Buscar

APOL 1 LEDI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1 LEDI
Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
David McClelland usou da narração de histórias de trabalhadores em empresas, colégios, hospitais e indústrias, onde o trabalhador deverá ser visto a partir da premissa de que ele é muito mais do que nossa simples percepção possa detectar. Deveremos compreender que cada ser humano é único e possui suas próprias motivações. Baseado no caso da Profª Jandira, responda a questão:
Jandira da Silva é professora do ensino médio há 20 anos em uma escola de ensino fundamental e médio. Sempre se dedicou ao Magistério com muito entusiasmo e ao longo destes anos construiu uma brilhante carreira, sendo por várias vezes homenageada por seus alunos nas diversas formaturas que participou como a melhor professora do curso. Entretanto, nos últimos anos, tem vivido situações pessoais muito difíceis que culminaram na perda de um filho e na sua separação, após 18 anos de casamento. Com isso, o seu rendimento profissional reduziu em muito, inclusive apresentando problemas de relacionamento com os colegas e alunos. Em virtude das dificuldades vividas e da constatação de um quadro agudo de estresse foi afastada do trabalho, por recomendação médica pelo período de 90 dias. Quando do seu retorno, a diretora da escola levando em consideração o seu desgaste resolveu compensá-la alocando-a junto a biblioteca da escola. Jandira encontra-se nessa situação há alguns meses, não sendo consultada sobre essa decisão.
Frente à situação vivida por Jandira, qual seria a posição da aplicabilidade da Teoria de David McClelland:
I – De acordo com a Teoria de David McClelland, a necessidade atual de Jandira é pelo poder, pois o seu desejo é o de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos e de causar impacto de alguma forma diante dos outros.
II – A necessidade premente de Jandira é de impressionar as pessoas que estão a sua volta, tendendo a assumir riscos mesmo que tenha que disputar posições para resgatar o status e o prestígio perdido durante seu afastamento do trabalho.
III – Jandira tende nesse momento, a evitar situações de baixo risco, pois considera que o sucesso de baixo risco não seria autêntico e, portanto, busca novas chances de mostrar que é capaz de realizar tarefas de grande exigência  e responsabilidade.
IV – Jandira tem alta necessidade de sentir-se querida e aceita, estabelecendo, mantendo ou restabelecendo relações afetivas positivas com outras pessoas.
V – Jandira possui necessidade de participar de um trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros do grupo.
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa V está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas IV e V estão corretas
	
	E
	Apenas a alternativa IV está correta.
Questão 2/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
As pessoas se diferenciam a partir dos traços individuais, assim elas podem ser tidas como introvertidas, extrovertidas, seguras ou inseguras, estáveis ou instáveis. Sigmund Freud, o Pai da Psicanálise, cunhou três instâncias importantes da personalidade: Id, Ego e Superego.
Nesse sistema topológico, o id é:
	
	A
	Parte do aparelho psíquico diretamente em contato com o meio externo.
	
	B
	Criado originalmente pelo ego.  É considerado o executivo da personalidade.
	
	C
	O “juiz” de nossa atividade e pensamentos. É considerado o executivo da personalidade.
	
	D
	O conteúdo do que é herdado originalmente. É considerado o executivo da personalidade.
	
	E
	Local onde está localizada toda energia ou força que nos impulsiona a uma ação. Refere-se à estância na qual residem os impulsos primitivos.
Questão 3/5 - Gestão Secretarial: Relações Interpessoais
Analise as informações a seguir, sobre o código de ética da profissão de secretariado (Informação I) e a notícia sobre o segredo da Coca-Cola (Informação II), e responda:
Informação I
Código de Ética do Profissional de Secretariado brasileiro, foi publicado no Diário Oficial da União de 7 de julho de 1989, o qual estabelece alguns elementos básicos para o direcionamento correto da atuação como profissionais.
Fonte: Código de Ética do Profissional de Secretariado.
 Informação II
Uma mulher que trabalhou como secretária na Coca-Cola e tentou vender à rival Pepsi os segredos da fabricação da bebida foi sentenciada nesta quarta-feira (23), em Atlanta, a oito anos de prisão. Joya Williams, de 42 anos, havia sido declarada culpada, em 2 de fevereiro, das acusações de conspiração, devido à sua tentativa frustrada de vender o segredo por US$ 1,5 milhão.
Fonte: Portal de Notícias G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/0,,LTM0-5597-6066,00.html>. Acesso em 6 de agosto de 2015.
Supondo que o caso tenha ocorrido em território nacional, a secretaria estaria violando qual (is) artigo(s) do código de ética do profissional de secretariado? 
Capítulo I - Dos Princípios Fundamentais, artigo 1º. - Considera-se Secretário ou Secretária, com direito ao exercício da profissão, a pessoa legalmente credenciada nos termos da lei em vigor.
Capítulo III - Dos Deveres Fundamentais, artigo 5º. - Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários: a) considerar a profissão como um fim para a realização profissional; b) direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética;
Capítulo IV - Do Sigilo Profissional, artigo 6º. – O (a) Secretário (a), no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.
 
