Buscar

CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO_1º ANO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO
POSSIBILITAR QUE TODOS OS NOSSOS ALUNOS SE TORNEM LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES.
SABER LER E ESCREVER É UM DIREITO FUNDAMENTAL DO CIDADÃO.
ENTENDEMOS A ESCRITA COMO LINGUAGEM, MEIO DE COMUNICAÇÃO, E A ESCOLA DEVE PROPOR ATIVIDADES QUE TENHAM SIGNIFICADO PARA QUE AS CRIANÇAS VEJAM SENTIDO EM APRENDER.
1
CRIAR O AMBIENTE E PROPOR SITUAÇÕES DE PRÁTICAS SOCIAIS DE USO DA ESCRITA ÀS QUAIS OS ALUNOS NÃO TÊM ACESSO PARA QUE POSSAM INTERAGIR INTENSAMENTE COM TEXTOS DOS MAIS VARIADOS GÊNEROS, IDENTIFICAR E REFLETIR SOBRE SEUS DIFERENTES USOS SOCIAIS, PRODUZIR TEXTOS E, ASSIM CONSTRUIR AS CAPACIDADES QUE LHES PERMITAM PARTICIPAR DE SITUAÇÕES SOCIAIS PAUTADAS PELA CULTURA ESCRITA.
A LÍNGUA É UM COMPLEXO SISTEMA QUE REPRESENTA UMA IDENTIDADE CULTURAL . É PRECISO SABER LER E ESCREVER PARA INTERAGIR AUTONOMAMENTE COM ESSA CULTURA.
A APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO E LINGUAGEM É UM LONGO PROCESSO QUE REQUER INTERVENÇÃO EDUCATIVA SISTEMÁTICA E PLANEJADA, GARANTINDO A CONQUISTA E A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA A TODOS OS EDUCANDOS.
 
 A QUESTÃO NÃO É APENAS A CRIANÇA APRENDER A CODIFICAR E DECODIFICAR, A SE APROPRIAR DO SISTEMA DE ESCRITA, MAS SABER UTILIZAR A LÍNGUA ESCRITA EM SEUS USOS SOCIAIS.
 O TERMO ALFABETIZAÇÃO, CORRESPONDERIA AO PROCESSO PELO QUAL SE ADQUIRE A TECNOLOGIA (A ESCRITA ALFABÉTICA E AS HABILIDADES DE UTILIZÁ – LA PARA LER E PARA ESCREVER). 
 LER E ESCREVER COM AUTONOMIA, CONDIÇÃO BÁSICA, QUE ENVOLVE DA PARTE DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS, CONHECIMENTO DO ALFABETO, A FORMA GRÁFICA DAS LETRAS, SEUS NOMES E SEUS VALORES SONOROS.
 DOMINAR A TECNOLOGIA ENVOLVE CONHECIMENTOS E DESTREZAS VARIADOS COMO COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DO ALFABETO, MEMORIZAR AS CONVENÇÕES LETRA-SOM E DOMINAR SEU TRAÇADO, USANDO INSTRUMENTOS PARA SUA AQUISIÇÃO.
 PARA APRENDER AS CONVENÇÕES DA LÍNGUA É PRECISO ENSINAR ISSO SISTEMATICAMENTE, MAS COM MATERIAIS REAIS COMO LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, PROPAGANDAS, CANTIGAS, POEMAS, FOLHETOS, QUALQUER MATERIAL QUE SEJA DO INTERESSE DA CRIANÇA.
 O TERMO LETRAMENTO, RELACIONA – SE AO EXERCÍCIO EFETIVO E COMPETENTE DAQUELA TECNOLOGIA DA ESCRITA, NAS SITUAÇÕES EM QUE PRECISAMOS LER E PRODUZIR TEXTOS REAIS. 
 “ALFABETIZAR E LETRAR SÃO DUAS AÇÕES DISTINTAS, MAS NÃO INSEPARÁVEIS, AO CONTRÁRIO: O IDEAL SERIA ALFABETIZAR LETRANDO, OU SEJA: ENSINAR A LER E ESCREVER NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA”
					MAGDA BECKER SOARES
 É IMPRESCINDÍVEL A APRENDIZAGEM SIMULTÂNEA DESSAS DUAS DIMENSÕES. 
 OS SABERES SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA E AQUELES SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA DEVEM SER SISTEMATIZADOS E ENSINADOS. NÃO BASTA COLOCAR OS ALUNOS DIANTE DOS TEXTOS PARA QUE CONHEÇAM O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO E SEU FUNCIONAMENTO OU PARA APRENDER A LINGUAGEM ESCRITA. É PRECISO PLANEJAR UMA DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES EM QUE POSSAM, EM DIFERENTES MOMENTOS, CENTRAR SEUS ESFORÇOS ORA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA ORA NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM QUE SE USA PARA ESCREVER.
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE LER E ESCREVER NÃO SE ENCERRA QUANDO O ALUNO DOMINA O SISTEMA DE ESCRITA, SE PROLONGA POR TODA VIDA, COM A CRESCENTE POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM A LÍNGUA ESCRITA NA COMPETÊNCIA DE LER E PRODUZIR TEXTOS DOS MAIS VARIADOS GÊNEROS.
QUANTO MAIS ACESSO À CULTURA ESCRITA, MAIS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A LÍNGUA. 
REFLEXÃO PARA AÇÃO
 “ALFABETIZAR LETRANDO” É UM DESAFIO PERMANENTE. IMPLICA EM REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS POR NÓS ADOTADAS AO INICIARMOS NOSSAS CRIANÇAS NO MUNDO DA ESCRITA, ANALISARMOS E RECRIARMOS NOSSAS METODOLOGIAS DE ENSINO, A FIM DE GARANTIR O DIREITO DE NÃO APENAS LER E REGISTRAR AUTONOMAMENTE AS PALAVRAS NUMA ESCRITA ALFABÉTICA, MAS DE PODER LER – COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS QUE COMPARTILHAMOS SOCIALMENTE COMO CIDADÃOS.
 BUSCAMOS ENFATIZAR QUE O ENTENDIMENTO SOBRE COMO FUNCIONA A NOSSA ESCRITA PRESSUPÕE POR UM LADO TER FAMILIARIDADE E SE APROPRIAR DAS DIFERENTES PRÁTICAS SOCIAIS EM QUE CIRCULAM, POR OUTRO DESENVOLVER CONHECIMENTOS E CAPACIDADES COGNITIVAS E ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS PARA LIDAR COM TEXTOS NESSAS DIFERENTES SITUAÇÕES. ALIADO A TUDO ISSO, DESENVOLVER CONHECIMENTOS SOBRE COMO REGISTRAR NO PAPEL O QUE SE PRETENDE COMUNICAR E SOBRE COMO TRANSFORMAR O REGISTRO GRÁFICO EM PAUTA SONORA, OU SEJA, APROPRIAR – SE DO SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais