Buscar

atividade geopolitica de geografia para o 3° ano do ensino médio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. (Fuvest 2015) A Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar estabelece as linhas de base a partir das quais passam a ser contados o mar territorial, a zona contígua, a zona econômica exclusiva e o limite exterior da plataforma continental, bem como os critérios para o delineamento do limite exterior da plataforma.
www.marinha.mil.br. Acesso em 30/10/2014. Adaptado. 
Com base nessa Convenção, da qual o Brasil é signatário, o governo brasileiro propôs às Nações Unidas a ampliação do limite exterior de sua plataforma continental para até 350 milhas náuticas (648 km), o que resultaria em uma área total com cerca de 4,4 milhões de quilômetros quadrados, a qual vem sendo chamada pela Marinha do Brasil de “Amazônia Azul”.
Considerando o mapa e seus conhecimentos,
a) explique a importância geoestratégica da delimitação de áreas/zonas marítimas para as nações litorâneas;
b) identifique e explique duas razões da importância econômica da chamada Amazônia Azul para o Brasil. 
 
2. (Fuvest 2015) Observe o mapa a seguir.
a) Aponte, sobre a região ártica, um interesse geoeconômico, indicando três países nele envolvidos.
b) Explique a ocorrência de um impacto ambiental relacionado a uma importante atividade econômica desenvolvida nessa região. 
 
3. (Fuvest 2015) Observe o mapa.
Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre os EUA,
a) aponte duas razões da importância geopolítica desse país, na atualidade, considerando sua localização e dimensão territorial;
b) explique a importância econômica, para esse país, da região circundada no mapa, considerando os recursos naturais e os aspectos humanos. 
 
4. (Fuvest 2014) A Coreia do Sul e a Coreia do Norte têm populações com a mesma composição étnica, mas modelos políticos e econômicos contrastantes.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos,
a) descreva o processo de divisão política que levou à formação desses dois países situados na península da Coreia, caracterizando seus respectivos regimes políticos;
b) explique qual é a posição de cada um desses países em relação à questão nuclear atual;
c) explique a situação atual de cada um desses dois países, no contexto das exportações mundiais. Justifique com exemplos. 
 
5. (Fuvest 2012) 
Considerando-se a atual divisão administrativa do Brasil e sobrepondo-se a ela representações esquemáticas da gênese do território brasileiro, entre os séculos XVI e XIX,
a) relacione os focos econômicos em ascensão (coluna I) com os novos centros econômicos e suas respectivas zonas de atração (coluna II); 
b) analise os principais avanços territoriais (coluna III). 
 
