Buscar

Resumo SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Transtorno do desenvolvimento psicológico:
“Incapacidade de se relacionarem de maneira normal com pessoas e situações, desde o princípio de suas vidas.”
Dislexia
O que é? Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.
Causas: Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Sintomas: 
- Haverá sempre: dificuldades com a linguagem e escrita; dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia; lentidão na aprendizagem da leitura;
- Haverá muitas vezes: disgrafia (letra feia); discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização; dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda língua.
- Haverá às vezes: dificuldades com a linguagem falada; dificuldade com a percepção espacial; confusão entre direita e esquerda.
Tratamento: Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as individualidades do indivíduo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente. Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva. É importante definir um programa em etapas e somente passar para a seguinte após confirmar que a anterior foi devidamente absorvida, sempre retomando as etapas anteriores. É o que chamamos de sistema MULTISSENSORIAL e CUMULATIVO.
Autismo: 
O que é? É um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. 
Causas: Muitos genes parecem estar envolvidos nas causas do autismo. Alguns tornam as crianças mais suscetíveis ao transtorno, outros afetam o desenvolvimento do cérebro e a comunicação entre os neurônios. Outros, ainda, determinam a gravidade dos sintomas. Quanto aos fatores externos que possam contribuir para o surgimento do transtorno estão a poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, alterações no trato digestório, contaminação por mercúrio e sensibilidade a vacinas.
Fatores de risco: 
- Sexo: meninos são de quatro a cinco vezes mais propensos a desenvolver autismo do que meninas
- Histórico familiar: famílias que já tenham tido algum integrante com autismo correm riscos maiores de ter outro posteriormente. Da mesma forma, é comum que alguns pais que tenham gerado algum filho autista apresentem problemas de comunicação e de interação social eles mesmos
- Outros transtornos: crianças com alguns problemas de saúde específicos tendem a ter mais riscos de desenvolver autismo do que outras crianças. Epilepsia e esclerose tuberosa estão entre esses transtornos.
- Idade dos pais: quanto mais avançada a idade dos pais, mais chances de a criança desenvolver autismo até os três anos.
Avaliação: Uma avaliação de autismo normalmente inclui um exame físico e neurológico completo. Deve-se avaliar a comunicação, a linguagem, as habilidades motoras, a fala, o êxito escolar e as habilidades de pensamento.
Tratamento: O principal objetivo do tratamento é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado.
Síndrome de Asperger
O que é? A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento. Ela foi considerada, por muitos anos, uma condição distinta, porém próxima e bastante relacionada ao autismo.
Causas: Anormalidade no cérebro das crianças.
Sintomas: Problemas com habilidades sociais
 Comportamentos excêntricos ou repetitivos 
 Práticas e rituais incomuns
 Dificuldades de comunicação 
 Poucos interesses
 Problemas de coordenação 
 Habilidosos ou talentosos
Transtorno de Rett
O que é? É definida como uma desordem do desenvolvimento neurológico relativamente rara. Acomete apenas meninas.
Causas: A Síndrome de Rett é uma doença de causa genética e está associada a mutações de um gene, localizado no cromossomo X.
Quadro clínico: 
- Se manifesta tipicamente no período compreendido entre o 6º e o 18º mês de vida.
- Na grande maioria dos casos, a gravidez da mulher e o parto ocorrem normalmente. 
- Os bebês nascem geralmente sem quaisquer intercorrências, e parecem se desenvolver dentro dos parâmetros normais na primeira infância. Geralmente, apresentam padrões adequados de desenvolvimento motor no que se refere ao sentar-se e ao andar
- Muitas dessas crianças também desenvolvem linguagem inicial na forma de palavras ou frases simples. 
- Geralmente é observada hipotonia já desde o nascimento.
- Durante esse período precoce de vida, desaceleração nas medidas do perímetro cefálico (ou circunferência da cabeça) pode ser observada já aos três meses de vida ou logo depois dessa idade, mas sempre ao longo do primeiro ano. Também se observa desaceleração do ganho de peso nesse período. Pode ocorrer, igualmente, desaceleração do crescimento linear (comprimento), mas apenas depois do primeiro ano de vida.
Terapia Ocupacional: Pessoas com Síndrome de Rett apresentam grandes dificuldades no seu desempenho funcional, e a TO pode ajudá-las a estimular o uso mais funcional do corpo e, principalmente, das mãos.
O grande valor da Terapia Ocupacional está no desenvolvimento de adaptações necessárias ao ambiente, aos materiais e mesmo às atividades a serem realizadas, de modo que a paciente otimize ao máximo o uso de suas mãos e, com isso, consiga maior sucesso nas atividades de vida diária.
As adaptações de materiais são especialmente mais importantes no que se refere à alimentação (colheres, copos, pratos adaptados para estimular que a paciente, conforme suas possibilidades, possa aprender ou reaprender a se alimentar sozinha).
Adaptações de brinquedos e de equipamentos eletrônicos (como os computadores e os tablets) também podem fazer muita diferença para o melhor desempenho das pacientes com Síndrome de Rett. Algumas delas, conforme o seu estado geral de saúde, conseguem, inclusive, a partir dessas adaptações, exercer algum controle sobre o ambiente (como acender ou apagar uma lâmpada, ligar ou desligar um aparelho).
Cabe também ao TO desenvolver mudanças e adaptações no ambiente doméstico que podem facilitar consideravelmente a vida cotidiana da família e dos cuidadores.
A aplicação de Comunicação Alternativa e Aumentativa pode ser realizada.
Transtornos do comportamento e transtornos emocionais:
TDAH
Distúrbios de conduta
Transtornos emocionais da infância

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais