Buscar

40434614 Apol 1 Administrao de Marketing e Composto Mercadolgico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 1 - Administração de Marketing e Composto Mercadológico
Questão 1/5 - Administração de Marketing
“Garotas e garotos da Geração Z, em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular. Por isso, são menos deslumbrados que os da Geração Y com chips e joysticks. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possui, desapegado das fronteiras geográficas. Para eles, a globalização não foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela já na infância. Como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.” Fonte: Revista Veja
 
Sobre os contextos sociais e tecnológicos e a relação com o marketing, avalie as afirmativas a seguir:
 
I – Os benefícios que constituem a proposta de valor de uma organização não precisam ser reavaliados entre as duas gerações apresentadas no texto, uma vez que as necessidades estão presentes em todos os seres humanos.
 
II – As Tecnologias da Informação e Comunicação ao mesmo tempo em que se apresentam como desafio aos profissionais de marketing por sua rápida transformação, também operam como ferramentas de acesso à informação dos clientes.
 
III – A quantidade e complexidade de dados existentes sobre o ambiente e sobre a organização, chamada de Big Data, possibilita entender necessidades e desejos dos públicos de interesse, mas desafia profissionais de marketing na seleção dos dados a serem considerados e das estruturas tecnológicas e humanas capazes de transformá-los em informação e conhecimento.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e III, apenas
	
	B
	II, apenas
	
	C
	II e III, apenas
	
	D
	I, apenas
	
	E
	I, II e III
Questão 2/5 - Administração de Marketing
Sobre a relação com fornecedores, uma empresa atacadista expõe em seu site os seguintes argumentos:
“Para oferecer o que há de melhor e mais moderno em soluções para a casa e os negócios, o Atacadista X mantém uma sólida parceria com os principais fabricantes, distribuidores e representantes do mercado nacional e internacional. Para o Atacadista X, os fornecedores são uma parte importante do negócio e, portanto, devem ser íntegros, responsáveis e oferecer itens da melhor qualidade para atender às necessidades dos clientes.”
A partir do texto e da análise do ambiente em marketing, avalie as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Fornecedores são relevantes ao processo de entrega de valor aos clientes e fazem parte do chamado macroambiente.
II -Tratar fornecedores como parceiros na entrega de valor aos clientes requer comprometimentos com as estratégias da empresa, envolvendo ações como a avaliação constante das capacidades exigidas, capacitação e reconhecimentos.
III -Assim como outros elementos do microambiente, fornecedores atuam diretamente na   proposição de valor ao oferecer benefícios ou diminuir custos percebidos pelos clientes.
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	D
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.
Questão 3/5 - Composto Mercadológico
Considerando os conceitos de Ciclo de Vida de Produto, também conhecido como CVP e as estratégias de cada umas das fase, identifique a asserção que melhor exemplifique as fases e as referidas estratégias:
	
	A
	Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	
	B
	Introdução/Indiferença – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	
	C
	Introdução/Credibilidade – Crescimento/sem ação de marketing – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	
	D
	Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto imediatamente
	
	E
	Introdução / Indiferença – Crescimento/Qualidade -Diversificação/Maturidade – Declínio/inserir produto no mercado
Questão 4/5 - Administração de Marketing
“Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.
"É um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, crucificado, com alguém tentando pegar bolsa, apalpar. Não é à toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões", disse à Agência Brasil o doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.” Fonte: Portal Terra (Trânsito)
Com base na notícia anterior sobre o transporte público no Brasil e o conhecimento em marketing, analise as sentenças que seguem.
I – Marketing pode ser aplicado também ao Governo, onde mantém seu escopo direcionado para satisfação de necessidades e desejos gerando e capturando valor.
II – Marketing pode ser aplicado também em organizações privadas, pessoas, lugares e causas.
III –As trocas não deixam de ser realizadas mesmo quando o produto ou serviço não é coerente aos desejos, pois a estrutura de marketing suporta essas questões por meio de propagandas positivas.
	
	A
	Apenas a sentença I está correta
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	C
	Apenas a sentença II está correta
	
	D
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	
	E
	Apenas a sentença III está correta
Questão 5/5 - Composto Mercadológico
O conceito de marketing de relacionamento como estratégia para manter clientes relevantes para a empresa, tornando-os clientes fiéis ou leais, firmou-se a partir da década de 1990 e solidificou-se com a constatação de que o custo da conquista de clientes é superior ao da manutenção (estima-se que cerca de 5 vezes em média), o que sugere a busca da rentabilidade apoiada na lealdade (manutenção) do cliente. Com base nessa ideia, várias empresas ao redor do mundo têm desenvolvido programas de fidelidade como uma ferramenta do marketing de relacionamento, na perspectiva de aproveitar os benefícios decorrentes do aumento do envolvimento do cliente com a empresa. SHAPIRO, B.; SVIOKLA, J. Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1995 (adaptado).
Considerando que, no marketing de relacionamento, a empresa obtém diversos benefícios por se relacionar com seus clientes no longo prazo e, assim, obter a sua lealdade, avalie as afirmações abaixo. 
I.Clientes leais são mais propensos a testar novos produtos e(ou) serviços da empresa. 
II. Clientes leais estão mais dispostos a relevar eventuais erros de sua marca preferida.
III. Clientes leais consomem menos recursos de marketing, vendas e suporte, já que compram mais da empresa.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III.

Outros materiais