Buscar

Síntese Cap I A Redação pelo Paragrafo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síntese Capitulo I – A Redação pelo parágrafo.
Para organizar as ideias, precisamos ter uma ideia central definida. A ideia central será mencionada durante todo o desenvolver do parágrafo. Complementando com as ideias secundárias que constituirão os detalhes para assim explicar e detalhar a ideia central.
Para ajudar o escritor a ordenar as ideias e gerar conteúdo para cada parágrafo é importante organizar os parágrafos ao redor do período tópico. Quando é gerado um bom período tópico no começo o escritor antevê a continuação, o desenvolvimento e a conclusão do parágrafo com informações relevantes, específicas e convincentes. O período tópico colocado no início mostra o caminho para o desenvolvimento do restante do parágrafo.
Geralmente o período tópico é colocado no início do parágrafo. Porém algumas vezes o escritor o reserva para o final com o objetivo de criar suspense. Pode acontecer de o período tópico vir no meio do parágrafo, assim ele funciona como ponte de ligação entre os períodos anteriores e posteriores.
Com um desenvolvimento do parágrafo claro, podemos usar o período tópico implícito. Ainda assim, é melhor incluir um período tópico no início do parágrafo do que deixar o leitor incerto sobre a principal ideia.
A organização das ideias depende de várias coisas (do tipo de parágrafo, e o tipo de parágrafo depende do assunto a ser tratado e da audiência de leitores, ou de ambos). A ordem das ideias secundárias segue o roteiro dado pela ideia central de a ideia principal sugere divisão ou classificação.
Para que o parágrafo tenha estrutura bem acabada é necessário especificar é detalhar o período tópico e as ideias secundárias
 	Os detalhes tomam-se tediosos quando o escritor confunde quantidade com qualidade. As especificações devem ser relevantes para os propósitos do escritor; por isso, precisam ser selecionadas.

Outros materiais