Buscar

Apol 1 Análise Econômica e Adm. Estrat

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Econômica
A demanda é a quantidade de um bem ou um serviço que os consumidores desejam adquirir em um período determinado de tempo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
A partir do conceito de demanda, assinale as alternativas a seguir e, identifique os fatores que influenciam a demanda por parte dos consumidores e deslocam a curva de demanda:
 I. Fatores sazonais, como Dia das crianças e Dia das Mães.
II.Aumento dos salários reais.
III. Os lucros das empresas.
IV. As preferências dos consumidores.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) Afirmativas, I, II e III, apenas.
	
	B
	b) Afirmativas, II e III, apenas.
	
	C
	c) Afirmativas, I, II, III e IV, apenas.
	
	D
	d) Afirmativas, I, II e IV, apenas.
	
	E
	e) Todas as afirmativas.
Questão 2/5 - Análise Econômica
A análise da quantidade demandada pelo consumidor leva em consideração o preço do bem. Por exemplo, uma redução no preço do arroz leva a um aumento na demanda por arroz, ceteris paribus. Porém, nem sempre só o preço é considerado nesta decisão do consumidor.
 
Leia as afirmativas a seguir:
 I. O consumidor aumenta a quantidade demandada de arroz quando o preço diminui.
Porque
II. O consumidor consome mais arroz em relação aos outros bens que não sofreram alterações de preços (efeito substituição) e pelo aumento do poder aquisitivo ocasionado pela redução do preço do arroz (efeito renda).
 
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	a) As assertivas I e II são falsas
	
	B
	b) A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	c) As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	
	D
	d) A assertiva II é falsa e a I é verdadeira.
	
	E
	e) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
A estratégia é discutida por diversos autores; cada qual apresenta o aspecto mais relevante na sua percepção e busca justificar sua escolha. Na literatura especializada, são encontrados diversos tipos de estratégia.
A transformação estratégica irá requerer da organização, e, portanto, de seus principais e destacados gestores, uma atuação que produza e conduza o processo de mudança das atitudes e das ações que visam à adoção da nova forma de pensamento e de agir da empresa. Para essa transformação, é necessário que a empresa adote uma das estratégias: (i) corporativa; (ii) negócios; (iii) funcional. 
Sobre a estratégia corporativa é correto afirmar que:
	
	A
	Geralmente ocorre na unidade de negócio ou no nível do produto e enfatiza a melhoria da posição competitiva dos produtos ou serviços de uma corporação.
	
	B
	É a abordagem adotada por uma área funcional específica para alcançar os objetivos da unidade de negócios.
	
	C
	Geralmente ocorre por meio de uma competência única e singular, que proporcione vantagem competitiva a uma empresa ou unidade de negócio.
	
	D
	É formada por um conjunto de ações competitivas e cooperativas, enfatizando a maximização da produtividade dos recursos.
	
	E
	Descreve a direção geral de uma empresa em relação à sua atitude geral para com o crescimento e à gestão de seus vários negócios e linhas de produtos.
Questão 4/5 - Análise Econômica
A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
	
	A
	a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
	
	B
	b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
	
	C
	c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
	
	D
	d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
	
	E
	e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.
uestão 5/5 - Administração Estratégica
Wright, Kroll e Parnell (2000) definem a estratégia como “planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização”.
Por sua vez, para Rebouças (2007, p. 58), processo é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.
Com base nos conceitos apresentados, é correto afirmar que o processo estratégico:
	
	A
	Reúne as diversas e variadas ações estratégicas, reunidas e executadas de forma a constituir um conjunto ordenado de ações, com relação lógica entre elas, para que se possam obter os resultados desejados.
	
	B
	Concentra ações estabelecidas não necessariamente alinhadas aos objetivos gerais da organização, com finalidade de atender exclusivamente as expectativas dos clientes externos e internos da empresa.
	
	C
	Reúne as poucas e concentradas ações estratégicas, reunidas e executadas de forma a constituir um conjunto ordenado de ações, com relação preferencial entre elas, para que se possam obter os resultados desejados.
	
	D
	Concentra ações estabelecidas ocasionalmente alinhadas aos objetivos gerais da organização, com finalidade de atender apenas as expectativas dos clientes externos da empresa.
	
	E
	Acontece de forma única durante toda vigência da organização para atender as necessidades e expectativas dos clientes internos.

Continue navegando