Buscar

apol 3 D.M. MX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Segundo Netto (2011), a proposta de governo desenhada pelos militares foi uma construção de um Estado a serviço dos monopólios que impediam ou reduziam a velocidade da modernização conservadora, a partir de uma economia que certificou um poder de definição macroscópica de políticas sociais abrangentes.
Com base nos conteúdos estudados, assinale V para as alternativas verdadeiras, e F para as alternativas falsas:
(v  ) O movimento de redemocratização começa a se consolidar em 1984, onde políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do Diretas Já.
( v ) O “milagre”começa a se esgotar e é na crise que se apresentam as condições para uma ação de resistência democrática e uma ação efetiva do movimento popular.
( f )O último período da Ditadura Militar foi marcado pelo Governo de Jango, que transferiu todas as responsabilidades legislativas para o Presidente.
(v  ) A partir dos grupos populares que buscavam a solução para os problemas políticos e econômicos do país, houve em 1986 a organização da Assembléia Nacional da Constituinte, que resultou na promulgação da Constituição Federal Brasileira de 1988.
Agora, marque a seqüência correta:
d- VVFV
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”, analise o texto abaixo e relacione a qual Método se refere:
“Nossa proposta na Escola era romper com o esquema ‘tradicional’ do Serviço Social, mudar os elementos teóricos da formação profissional, enriquecê-los com as Ciências Sociais e dar muita ênfase na busca de novos campos de trabalho e práticas profissionais que ampliassem os horizontes até então demarcados pela visão e prática tradicionais e assistencialistas da profissão. Quando falávamos do esquema tradicional do Serviço Social, referíamos ao legado europeu de assistência e beneficência aos necessitados como parte de uma nobre atitude cristã frente à dor humana. E também aludíamos à corrente norte-americana que considerava que os problemas e os desajustes dos indivíduos, grupos ou comunidades eram desvios de conduta e de comportamento, em que as pessoas eram os únicos e principais responsáveis,já que se assumia que o sistema capitalista dava iguais oportunidades a todos [...].(REVISTA EM PAUTA, 2007).
 Assinale a única alternativa correta:
	
	C
	de BH.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”, quais foram às três importantes discussões que o Seminário de Araxá contou?
	
	 
	c- a teorização, a metodologia e a contextualização do Serviço
 Social na conjuntura social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”, sobre a aplicação da metodologia do Serviço Social há destaque para a colaboração da categoria em ações de administração e planejamento, para além das ações de execução. A metodologia sistematizada é caracterizada como:
I - aplicável ao nível de planejamento: desenvolvido em caráter interdisciplinar. Foi delineado de maneira abrangente, envolvendo a definição de políticas, elaboração e implantação de planos, como também ações de controle e avaliação;
II - aplicável ao nível de administração em Serviço Social: compreendendo as ações de diagnóstico e as ações administrativas voltadas à intervenção;
III - aplicável ao nível de prestação de serviços diretos: diversidade de ações relacionadas à aplicação dos métodos “caso”, “grupo” e “desenvolvimento de comunidade”. Feito destaque, neste item, de que a análise destes modelos então vigentes não se propunha a reafirmá-los ou identifica-los como únicas formas de intervenção do Serviço Social.
IV – aplicável ao nível de Serviço Social: Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
 
Sob a luz do Seminário de Teresópolis/RJ, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	D
	Apenas a alternativa IV está incorreta.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”. Dentro do Movimento de Reconceituação está compreendido como um dos grandes avanços. Segundo Netto (2015), frente às constantes reflexões e mesmo ao avanço das teorias de superação do Serviço Social tradicional, ao longo dos anos 1960 e 1970, surgem em meados da década de 1970 dois diferentes movimentos dentro da categoria profissional, um deles buscava a promoção de mudanças, mas reafirmava o conservadorismo, e foi classificado como“reatualização do conservadorismo” e outro propunha o avanço para a adoção das teorias críticas [...]. A luz do Método de BH, assinale a única alternativa correta de como este movimento foi chamado:
	
	B
	Intenção de Ruptura.

Outros materiais