Buscar

TRABALHO 3 SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONVERGENCIAS ENTRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Um definição de comportamento organizacional escrita por Dubrin (2003,p.02)Comportamento organizacional é o comportamento humano no trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. O mesmo autor ainda completa que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com esses colaboradores, sendo que o processo administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.
As relações de trabalho são os vínculos que se estabelecem no âmbito do trabalho. De uma forma geral fazem referencias entre o trabalho/mão de obra e o capital no âmbito no processo de produção. Deve se ter em conta que as relações de trabalho podem ser materializadas sob a forma de negociações individuais ou colectivas. As negociações individuais são aquelas estabelecidas entre o trabalhador isolado e a sua entidade patronal ou o seu representante direto. As relações de colectivas são as que estabelecem um sindicato em representação dos trabalhadores com uma empresa ou uma organização patronal.
As relações de trabalho estão relacionadas às de emprego, estágio, autônomo, temporário, etc. Ou seja, a relação de emprego é uma das distinções envolvendo a relação e trabalho.
Trabalho Autônomo: é todo trabalhador prestador de serviço onde não se caracteriza a subordinação, pois ele é responsável pela prestação e realização do trabalho.
Trabalho Eventual: é a realização de trabalho de forma recíproca eventual, sendo que não há permanência do trabalhador.
Trabalho Voluntário: é o trabalho não remunerado que visa auxiliares ações sociais, culturas, educacionais, etc. Esse tipo de trabalhador não é contemplado pelo direito trabalhista.

Outros materiais