Buscar

Ad1 Comportamento do consmidor GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância (2018/1º)
Disciplina: Comportamento do consumidor
Coordenador: Ana Cláudia Azevedo Peixoto
Aluno: Matrícula: 
A área de marketing tem uma abordagem muito peculiar para o consumo: é uma troca e um relacionamento, algo mais que a transação. O que se diz sobre a transação?(Aula 1)
A área de marketing tem uma abordagem muito peculiar para o consumo: é uma troca e um relacionamento. Tanto é que existe uma vasta produção teórica sobre a migração estratégica do marketing voltado para transação, para o marketing voltado para o relacionamento. 
A meta é vender. Nesse contexto, desenvolve-se o chamado marketing de transação, que tem como princípio o direcionamento dos esforços de marketing para a criação de trocas, fazendo com que as pessoas comprem (GRÖNROOS, 2003). As disciplinas de marketing que você estudou ofereceram uma leitura diferente sobre o papel do marketing, sugerindo que é o de desenvolver mercados, algo possibilitado pela ação efetiva de influenciar a percepção do consumidor.
Caracterize a tomada de decisão Limitada (dissonância cognitiva reduzida)(Aula 2)
O envolvimento do indivíduo tende a ser moderado. Ou seja, há grande possibilidade de que o comprador incorra em mais riscos do que apenas funcional ou financeiro. Há comparação de preço e produto, mas o gasto de tempo e dinheiro é bem menor em relação à decisão extensiva. Normalmente o comprador vê pouca diferença entre as marcas do produto pesquisado. Por se tratar de um produto não tão caro e de compra não tão frequente, o tomador de decisão irá pesquisar sobre ele, mas por fim acabará comprando com relativa rapidez devido ao preço ou à conveniência.
Caracterize o nível Afetivo-social da pirâmide de Maslow (Aula 3)
Bom clima, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes, etc.
Na Aula 4, diz-se que existem dois tipos de motivos: os racionais e os emocionais. Explique.
	
Motivos racionais são aqueles nos quais o consumidor se comporta de modo racional, considerando cuidadosamente todas as alternativas e escolhendo as que lhe dão utilidade máxima. Os motivos emocionais são aqueles que implicam a seleção de objetivos de acordo com critérios pessoais. É importante salientar que nem sempre um motivo que parece ser racional para um consumidor será também para outro consumidor. Cada um busca a maximização de sua satisfação e, obviamente, a avaliação da satisfação é um processo muito pessoal.
Na aula 5, diz-se que os profissionais de marketing acreditam que a personalidade atua de forma a influenciar os tipos e as marcas de produtos adquiridos. Explique.
Ela pode influenciar não só na escolha de produtos e marcas, mas também possivelmente nas respostas dos consumidores aos esforços promocionais, bem como na forma como consomem produtos e serviços específicos, quando, onde e quando consomem (KANUK, 2000). Visto isso, é muito útil aos profissionais de marketing procurarem por esse estudo entender melhor o comportamento do consumidor, e o desenvolvimento de estratégias de segmentação de mercado mais eficientes para a identificação de consumidores mais passíveis de responder positivamente à comunicação de seus produtos e serviços.
Explique a relação entre sentimentos preexistentes e as percepções do usuário do serviço de transporte (Aula 6).
Como visto, os sentimentos preexistentes e as percepções do usuá rio em relação a um sistema influenciam sua preferência, direcionando significativamente a escolha do usuário. Entretanto, quando a preferência é exposta às restrições situacionais da ocasião de consumo dos serviços de transporte, como a não-disponibilidade de mais horários e veículos, a escolha pelo serviço é finalmente efetuada. Cada atributo do serviço forma uma percepção no usuário. Tais percepções vão sendo agregadas em um processo chamado abstração, aqui entendido como acumulação. A experiência de utilização do serviço, por sua vez, reforça as percepções do usuário com relação ao sistema como um todo.
Explique o conceito de estratégias impulsionadoras de mercado (Aula 7).
Assim surgem as estratégias impulsionadoras de mercado, aquelas que definem o que os consumidores vão experimentar, isto é, aquelas estratégias que definem a experiência de consumo, auxiliando as pessoas a compreender as diferenças entre marcas existentes (percepção), a formar julgamentos sobre o valor das diferenças (preferências) e, fundamentalmente, a criar, quando for o caso, um raciocínio lógico para escolher uma dentre as marcas existentes numa categoria de produto (estratégia de escolha de marca)

Outros materiais