa, mas nunca estará seguro de que sua explicação é a única possível." (Essas palavras foram ditas pelo cientista Albert Einstein, referindo-se ao caminho das descobertas científicas, e extraídas do livro FAVARETO, J. A. "Biologia." 1 ed. São Paulo: Moderna. v. único, p. 2.)
Explique a importância da Ciência para a sociedade.
RESPOSTA:
No processo atual de globalização que o mundo vivência, a importância representada tanto pela ciência como pela tecnologia transcende qualquer analise mais primaria do próprio estagio de conhecimento alcançado pela humanidade. Somente com o desenvolvimento paralelo de ambas, ciência e tecnologia, uma se amparando e complementando com a outra, conseguimos atingir os mais altos patamares do conhecimento, e as perspectivas oferecidas pelas novas conquistas, experiências e trabalhos, permite-nos antever progressos ainda mais significativos para toda a espécie humana.

Outros materiais