	
	A
	Capítulo I - Dos Princípios Fundamentais, artigo 1º, apenas.
	
	B
	Capítulo III - Dos Deveres Fundamentais, artigo 5º, apenas".
	
	C
	Capítulo I - Dos Princípios Fundam  e capítulo III - Dos Deveres Fundamentais, artigo 5º", apenas.
	
	D
	Capítulo I - Dos Princípios Fundam  e capítulo IV - Dos Deveres Fundamentais, artigo 5º".
	
	E
	Capítulo III - Dos Deveres Fundamentais, artigo 5º e Capítulo IV - Do Sigilo Profissional, artigo 6º, apenas.
Questão 4/5 - Gestão Secretarial: Relações Interpessoais
Os ambientes empresariais atuais apresentam uma profusão de estilos, de comportamentos, de regras e de situações que torna o dia a dia dos profissionais mais difícil e com uma necessidade de agir de forma ética cada vez maior. No entanto, uma das capacidades exigidas dos profissionais atuais é justamente a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças ambientais. Neste contexto, analise as afirmativas abaixo com relação ao ambiente profissional atual e a postura profissional ética:
I – Saber conviver com as diferenças no local de trabalho é uma forma de profissionalismo.
II – O profissional atual deve ser dinâmico, engraçado e buscar fazer amizade com os colegas de trabalho.
III – O marketing pessoal deve ser feito de forma discreta, sem buscar se sobressair a qualquer custo.
IV – O profissional atual é proativo e não espera ser demandado para desenvolver uma atividade.
V – O bom profissional é aquele que gosta de todos os seus colegas e faz o possível para agradá-los.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e IV, apenas;
	
	B
	Afirmativas I, II e V, apenas;
	
	C
	
Afirmativas II, IV e V, apenas;
	
	D
	Afirmativas  II e V, apenas;
	
	E
	
Afirmativas I, III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Gestão Secretarial: Relações Interpessoais
Viver em sociedade é um ato constante de aprendizado e de exercício da paciência e da tolerância (ou pelo menos deveria ser!). Convivemos diariamente com os mais variados perfis de pessoas, e nos ambientes corporativos isso não é diferente: a diversidade está presente dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas. Assim, adequar nossos comportamentos e forma de se comunicar se torna fundamental para  uma convivência mais harmoniosa no ambiente profissional.
Neste sentido, leia e analise as frases a seguirmarcando V para Verdadeiro e F para Falso, para cada sentença: 
(   ) Para ser uma boa companhia no ambiente de trabalho é importante, além de ter uma boa comunicação, saber ouvir o que os outros falam.
(   ) Um ambiente profissional descontraído é, geralmente, mais produtivo, por isso o uso de piadas e brincadeiras no dia a dia é fundamental.
(   ) A linguagem utilizada no cotidiano profissional é a mesma utilizada em casa e nos círculos sociais, podendo conter gírias e outras expressões diversas.
(   ) Exercitar a tolerância não é apenas não fazer piadas e brincadeiras de mau gosto, mas também reconhecer o potencial em cada indivíduo.
(   ) A maneira como as coisas são ditas deve ser levada em consideração, pois até mesmo as situações negativas podem ser suavizadas. 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
	
	A
	V – V – V – F – F;
	
	B
	V – F – F – F – V;
	
	C
	
V – V – F – F – F;
	
	D
	V – F – F – V – V;
	
	E
	V – F – F – V – F.

Outros materiais