Gabarito: 
Resposta da questão 1:
 a) A delimitação de áreas e zonas marítimas é importante para nações com litoral. Do ponto de vista geopolítico e militar, a soberania sobre os territórios e seus recursos é estratégica para o desenvolvimento nacional. Portanto, para o Brasil, é fundamental exercer influência no Atlântico Sul, inclusive para se contrapor à influência de outras potências na região, a exemplo do Reino Unido que controla diversos arquipélagos na região e integra a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 
b) A ampliação do limite exterior da plataforma continental resultando numa área chamada de “Amazônia Azul” devido a sua dimensão é fundamental, uma vez que garante a soberania brasileira em relação a recursos naturais importantes como petróleo, gás natural, sal e atividade pesqueira. A faixa litorânea também é importante no transporte de pessoas, turismo, transporte de cabotagem (entre portos no litoral) e transporte marítimo, principalmente no comércio exterior (exportações e importações). 
Resposta da questão 2:
 a) Na região ártica, um dos interesses econômicos mais importantes são as reservas de petróleo e gás natural existentes em bacias sedimentares recobertas pelo oceano glacial ártico. Também são importantes as rotas de navegação que conectam o oceano glacial ao Pacífico e Atlântico. Países como Rússia, Canadá e Estados Unidos apresentam divergências territoriais na região do ártico. Outros países envolvidos são Noruega e Dinamarca (que controla a Groenlândia).
b) A exploração de petróleo, gás natural e recursos minerais produz impactos ambientais na região ártica que afetam os ecossistemas terrestres (tundra) e marinho. Outros impactos importantes são a caça predatória e o aquecimento global que coloca em risco várias espécies devido ao encolhimento das geleiras e da banquisa (camada de gelo sobre o mar). 
Resposta da questão 3:
 a) Os Estados Unidos são a principal potência mundial. Apresenta a 4ª área territorial do mundo, rica em recursos naturais (petróleo, gás natural, gás de xisto, metais etc). Trata-se do 3º país mais populoso e grande mercado consumidor com alto poder aquisitivo. O país é a maior economia do mundo (com PIB avaliado em dólares), industrializado, além de ser potência tecnológica. O país é muito influente em todos os fóruns internacionais (ONU, FMI, Banco Mundial, OMC, etc.). Também é a principal potência militar, representando cerca de 50% dos gastos militares do planeta e com capacidade de executar intervenções militares em outros países.
b) A região circundada é o Nordeste (cinturão dos manufaturados). É uma região com grande concentração populacional e urbana, a exemplo da megalópole Boswash (Boston, Nova York, Filadélfia até Washington). Apresenta grande concentração industrial desde o século XIX, importantes instituições de pesquisa, mão de obra qualificada e mercado consumidor. Diversos recursos naturais estimularam a industrialização da região, a exemplo do ferro, do carvão (região dos Apalaches) e dos recursos hídricos (transporte e geração de energia). 
Resposta da questão 4:
 a) A divisão da península coreana aconteceu no contexto da Guerra Fria (ordem bipolar) durante a Guerra da Coreia (1950-1953). O norte foi apoiado pela União Soviética e China, enquanto o sul foi apoiado pelos Estados Unidos. O resultado foi a divisão da nação em dois Estados com orientação política e econômica diferentes. A Coreia do Norte (República Democrática da Coreia) com regime socialista autoritário de partido único. E a Coreia do Sul (República da Coreia) com regime capitalista e com democracia pluripartidária na atualidade.
b) A Coreia do Norte apresenta um programa nuclear com finalidade bélica e elevado gasto militar per capita, realizou testes nucleares subterrâneos (2006, 2009 e 2013) e abandonou o TNP (Programa de Não Proliferação Nuclear). Este quadro tem gerado tensão com seus adversários geopolíticos: Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. A Coreia do Sul é contrária às investidas nucleares do norte, não apresenta armas nucleares, mas é aliada estratégica dos Estados Unidos, país detentor de armamento atômico.
c) A Coreia do Norte é um país subdesenvolvido, embora tenha zonas industriais e alguns recursos minerais. A agricultura é pouco produtiva e o país frequentemente depende de ajuda externa para alimentar sua população. Portanto, as exportações norte-coreanas são muito modestas. A Coreia do Sul, país com alta renda per capita e acentuada penetração da internet, é um dos Tigres Asiáticos, sendo uma potência emergente do ponto de vista econômico e grande exportador de produtos industrializados de médio e alto valor agregado: máquinas industriais, eletrônicos, computadores, automóveis e navios. 
Resposta da questão 5:
 [Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
a) A questão aborda o desenvolvimento econômico do Brasil e sua ocupação territorial em diferentes períodos da História. No século XVI, primórdios da colonização do Brasil, a atividade fundamental foi a produção açucareira, sendo sua área mais importante a região de Olinda/Recife, estendendo-se para áreas próximas, também na zona litorânea, como a Bahia. No século XVII e XVIII o gráfico aponta para a região “sudeste”, no atual estado de Minas Gerais. No século XVII a atividadebandeirante de apresamento indígena e de busca de pedras não transformou a região em “foco econômico”; ao contrário do que ocorreu no século seguinte com o desenvolvimento da mineração, que produziu efeitos nas regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro, que podem ser consideradas como “zona de atração”, com forte desenvolvimento comercial, considerando-se ainda que o Rio de Janeiro tornou-se a capital da colônia. No século XIX o foco econômico era o café, inicialmente produzido no eixo Rio-São Paulo – o vale do Paraíba –, mas que conheceu seu apogeu ao atingir as terras do interior de São Paulo e o sul de Minas Gerais, consideradas pelo esquema acima como as zonas de atração.
b) A produção açucareira no século XVI permitiu o desenvolvimento da pecuária como atividade complementar, sendo que o gado era criado em áreas do interior próximo, destinado aos engenhos. No século XVII a atividade bandeirante se propagou por outras regiões da colônia e, ao mesmo tempo, desenvolveu-se a exploração de drogas do sertão na Amazônia. No século XVII a mineração se aprofundou em terras de Goiás e Mato Grosso. No século XIX percebemos a expansão do café para o interior do Paraná e forte movimento migratório do nordeste em direção ao extremo da Amazônia, devido a extração do látex e a produção de borracha.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
a) Os focos econômicos em ascensão e os novos centros com as respectivas áreas de atração são definidos no século XVI pela produção canavieira na zona da mata nordestina e a migração da população formando cidades como Salvador; no século XVII e XVIII pela mineração em Minas Gerais e expansão para Rio de Janeiro, principal porto para o produto; no século XIX pela cafeicultura e definição do Vale do Paraíba (Rio de Janeiro e São Paulo) como centro econômico.
b) Os principais avanços territoriais caracterizam: no primeiro mapa, a pecuária pelo Vale do Rio São Francisco; no segundo mapa, a exploração das drogas do sertão na Amazônia e as bandeiras no interior do Sudeste e Centro-Oeste; no terceiro mapa, a cafeicultura no norte do Paraná e a exploração da borracha na Amazônia. 
 
Página � PAGE �3� de � NUMPAGES �4�

Outros materiais