Buscar

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS avaliando 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS
	1a Questão (Ref.: 201603289478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Suponha que um nutricionista tenha sido designado para desenvolver produto alimentício, caracterizado como pão fortificado, para o tratamento dietético de crianças com intolerância ao glúten. Para a confecção desse produto, a melhor escolha de ingredientes que inclua fontes de nutrientes essenciais e alimentos de melhor digestibilidade proteica é:
	
	farinha de cevada, como fonte de proteína; óleo de canola, como fonte de ácidos graxos essenciais: amido de milho, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	
	farinha de soja, como fonte de proteína; margarina vegetal, como fonte de ácidos graxos essenciais; farinha de milho, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	 
	ovos, como fonte animal de proteína; óleo de soja, como fonte de ácidos graxos essenciais; farinha de mandioca, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	
	leite de vaca, como fonte de proteína; óleo de oliva, como fonte de ácidos graxos essenciais; fubá de milho, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	
	clara de ovo, como fonte de proteína; óleo de milho, como fonte de ácidos graxos essenciais; farinha de trigo integral, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	Sobre os carboidratos, todas estão incorretas , exceto:
	
	Embora não apresentem importante distinção quanto ao grau de doçura, os carboidratos apresentam variação quanto à velocidade de digestão e grau no qual são absorvidos após a passagem pelo trato gastrointestinal humano.
	 
	Os carboidratos simples são também conhecidos como açúcares, e a terminação da maioria dos açúcares é ose. Assim temos, por exemplo: Sacarose - para açúcar de mesa; Glicose - para açúcar dos alimentos e também presente no sangue; Lactose - para açúcar do leite.
	
	Os Monossacarídeos consistem no grupo de açúcares mais simples que temos. Por esse motivo são facilmente assimilados pelo organismo, sendo capazes de promover um rápido aumento da glicemia. São eles: Glicose, sacarose e Galactose.
	
	Dentre os alimentos fonte de carboidrato podemos citar: arroz, cereais, pães, feijão e frutas.
	
	O termo fibra alimentar, refere-se às partes de carboidratos dos alimentos vegetais que não resistem à digestão. As principais fontes de fibras são os alimentos vegetais como grãos integrais, leguminosas, folhosos, frutas, tubérculos e raízes.
	Conceitua-se como fibra alimentar a parte comestível das plantas ou carboidratos que são resistentes ao processo de digestão e absorção no intestino delgado de humanos. As fibras alimentares são classificadas em solúveis e insolúveis e sua importância dietética está no fato de promover efeitos fisiológicos benéficos, incluindo melhora do funcionamento intestinal, atenuação do colesterol total e da glicose no sangue. De acordo com esta afirmação, como as fibras solúveis auxiliam na redução moderada do colesterol total:
	
	aumentando a saciedade e estimulando a síntese do colesterol total pelos hepatócitos;
	
	diminuindo a a saciedade e reduzindo a síntese de colesterol;
	
	atuando na sintese do colesterol total pelos hepatócitos e na redução da ingestão de gorduras totais da dieta;
	 
	reduzindo o tempo de esvaziamento gástrico e a absorção entérica de colesterol;
	
	diminuindo os movimentos peristálticos e o transporte reverso do colesterol.
	Os efeitos positivos da fibra alimentar estão relacionados, em parte, ao fato de que uma parcela da fermentação de seus componentes ocorre no intestino grosso, o que produz impacto sobre a velocidade do trânsito intestinal, sobre o pH do cólon e sobre a produção de subprodutos com importante função fisiológica. Diante da importância das fibras alimentares, leia as alternativas abaixo e escolha a alternativa correta
	 
	A fibra alimentar, também denominada fibra dietética, é resistente à ação das enzimas digestivas humanas
	
	O consumo adequado de fibras na dieta usual parece aumentar o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana.
	
	De forma geral, os estudos relacionados às fibras abordam a utilização de fibras insolúveis como aveia, psyllium, pectina, goma-guar, sugerindo que esse tipo de fibra reduz os níveis séricos de colesterol total e LDL colesterol.
	
	Os efeitos positivos da fibra alimentar estão relacionados, em parte, ao fato de que uma parcela da fermentação de seus componentes ocorre no esôfago, o que produz impacto sobre a velocidade do trânsito intestinal.
	
	De forma simplificada, as fibras são classificadas como fibras insolúveis, viscosas ou facilmente fermentáveis no cólon, como a pectina, ou como fibras solúveis como o farelo de trigo que tem ação no aumento de volume do bolo fecal, mas com limitada fermentação no cólon.
	Qual dos alimentos abaixo possui uma grande quantidade de nutrientes que atuam como construtores no nosso organismo?
	
	Óleos vegetais
	
	Arroz
	
	Hortaliças
	
	Frutas
	 
	Carnes

Outros materiais