Buscar

Prova terceiro estágio de Dayse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

��UFCG/CCT/ U.A. Física
Física Geral I - 11.1 - 3o Estágio - - 20/05/2011���Profa Daisy
S – I ( ) T – X ( ) Q – X ( )�Prof. José Marcos 
S - I Manhã ( ) S – I Tarde ( )���Aluno (a) _____________________________________ ____ Mat: _________��
RESOLVA 5 DAS 7 QUESTÕES, JUSTIFICANDO-AS
Física Geral I - 09.2 - 3o Estágio - 03/12/2009
Você assistiu o GP Internacional Caixa/Sesi de Atletismo, em Uberlândia no último domingo? Nestas competições sempre vem a preocupação com as lesões dos atletas. Pensando nisto a caixa de saída do salto triplo é de areia fofa. Que princípio físico norteia esta escolha de material?
É impossível o C.M. de um sistema de partículas estar em movimento, se não existe uma força resultante atuando no sistema. O que você acha dessa afirmação? Explique
Uma partícula descreve com velocidade escalar constante, a trajetória curva mostrada na figura. Existe impulso aplicado à partícula?
(Questão da Lista) Por ocasião do Projeto Apolo as naves ejetavam estágios para se movimentarem. Certa feita colocou-se em órbita o último andar de um foguete que compreendia além do satélite propriamente dito, o motor e os reservatórios de combustível, agora inúteis. Um pequeno motor auxiliar permite separar os dois elementos:
No decorrer da operação de separação, a quantidade de movimento total é conservada?
E a energia cinética total?
Após a separação, qual o movimento do Centro de Massa do conjunto?
A separação modifica a órbita de cada um dos elementos?
Em 1947, o físico brasileiro César Lattes, falecido em março de 2005, contribuiu para a descoberta da partícula méson π, essencial à compreensão física da força entre núcleons (prótons e nêutrons) no núcleo atômico. No artigo que publicou com o grupo de pesquisa, Lattes diz que nas transmutações dos núcleos por mésons carregados, poderiam, se o momentum linear (quantidade de movimento) fosse conservado, prever a energia mínima atribuída aos nêutrons emitidos. Veja como isso pôde ser feito através de uma analogia embora muito grosseira. Considerando-se a situação da figura, onde dois blocos de massa 1,0kg (bloco A) e 2,0kg (bloco B), sobre um plano horizontal liso, presos por fio, comprimem uma mola de constante elástica 54 N/m, de 0,10m. Quando nesse sistema, considerado isolado, o fio é rompido, se a quantidade de movimento for conservada, é possível calcular a velocidade de qualquer um dos blocos. 
Admitindo-se a conservação da energia mecânica no processo, do modo como Lattes fez para a energia do sistema, calcule a energia mecânica do bloco de massa 2,0kg após o rompimento do fio e sua velocidade:
Uma pulga de massa 2mg é capaz de saltar a uma altura de 50cm. Durante o intervalo de tempo (muito curto) em que estica as patas para impulsionar ao salto, ela se eleva de 1mm antes que suas patas “decolem do solo”. Calcule o tempo de contato da pulga com a vítima.
Um canhão montado sobre uma carreta apontado na direção horizontal, atira uma bala de 50kg, cuja velocidade na boca do canhão é de 300m/s. A massa total do canhão e da carreta é de 5ton. 
Calcule a velocidade inicial de recuo da carreta.
Se o coeficiente de atrito cinético é de 0,7, de que distância a carreta recua?
RESOLUÇÕES FEITAS NESTA PÁGINA NÃO SERÃO CORRIGIDAS

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes