Buscar

Rafael de almeida motta av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV1_201201196647 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201201196647 - RAFAEL DE ALMEIDA MOTTA
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9001/A
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 12/04/2013 07:50:19
	
	 1a Questão (Cód.: 85453)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a Resolução CONAMA n° 237/97, licenciamento ambiental é um procedimento administrativo para conduzir o processo, resguardando o direito de preservar o meio ambiente dos impactos oriundos das atividades com potencial de degradação ou que utilizam os recursos naturais. Uma vez verificada a necessidade do procedimento, o órgão ambiental irá proceder, abrangendo as seguintes fases:
		
	
	alvará de licença, plano de contingência e plano de monitoramento.
	
	licença prévia, licença definitiva e plano de monitoramento.
	
	regularização da área, alvará de licença e plano de monitoramento.
	
	avaliação de impacto ambiental, estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental.
	 
	licença prévia, licença de instalação e licença de operação;
	
	
	 2a Questão (Cód.: 85919)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Artigo 5o da Resolucao CONAMA 01 de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) obedecera as seguintes diretrizes gerais:
		
	
	Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade; levar em consideracao o Plano Diretor Municipal.
	 
	Contemplar todas as alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto, confrontando-as com a hipotese de nao execucao do projeto; identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao e operacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrografica na qual se localiza; considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantacao na area de influencia do projeto e sua compatibilidade
	
	Contemplar as principais alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto; identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	 
	Obedecer ao Termo de Referencia do orgao ambiental; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	
	 3a Questão (Cód.: 86244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 85344)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	
	por representantes da sociedade civil organizada.
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.
	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	 
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 86234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos maiores problemas ambientais urbanos relacionados ao aumento de melhora de qualidade de vida da população no incremento da aquisição de bens de consumo é:
		
	
	O valor relacionado a compra de imóveis
	
	A presença de indústrias
	 
	A poluição do ar
	
	A ampliação das zonas habitadas
	
	Perda de espécies da flora e da fauna
	
	
	 6a Questão (Cód.: 53050)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Aponte a alternativa que não corresponde a um impacto ambiental:
		
	 
	Diminuição da biodiversidade por contaminação industrial
	
	Chuva ácida
	
	Efeito estufa
	 
	Coleta seletiva
	
	Introdução da pecuária em áreas de mata atlântica primária
	
	
	 7a Questão (Cód.: 85515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relacao a biodiversidade e a conservacao de especies, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	A riqueza de especies, a existencia de endemismos e o risco de extincao sao criterios fundamentais na escolha de areas prioritarias para conservacao.
	 
	De acordo com a teoria da biogeografia de ilhas, quanto menores os fragmentos, maior a taxa de extincao. Portanto, os pequenos fragmentos de habitat devem ser ignorados em projetos de manejo e conservacao dos ecossistemas.
	
	Biodiversidade pode ser entendida como a complexidade total de toda a vida, incluindo nao somente toda a grande variedade de organismos, mas tambem suas variacoes de comportamento e interacoes.
	
	A biodiversidade de especies presentes em um determinado local pode refletir seu grau de poluicao.
	
	A diversidade genetica pode ser usada para avaliar a diversidade da especie e a diversidade do ecossistema
	
	
	 8a Questão (Cód.: 85463)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e definido como o conjunto de orgaos e instituicoes que, nos niveis federal, estadual e municipal, sao responsaveis pela protecao do meio ambiente. A respeito das competencias e atribuicoes de cada um desses orgaos nos seus diferentes niveis, considere as afirmativas abaixo: 1. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis (IBAMA) e o orgao superior dos SISNAMA, com a funcao de assessorar o Presidente da Republica na formulacao da politica nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais. 2. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o orgao central e deliberativo do SISNAMA, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como orgao federal, a politica nacional e as diretrizes governamentaisfixadas para o meio ambiente. 3. Os orgaos locais sao os orgaos ou entidades municipais responsaveis pelo controle e fiscalizacao, nas suas respectivas jurisdicoes. Os municipios, observadas as normas e os padroes federais e estaduais, tambem poderao elaborar normas supletivas e complementares e padroes relacionados com o meio ambiente, observados os que forem estabelecidos pelo CONAMA. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 1 e 2 sao verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 sao verdadeiras.
	 
	Somente a afirmativa 2 e verdadeira.
	 
	Somente a afirmativa 3 e verdadeira.
	
	As afirmativas 1, 2 e 3 sao verdadeiras
	
	
	 9a Questão (Cód.: 88082)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
		
	 
	Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
	
	Instalação de linha de transmissão de energia elétrica para atender três fornos elétricos de uma padaria.
	
	Atividades de manejo florestal em áreas amapaenses, para atender as necessidades de construções de infraestrutura em pequenas propriedades.
	
	A produção de carvão vegetal, em quantidade de até 50 kg/dia, para atender os serviços de uma churrascaria de porte médio.
	
	Usinas de beneficiamento de asfalto para atender serviços de cobertura das vias urbanas e estradas vicinais.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 85501)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental (EIA) no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1. E possivel a dispensa de licenciamento ambiental para obras publicas potencialmente poluidoras mas de relevante interesse social.
2. O estudo de impacto ambiental e obrigatorio somente nos procedimentos de licenciamento ambiental de atividades potencialmente causadoras de significativa degradacao do meio ambiente.
3. No procedimento de licenciamento ambiental, sao expedidas, em regra, licenca previa, licenca de instalacao e licenca de operacao.
4. O documento que resume de forma objetiva as conclusoes do estudo de impacto ambiental (EIA), elaborado em linguagem corrente e adequada a sua compreensao pelas comunidades afetadas, e denominado RIMA (relatorio de impacto ambiental). Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 sao verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 sao verdadeiras
	 
	Somente Somente as afirmativas 2, 3 e 4 sao verdadeiras
	
	as afirmativas 1 e 4 sao verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas 2 e 3 sao verdadeiras

Outros materiais