Buscar

APOL 4 CORIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
A auditoria de recursos humanos tem como finalidade constatar irregularidades, orientar e prevenir para que as empresas não tenham surpresas desagradáveis quando da presença dos agentes fiscais do trabalho, além de evitar pagamentos incorretos ou indevidos. No que se refere ao processo de recrutamento e seleção, assinale a alternativa correta quanto aos aspectos que podem ser auditados.
Resp: C - Definição do perfil do cargo
Questão 2/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Analise os itens a seguir e identifique aqueles que são corretos sobre aprendizagem organizacional.
I - Aprendizagem organizacional se refere a como acontece a aprendizagem em uma organização, isto é, as habilidades e processos de construção e utilização do conhecimento.
II - Aprendizagem organizacional está associada as ações de um empresa voltas a  saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.
III - São focos fundamentais a serem observados por organizações que cultivam a aprendizagem: processo, transformação, grupo, criação e reflexão, além da ação.
IV - A aprendizagem organizacional pressupõe um alinhamento entre a estratégia organizacional, o desempenho e as competências organizacionais e individuais.
V - As novas descobertas e a memória organizacional são componentes importantes da aprendizagem organizacional.
Resp: B - I; III; V.
Questão 3/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
O conhecimento pode ser entendido como um conjunto de informações reconhecidas, transformadas e integradas pelas pessoas (Takahashi, 2015, p. 175).
Tendo em vista o texto acima, o conhecimento pode ser entendido como um processo, pelo fato de que um conhecimento gerar outros. Takahashi (2015) apresenta as dimensões do conhecimento.
 Analise os itens a seguir e identifique aqueles que apresentam as dimensões do conhecimento de maneira correta.
I - A primeira dimensão do processo de aquisição de conhecimento é a interpretação sobre o ambiente, na qual a informação obtida através do meio é assimilada.
 II - A segunda dimensão se trata do processo de assimilação de  toda a informação para que todo o conhecimento adquirido possa ser retido e utilizado pela organização sempre que necessário, ampliando assim as competências organizacionais.
 III - A terceira dimensão é processo de consolidação das informações. Na consolidação, as informações passam a fazer parte das referências da organização, podendo ser compartilhadas e passam a ser base para as decisões e as ações.
Resp: D - Apenas o I está correto.
Questão 4/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
Determinar a abordagem que se deve utilizar na avaliação da administração de recursos humanos é um dos pontos determinantes do processo de auditoria. Há abordagens que podem ser igualmente eficazes dependendo dos objetivos e dos critérios a avaliar. Sobre os métodos de auditoria de recursos humanos, assinale a alternativa que se refere ao método de avaliação por listagens.
A - É um método no qual as políticas e práticas de recursos humanos são analisadas por meio de uma listagem de verificação das atividades desenvolvidas.
Questão 5/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
"A aquisição, a utilização e a incorporação de conhecimento são fundamentais para que ocorra a aprendizagem organizacional" (Takahashi, 2015, p. 158). 
Existem, no entanto, fatores que afetam o estado de conhecimento de uma organização.  Takahashi (2015, p. 161) aponta três deste fatores, os quais são a história, o hábito e a experiência.
Considerando o texto acima, analise as sentenças e assinale-as com V verdadeiras ou com F falsas, quanto aos motivos para que estes três fatores afetem o estado de conhecimento de uma organização.
 (V) A história afeta estado de conhecimento de uma organização porque o conhecimento resulta da sedimentação das experiências de aprendizado ao longo do tempo.
(V) O hábito afeta estado de conhecimento de uma organização porque quando o conhecimento é profundamente internalizado e institucionalizado, tende-se a utilizá-lo de forma de automática.
(F ) A experiência afeta estado de conhecimento de uma organização porque a falta de experiência faz com que os resultados não sejam alcançados.
Resp: C- VVF
Auditoria em Recursos Humanos
Questão 2/5
 Evidência da auditoria é um fato objetivo, um registro, um depoimento, um documento ou qualquer observação que comprove a ocorrência ou não de determinada atividade. A evidência deve permitir a verificação e deve ser pertinente aos critérios de auditoria. A partir das diversas tipologias de evidência, assinale a alternativa que representa uma evidência física.
Resp: A Resultante de inspeção física ou observação direta, e também por meio de gráficos, fotos etc.
Questão 3/5 
Toda decisão sobre projetos de investimento pode ser feita a partir de duas abordagens: a primeira requer que o tomador de decisão opte entre aceitar ou rejeitar um dado projeto; a segunda exige a classificação entre propostas diversas. Assinale a alternativa correta que apresenta como poderá ser escolhido um dos critérios.
Resp: A A escolha de um desses critérios irá depender do volume de recursos disponíveis para a aplicação e do tipo de projeto analisado.
Questão 4/5 
A auditoria de recursos humanos possui algumas avaliações (a exemplo da avaliação por listagem), contudo, em sua grande maioria são adaptações das avaliações de auditoria, pois as mesmas são bastante adaptáveis às realidades de cada empresa e, por isso, podem ser personalizadas de acordo com a necessidade. Sobre os itens que podem ser analisados na lista de verificação da auditoria de recursos humanos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Obter amostra de programa de treinamento e provas de que o método de treinamento escolhido é o mais eficaz. ( ) Selecionar amostra de novas contratações e determinar se a posição contratada foi disponibilizada para os empregados internos. ( ) Selecionar uma amostra de funcionários demitidos e obter provas de que os procedimentos corporativos e a legislação existente foram seguidos e que o setor jurídico foi envolvido. ( ) Selecionar amostra de funcionários que estão de férias, que procuram sair ou estão em licença -maternidade, e comparar com seus registros no sistema salarial. ( ) Selecionar
uma amostra de funcionários cujos salários foram alterados e obter a respectiva documentação.
Resp: C - V – V – V – V – V
Questão 5/5
 O horizonte de planejamento ou de projeto nada mais é que o período de tempo estimado durante o qual o empreendimento em análise irá operar ou, ainda, o maior período de tempo futuro para o qual é possível fazer estimativas confiáveis. Sobre o horizonte de planejamento, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta. ( ) A mesma empresa pode admitir, para determinado projeto, horizontes de planejamento diferentes do usual, assim como projetos idênticos podem ser analisados sob horizontes diferentes, por empresas distintas. ( ) Todo projeto envolve um tempo infinito para ser implantado e operacionalizado plenamente e só tem sentido se considerado dentro do contexto de um período indeterminado. ( ) Esse horizonte [de planejamento] pode ser finito ou infinito. Ele será finito quando a avaliação do investimento for fixada em um certo período de tempo e será infinito no caso de existir continuidade da atividade durante um período tão longo que possa ser considerada perpétua.
Resp: C - V – F – V
Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Tendo em vista que entregas e agregar valor são conceitos que integramcompetências individuais, analise o caso a seguir:
 Leia o caso:
José Carlos trabalha na área de RH de uma empresa. É considerado pelo gerente da área um analista competente, pois conhece a empresa, tem formação em RH, sabe conduzir os processos e demonstra determinação profissional. Em sua atuação, procurar cumprir com todas as determinações da gerencia, seu horário de trabalho é um primor, todos os gestores e colaboradores gostam dele por ser alegre e gentil.
 Relacione o conceito de competências individuais expresso no texto acima ao caso de José Carlos, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
A - O caso de José Carlos explicita o conceito de competências, pois o mesmo tem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para o exercício do cargo.

Outros materiais