Buscar

RISCOS PARA SA DE DECORRENTES DA OBESIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RISCOS PARA SAÚDE DECORRENTES DA OBESIDADE 
A obesidade é, atualmente, a condição de maior risco à saúde do indivíduo supostamente sadio, porém obeso. Sendo obeso está sujeito a uma diversidade de doenças, com indiscutível desvantagem em relação aos indivíduos normais. 
A OMS, conceitua saúde como sendo o bem estar bio-psico-social. Na componente biológica, encontra-se incluído o peso corporal. 
É importante observar que a obesidade manifestada na infância já é risco importante, iniciando-se as alterações metabólicas muitas vezes nesta fase da vida. 
De tal forma esse assunto é importante e atual, que as tabelas de normalidade de peso corporal/altura, que são um dos índices de obesidade, são cientificamente elaboradas por companhias de SEGURO-SAÚDE, como a Metropolitan Health Security dos Estados Unidos. 
Diversos tipos de obesos existem, desde as formas discretas às moderadas e intensas. 
Os obesos estão mais predispostos a doenças coronarianas, hipertensão arterial, cirrose hepática, calculose das vias biliares, aterosclerose, infarto do miocárdio, diabetes mellitus com suas consequências, às artrites e artroses, no mínimo agravadas pelo peso, à apnéia noturna, aos prejuízos de expansão torácica com insuficiência respiratória (síndrome de Pick Wick); há autores que incluem até o próprio câncer na lista de predisposições mórbidas, aspecto este ainda inconclusivo. De qualquer forma, no obeso, a morte é mais precoce, donde o interesse das companhias de seguro-saúde; por tudo quanto se disse, é fácil compreender que a obesidade favorece condições mórbidas prolongadas, que se configuram em doenças crônicas, com toda a carga de sofrimento que trazem. 
OBESIDADE E DIABETES 
Como já foi referido, a obesidade tem vínculos com diabetes, doença potencialmente grave que pode levar a infartos, gangrenas, catarata, calculose vesicular, cirrose hepática, neuropatia diabética, infecções e outras. Dada a extensão do assunto voltaremos a ele em outra publicação. 
HIPERTENSÃO ARTERIAL 
Não nos esqueçamos de que a hipertensão arterial é mais frequente nos obesos e - atente-se bem - que melhora ou se normaliza em muitos casos, com o tratamento da obesidade. No mínimo a pressão arterial se beneficia com a redução do peso, geralmente permitindo doses menores de medicamentos para o controle da hipertensão. Não menos importante são a redução do colesterol, do LDL, triglicérides entre os principais aspectos metabólicos. Lembremo-nos ainda de que a pressão arterial está associada a acidentes vasculares cerebrais, aos quais o povo denomina "derrame". 
OBESIDADE É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA 
Já chamamos atenção sobre esse assunto, que a literatura médica vem enfatizando. 
A prevalência da obesidade está se elevando, publicações recentes apontam 20% a mais de obesos nos E.E.U.U., quando compara-se a população atual com a da década anterior. 
Responda às perguntas 
1. Qual o conceito de saúde formulado pela OMS? 
2. Por que se interessam pelo peso as companhias de SEGURO-SAÚDE? 
3. Quais os principais riscos para a saúde a que a obesidade predispõe?
 ALGUNS FATORES ENVOLVIDOS NA BIOQUÍMICA DA OBESIDADE 
É conhecido um hormônio denominado LEPTINA, dependente do gen OB (obesidade) e que é produzido pela célula adiposa (adipócito). No obeso a leptina está elevada no sangue, caindo seus níveis na medida em que o indivíduo emagrece. VALORES SÉRICOS LEPTINA:
Normal: ao redor de 5ng/ml
Obeso: valores elevados, podendo alcançar 50ng/ml
MODO DE AÇÃO DA LEPTINA: A leptina atua nos centros hipotalâmicos controlando a saciedade. O neuropeptídeo Y é mediador essencial da leptina. Na obesidade humana, tem-se descrito resistência à leptina.
Há correlação experimental e clínica entre obesidade e níveis séricos de insulina.
Há correlação entre obesidade, nível elevado de insulina sérica e desencadeamento de diabetes.
No obeso humano ocorre resistência periférica à insulina, com hiperplasia das células ß (células produtoras de insulina) nas ilhotas de Langerhans do pâncreas.
A "Obesidade Visceral" é muito significante como índice de ação aterogênica (aterosclerose)
Responda às perguntas 
6. O que é leptina, onde é produzida e como atua? 
7. Qual o comportamento dos níveis séricos de insulina na obesidade? 
8. Qual a importância da obesidade visceral? 
FATORES GENÉTICOS E OBESIDADE 
A obesidade decorre, na maioria das vezes, de fatores genéticos.
A predisposição hereditária é favorecida pelo estilo de vida e tipo de alimentação. 
As investigações de Heitmann, B. L. e colabs. (Am J Clin Nutrition, 66:672-8, 1977) elaboradas em 1571 gêmeos monozigóticos e em 3029 dizigóticos, caracterizam a importância da hereditariedade na obesidade, unicamente arrefecida, ou combatida, pelo estilo de vida, salientando-se a prática de exercícios e alimentação balanceada. Ainda a propósito de estudos em gêmeos, convém referir as pesquisas de Rönemaa - T. e colabs. (J. Clin Endocrinol Metab. 83:2792-9, 1998) que estudaram 23 gêmeos idênticos (9 masculinos e 14 femininos), subdivididos em dois subgrupos que diferiam entre si pelo peso, tendo um dos subgrupos 18kg a mais, em média, em relação ao seu correspondente. No grupo de obesos os parâmetros representados por colesterol, LDL e triglicérides mostraram-se 20% mais elevados, enquanto HDL estava 20% mais baixo. Outra referência importante é o estudo dos índios Pima, índios americanos do Arizona, que constituem uma raça de obesos. Norman A. A. e colabs., em publicações de 1997, relatam estudo de 874 indivíduos desta tribo e localizaram o fator genético no cromossoma 7. 
O genoma humano, quanto à obesidade, vem sendo investigado, com expressão em diversos "loci" como 1p32-p22; descreve-se ainda o gen OB (obesidade) mapeado no cromossoma 7. Em termos percentuais, para saber-se em quanto a genética contribui por si só, as estimativas médias são da ordem de 50%. 
Entre os estudos experimentais destacam-se as investigações nos ratos obesos e diabéticos da raça ZDF-"Zucker diabetic fatty". Esses animais tornam-se obesos e diabéticos. 
IMPORTANTE 
Nos ratos obesos diabéticos (ZDF), bem como humanos obesos predispostos ao diabetes há elevação dos valores séricos de insulina. 
Responda às perguntas 
4. Cite estudos que comprovam a importância da genética na gênese da obesidade. 
5. O que acontece com os valores séricos da insulina nos ratos ZDF?

Outros materiais